www.engenharia-brasil.com
Watson Marlow

Como reduzir os custos em sua aplicação de alimentos e bebidas

De forma a garantir que uma linha de produção utilize uma bomba com maior eficiência energética, a empresa deve, além de considerar o seu custo de aquisição, analisar outros fatores no seu processo como, vazão e pressão necessárias, tubulação e viscosidade do fluido. A análise desses fatores dará um maior embasamento para melhor tecnologia a ser adotada.

Como reduzir os custos em sua aplicação de alimentos e bebidas

Florian Walter, Gerente de Produtos da MasoSine na Watson-Marlow Fluid Technology Solutions (WMFTS) apresenta algumas dicas para que empresas de alimentos e bebidas consigam reduzir seus custos de energia, através do uso de uma parceria confiável e que tenha expertise sobre as tecnologias de bombas adequadas ao seu processo produtivo.

Por que agora é o momento de avaliar se sua empresa está utilizando a bomba mais eficiente em termos de energia para suas aplicações?
Empresas do setor de alimentos e bebidas vem enfrentando um aumento crescente nos custos de ingredientes, transporte, armazenamento e energia. A redução no consumo de energia é vital para manter uma vantagem competitiva, e as empresas podem fazer isso verificando se suas bombas são energeticamente eficientes para o seu processo produtivo. Há um esforço contínuo para uma fabricação mais sustentável e o baixo consumo energético faz parte desse processo.

Que economia de energia as bombas Certa Sine™ podem alcançar em comparação com bombas de lóbulo e bombas de pistão circunferencial?
Algumas bombas não são projetadas para o baixo consumo de energia e bombas mais antigas geralmente não são tão eficientes nesse requisito. As bombas Certa Sine normalmente exigem até 50% menos energia do que bombas convencionais utilizadas no manuseio de fluidos viscosos.
A South African Breweries (SAB), uma importante cervejaria e subsidiária da Anheuser-Busch InBev SA/NV, introduziu três bombas Certa Sine 400 para uso em uma aplicação de recolha de fermento. A SAB tomou a decisão de compra, após analisar um comparativo de consumo de energia entre bombas Certa MasoSine e bombas de lóbulo e de pistão circunferencial. A aplicação de bombeamento de fermento na SAB com viscosidade de 2000cP, exige um consumo de 3,1kW da bomba Certa Sine, o que a torna favorável quando comprada a uma bomba de lóbulo ou de pistão circunferencial, que normalmente exige 6kW.

Que outras economias de custos a tecnologia da bomba MasoSine pode oferecer?
Clientes Integradores nos relatam que um dos principais desafios que enfrentam é reduzir o espaço ocupado na instalação de uma linha de produção de alimentos e bebidas, sem comprometer a qualidade do equipamento. Recentemente, expandimos nossa linha de bombas Certa MasoSine com um modelo inovador, a nova bomba Certa Compact, que reduz esse espaço com o objetivo de atender a essa demanda levantada pelos Integradores. O design mais compacto deste modelo permite uma redução na pegada de carbono de 30% na fabricação, em comparação com a linha original de bombas Certa Sine, e ainda assim consegue manter as características de uma bomba premium.
A Certa Compact oferece os mesmos recursos de produto com os quais os clientes de nossa linha de bombas Certa Sine já estão familiarizados, mas com um design mais flexível e simplificado que reduz o tempo de montagem e outros custos valiosos para um integrador durante o projeto de instalação.

Por que é a hora certa de trocar sua bomba de lóbulos por uma bomba Certa MasoSine?
As bombas de lóbulos da linha média são tradicionalmente selecionadas como uma solução econômica para aplicações menos exigentes. Com a introdução da bomba Certa Compact, o cliente pode desfrutar do desempenho superior da tecnologia senoidal, como manuseio suave e alto poder de sucção, mas com um formato competitivo que demonstra ser a escolha mais adequada para uma ampla gama de aplicações.

Que conselho você daria às empresas de alimentos e bebidas que procuram garantir que estão utilizando as bombas corretas em suas instalações?
É importante fazer uma análise na instalação de seu processo antes de adquirir uma bomba, de forma a projetar uma solução o mais sustentável possível. Como especialistas em sistemas e bombas, a WMFTS faz parceria com seus clientes e procura dar o suporte necessário durante todo o andamento e após finalizar o projeto. Por exemplo, quando há alterações do processo produtivo do cliente ao decorrer do tempo, e ocorre a necessidade de redimensionar o equipamento ou adaptar a uma viscosidade diferente do produto, os Engenheiros da WMFTS podem dar um suporte especializado para indicar a bomba mais adequada da linha Certa MasoSine que atenda essa mudança.


Como reduzir os custos em sua aplicação de alimentos e bebidas
Certa 250

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP