www.engenharia-brasil.com
Watson Marlow

Fabricante especializado em equipamentos de panificação e confeitaria decide usar as bombas Qdos como padrão em suas instalações piloto

A renomada empresa holandesa de projetos de equipamentos alimentícios, Tanis Food Tec, especializada em instalações para produtos de panificação e confeitaria, usa bombas de dosagem Qdos da Watson-Marlow Fluid Technology Group em todas as suas máquinas piloto. Tais máquinas são instaladas nos departamentos de P&D dos principais fabricantes de alimentos, onde a precisão das bombas Qdos na dosagem de colorantes e aromatizantes é vital durante os processos de desenvolvimento, para ajudar na otimização da qualidade e do custo do produto final.

Fabricante especializado em equipamentos de panificação e confeitaria decide usar as bombas Qdos como padrão em suas instalações piloto

Estabelecida em 1991, a Tanis Food Tec criou um invejável reputação como desenvolvedora de soluções totalmente automatizadas para processamento de alimentos, envolvendo operações como pesagem, preparação, pré-mistura, adição de temperos, cristalização, plasticização, aeração, deposição, revestimento e decoração. A empresa comenta que essas características a tornam um parceiro confiável e orientado ao futuro para os fabricantes de produtos de panificação e confeitaria.

A Tanis Food Tec possui globalmente centenas de linhas de produção contínua de alimentos controladas por software, mas a empresa baseada em Lelystad também fabrica várias máquinas piloto para clientes que buscam desenvolver novos produtos e processos de fabricação. Desde 2017, a Tanis vem usando as bombas Qdos da WMFTG para esse propósito.

“Na Tanis Food Tec, nós usamos as bombas Qdos para conseguir uma dosagem precisa de colorantes e aromatizantes, e atualmente elas são uma parte vital das nossas máquinas piloto,” diz Piet Vader, Gerente de Vendas da empresa. "A alta precisão característica das bombas Qdos, tanto para volumes pequenos, quanto para volumes grandes de fluidos, é fundamental para permitir o ajuste de receitas e dosagens, ou executar réplicas exatas de processos."

Dosagens precisas diminuem os custos

A tecnologia do cabeçote peristáltico ReNu das bombas Qdos garante uma vazão precisa e reproduzível de fluidos das mais diversas viscosidades.

“A precisão da bomba peristáltica Qdos é de extrema importância, pois colorantes e aromatizantes costumam ser muito caros,” diz Piet Vader. “Esses ingredientes podem chegar a custar mais de €10.000 por kg, ou seja, dosá-los de forma precisa é fundamental. A precisão da bomba Qdos é determinante tanto para a qualidade quanto para o custo do produto final.”

E obviamente que a precisão das bombas Qdos também é relevante para indústrias de outros vários setores, não somente para o alimentício. Um exemplo é a indústria de produtos de higiene pessoal.

“A Tanis Food Tec tem como foco principal a indústria alimentícia, mas o uso das bombas Qdos permitiu que diversificássemos para outros mercados além dos tradicionais ,” acrescenta o Sr. Vader.” Podemos citar o caso de uma das nossas máquinas piloto instalada em uma grande empresa de desenvolvimento de produtos de higiene pessoal. É de conhecimento geral que a indústria de cosméticos usa componentes bastante caros em seus produtos, e é por isso que dosagens precisas e reproduzíveis são vitais no processo."

Desempenho reproduzível

Repetitividade é também um fator crítico e difícil de ser obtido, pois os produtos bombeados pelas bombas Qdos diferem muito em termos de viscosidade e outros fatores.

“Uma grande vantagem é que as bombas Qdos mantêm continuamente a precisão das dosagens, mesmo com diferentes pressões no sistema,” explica o Sr. Vader. "A facilidade do uso é também uma grande vantagem, e a tela do visor das bombas Qdos exibe todas as informações importantes."

.

"Um outro benefício é que a remoção e a substituição dos cabeçotes podem ser feitas rapidamente", adiciona. "Além disso, é possível mudar o fluido bombeado, sem criar riscos de contaminação do ambiente ou dos operadores."

“Mais uma vantagem significativa é que as bombas Qdos quase não requerem manutenção,” informa o Sr. Vader. "Diferentemente das bombas de diafragma, as bombas peristálticas não têm válvulas de sucção e descarga, que exigem manutenções mais frequentes e especializadas."

O uso da bomba Qdos maximiza o tempo de operação, pois a remoção e troca do seu cabeçote é rápida, segura e fácil, e não requer ferramentas ou técnicos especializados. Diferente de muitos outros tipos de bombas, as bombas Qdos não têm válvulas ou selos de vedação para entupirem, vazarem ou serem corroídos, o que reduz consideravelmente os custos de manutenção.

Parceiros de longa data

A Tanis Food Tec já trabalha com a Watson-Marlow há muitos anos, e está realmente satisfeita com os serviços e o suporte técnico oferecidos pela empresa.

“Encontramos na Watson-Marlow um parceiro que oferece qualidade a um preço justo, e que honra todos os nossos acordos,” declara o Sr. Vader. "Valorizamos muito esses três fatores ao desenvolvermos parcerias com fornecedores."

Isso quer dizer que as bombas Qdos continuarão sendo a escolha preferida da Tanis Food Tec?

“Sim, especialmente nesse tipo de instalação piloto, para a qual as bombas Qdos são ideais,” conclui o Sr. Vader. "As bombas Qdos se tornaram a nossa solução padrão."

www.wmftg.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP