www.engenharia-brasil.com
FPT Industrial

LENNHART LAHUIS É O VENCEDOR DA SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO FPT PARA ARTE SUSTENTÁVEL, PROMOVIDO PELA FPT INDUSTRIAL EM COLABORAÇÃO COM A ARTISSIMA

Lennhart Lahuis (nascido em 1986 na Holanda) é o vencedor da segunda edição do Prêmio FPT para Arte Sustentável, um projeto organizado pela FPT Industrial - empresa líder no setor de motores industriais e marca do Grupo CNH Industrial – em parceria com a Artissima 2021, com o objetivo de promover questões de sustentabilidade que também se expressem na arte contemporânea.



O artista, apresentado pela galeria Dürst Britt & Mayhew, recebeu o prêmio por sua obra WHEN IS IT THAT WE FEEL THE CHANGE IN THE AIR? (Quando é que sentimos a mudança no ar?) de um júri internacional composto por Diana Campbell Betancourt, diretora artística, Samdani Art Foundation, Dhaka; Krist Gruijthuijsen, diretora, KW Berlin Institute for Contemporary Art, Berlim; e Antje-Britt Mählmann, diretora, Kunsthalle St. Annen, Lübeck.


LENNHART LAHUIS É O VENCEDOR DA SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO FPT PARA ARTE SUSTENTÁVEL, PROMOVIDO PELA FPT INDUSTRIAL EM COLABORAÇÃO COM A ARTISSIMA


“A instalação de Lennart Lahuis na Dürst Britt & Mayhew é um exemplo pungente de como o contexto e a materialidade se manifestam em um processo multicamadas do que é considerado 'sustentável'”, disse o júri. “Lahuis faz um diálogo com o pintor e poeta modernista holandês Willem Hussem, influente na Holanda, mas amplamente desconhecido internacionalmente. As pinturas abstratas coloridas de Hussem são justapostas por caixotes, colocados sem rodeios bem na frente delas e usados para transportar o trabalho de Lahuis. Uma exibição de produtos industriais revela um sistema em que as palavras evaporam através da água. Quando é que sentimos a mudança no ar? poderia ter sido adaptado de um dos poemas de Hussem que traça as complexidades efêmeras e poéticas da história (da arte) em nosso ambiente em constante mudança.”


LENNHART LAHUIS É O VENCEDOR DA SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO FPT PARA ARTE SUSTENTÁVEL, PROMOVIDO PELA FPT INDUSTRIAL EM COLABORAÇÃO COM A ARTISSIMA


O prêmio - atribuído no ano passado a Renato Leotta pelo seu trabalho artístico MARE - é fruto de preciosas reflexões à FPT Industrial, empresa orientada para a concepção e produção de motores para o setor industrial - veículos comerciais, equipamentos agrícolas e geradores - bem como para o setor náutico, e que, por meio deste projeto, vem consolidando seu compromisso contínuo com a proteção ambiental.

O prêmio FPT de Arte Sustentável foi concebido em conjunto com a Artissima para que a FPT Industrial pudesse transmitir o empenho da empresa, mesmo em um contexto aparentemente distante do industrial, e atingir um público cada vez mais atento a estas questões. Sustentabilidade como motor de transformação de materiais e processos criativos e industriais: o prêmio visa reconhecer um artista cujas pesquisas e obras são fruto de uma cadeia produtiva conceitual virtuosa e sustentável.



LENNHART LAHUIS É O VENCEDOR DA SEGUNDA EDIÇÃO DO PRÊMIO FPT PARA ARTE SUSTENTÁVEL, PROMOVIDO PELA FPT INDUSTRIAL EM COLABORAÇÃO COM A ARTISSIMA


“Estamos muito felizes que Lennart Lahuis seja o vencedor desta segunda edição, pois seu trabalho representa perfeitamente a visão deste prêmio”, disse Egle Panzella, Gerente de Sustentabilidade da FPT Industrial. “O compromisso da FPT Industrial em promover este prêmio decorre de dois elementos que consideramos fundamentais: a proteção do ambiente, que está intrinsecamente ligada à nossa produção de motores industriais, e um compromisso crescente com o desenvolvimento de processos de produção cada vez mais sustentáveis.”

O Prêmio FPT para Arte Sustentável é o mais recente passo no caminho que a empresa trilhou em 2019 e que a tornou patrocinadora principal do Pavilhão Italiano na Bienal de Arte de Veneza e promotora do Considere-se como um convidado (Cornucópia) instalação do artista plástico Christian Holstad (nascido em Anaheim, Califórnia em 1972), exposta na Ca’ Foscari Universidade de Veneza e apresentada na Artissima 2019. A obra, uma grande cornucópia - um antigo símbolo de sorte e abundância - feita inteiramente de resíduos plásticos, representou as primeiras reflexões da FPT Industrial sobre a necessidade urgente de combater a poluição dos mares e oceanos do mundo. Também, no mesmo ano, a empresa associou-se a um conjunto de iniciativas pelos 500 anos da morte de Leonardo da Vinci (1519), figura capaz de olhar o futuro e a inovação de forma única: entre os projetos apoiados, Artist Light MIRACOLA de Roberto Cuoghi em Turim - homenagem às teorias do mestre sobre a relação entre luz e sombra - e a exposição Leonardo da Vinci, Man is a model of the world (O homem é um modelo do mundo), apresentada pela Gallerie dell’Accademia em Veneza.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP