www.engenharia-brasil.com
Seco Tools

Pesquisa Construindo Pontes para os Clientes da Seco

O papel de Rachid M'Saoubi dentro da Seco Tools como Especialista Sênior em Pesquisa e Desenvolvimento (R&D) pode parecer complexo, mas para ele diz respeito a construir pontes entre o mundo acadêmico e as necessidades da Seco Tools e de seus clientes, para ajudá-los a se manterem competitivos e prosperarem.


Baseado na Universidade de Lund, no sul da Suécia, o cientista francês está envolvido em vários projetos de pesquisa internacional colaborativa com universidades e institutos de pesquisa em fabricação na Europa e América do Norte.

Geralmente, esses projetos estão diretamente conectados às necessidades do cliente e às aplicações industriais, nas quais novos materiais de ferramentas e soluções de usinagem podem ser explorados, permitindo que sejam mais produtivos e econômicos. “A nossa ambição é apoiar o desenvolvimento de plataformas técnicas que possam ser utilizadas para o desenvolvimento de novos produtos e soluções de usinagem. Trazer as necessidades do cliente em uma fase inicial do processo significa não apenas desenvolver ferramentas, mas, também, fornecer soluções completas que atendam aos requisitos dos fabricantes de componentes”, afirma M’Saoubi. "Não é apenas o material que você fornece, mas a estratégia de usinagem e o suporte que o acompanha, o que é fundamental na ambição da Seco de ir além pelos clientes."

Compreendendo os mecanismos
M'Saoubi é professor adjunto do departamento de ciências de engenharia mecânica dentro da divisão de Produção e Engenharia de materiais da Universidade de Lund, o que o torna perfeitamente apto a preencher a lacuna entre as descobertas científicas e o uso na prática.

Suas colaborações unem clientes, especialistas em Pesquisa e Desenvolvimento da Seco, doutorandos e mestrandos para lidar com os problemas enfrentados pelos fabricantes. Alguns deles são mais específicos, enquanto outros são os mesmos velhos problemas de fabricação, relacionados à resistência, qualidade e produtividade. "No final do dia, o nosso trabalho deve cumprir dois objetivos importantes. Um deles é o objetivo científico, que consiste em proporcionar novos conhecimentos científicos no campo da ciência de usinagem. O segundo objetivo, que é igualmente importante para nós, é gerar impacto para o cliente", afirma M’Saoubi. “Muitas das pesquisas que realizei têm um caráter fundamental de tentar entender o que acontece com a ferramenta de corte durante o processo de usinagem. Tentamos entender os mecanismos pelos quais a ferramenta será danificada durante o processo de usinagem e como isso afetará a integridade da superfície do componente usinado.”

A colaboração imediata com o cliente e uma ampla rede dentro do meio acadêmico permitem que M'Saoubi considere uma grande variedade de opções na busca por soluções. "Trabalhamos com clientes de todo o mundo e com universidades no Reino Unido, França, Suécia, Alemanha, EUA e Canadá, entre outros", afirma M’Saoubi.

Foco nos principais negócios
Embora determinados setores enfrentem desafios específicos, M’Saoubi mantém um grande foco nos principais negócios da Seco Tools. “Os clientes querem ferramentas de corte e soluções que permitam uma alta taxa de remoção de material, e que sejam, ao mesmo tempo, duráveis e fáceis de lidar. Eles também querem consistência no desempenho da usinagem durante todo o processo. A sustentabilidade também está se tornando cada vez mais importante no desenvolvimento de materiais e ferramentas. Por exemplo, no setor de transportes, cujo desenvolvimento de soluções de usinagem quase seca ou completamente seca para metais e ligas difíceis de cortar emergiu nos últimos anos”, afirma M’Saoubi.

Com quase 25 anos de experiência nos negócios em uma carreira que o faz viajar pelo mundo todo, M’Saoubi pretende continuar utilizando seus conhecimentos e redes de parceria para desenvolver cada vez mais ideias na busca por soluções concretas. "Nosso desafio é como estabelecer uma ponte entre o conhecimento fundamental, que vem da pesquisa acadêmica nas universidades, e como transformá-lo em uma contribuição relevante que possa ser implementada por nós e por nossos clientes", diz ele. "Como um cientista que está em ambos os mundos, é muito empolgante fazer parte de tudo isso."


Pesquisa Construindo Pontes para os Clientes da Seco
Lund University Engineering Facility



Pesquisa Construindo Pontes para os Clientes da Seco
Rachid Msaoubi

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP