www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

A produção recorde de pasta de dentes necessita de enormes motoredutores

A EKATO, fabricante de agitadores industriais personalizados, aumentou o maior modelo da sua linha UNIMIX para mais do dobro do tamanho, implementando desta forma, o maior sistema descontínuo de produção de pasta de dentes a nível mundial. Duas misturadoras, cada uma com 10 mil litros de volume efetivo, produzem entre 6 mil a 11 mil kg de pasta de dentes por hora, dependendo da concentração do produto. Assim, a capacidade de produção mais do que triplicou. A especialista em acionamentos, NORD DRIVESYSTEMS, apoiou o desenvolvimento dos novos sistemas, recordes, de dimensões.

A produção recorde de pasta de dentes necessita de enormes motoredutores
Imagem 1: Os novos sistemas UNIMIX, impulsionados pelos motoredutores industriais da NORD: com um volume recorde de 10 mil litros cada, constituem a maior instalação para a produção de pasta de dentes em lotes a nível mundial.

Muitos fabricantes, com alcance global, estão interessados em concentrar as capacidades de produção em apenas alguns locais. As indústrias de higiene e de cuidados pessoais seguem esta tendência. Por essa razão, existe uma procura de tamanhos de lotes cada vez maiores para produtos como a pasta de dentes. Além disso, é produzida uma maior gama de variantes em cada local. Portanto, as instalações modernas devem ser capazes de produzir grandes volumes enquanto, ao mesmo tempo, proporcionam máxima versatilidade. Com esta complexa tarefa em mente, a EKATO SYSTEMS de Schopfheim, na região sul da Floresta Negra, construiu uma nova fábrica para a produção descontínua de pasta de dentes.

A tecnologia de ponta até hoje

A capacidade máxima das instalações de produção de pasta de dentes costumava estar definida entre 4 mil e 5 mil litros, com uma produção de aproximadamente 2 mil a 3 mil litros por hora. A produção contínua ou em lotes é possível. Os sistemas contínuos permitem uma alta produtividade mas não são muito versáteis no que diz respeito a alterações de produtos; uma vez que os diferentes ingredientes exigem, por vezes, a sua própria tecnologia de distribuição e mistura, as alterações de receita obrigam frequentemente  conversões ou reajustes. É necessário também ter em conta que a pasta de dentes não pode ser facilmente retrabalhada quando não está suficientemente homogênea. O maior desafio para as instalações de produção contínua é assegurar a distribuição uniforme de ingredientes ativos como o fluoreto de sódio, mesmo após a realização de alterações nos sistemas de distribuição. Por outro lado, a taxa de produção das instalações descontínuas existentes não pode ser aumentada de forma significativa sem recorrer a grandes modificações nos equipamentos da fábrica. De forma a cumprir as exigências dos fabricantes de pasta de dentes, a EKATO teve então que construir instalações de maiores dimensões.

Projeto de misturador de produção

Os sistemas de produção de pasta de dentes consistem basicamente num recipiente esvaziável com um agitador, um homogeneizador e vários sistemas de distribuição para a introdução de ingredientes no processo. Os ingredientes líquidos são medidos e depois inseridos através de vácuo no recipiente ou distribuídos através de métodos gravimétricos. Os ingredientes em pó e os agentes espessantes, para aumentar a viscosidade, podem ser adicionados através do homogeneizador integrado ou introduzidos no recipiente através de uma válvula localizada na sua base. 

A produção recorde de pasta de dentes necessita de enormes motoredutores     A produção recorde de pasta de dentes necessita de enormes motoredutores

Imagens 2 e 3: A EKATO constrói o agitador perfeito para cada produto.

Cálculos complexos para a ampliação

Para a ampliação das dimensões da misturadora, a EKATO teve que determinar a dosagem dos componentes e os tempos de distribuição, os tempos de mistura e homogeneização, os valores de vácuo e os desempenhos necessários do agitador e do homogeneizador. O agitador e o homogeneizador foram configurados de acordo com a equação de desempenho de mistura para a tecnologia de mistura. Com base na sua vasta experiência, a EKATO determinou o coeficiente de potência "Ne" (ou número de Newton) para cada impulsor respetivo e para a curva de viscosidade específica do produto. Além da concentração do produto, a equação contém ainda a velocidade e o diâmetro - com os expoentes 2, 3, ou até 5, estes valores são especialmente importantes. É por este motivo que a configuração correta das unidades do agitador e do homogeneizador é crucial. A fornecedora de unidades de acionamento NORD teve que configurar os motores e redutores com o desempenho adequado aos cálculos da EKATO e teve que torná-los os mais duráveis e eficientes possível. Uma vez que a unidade do agitador é instalada no topo da misturadora de produção, deve ser a mais compacta possível apesar do alto desempenho exigido.

Unidades de acionamento do agitador tão grandes como um carro 

Esta aplicação, que depende da qualidade homogênea do produto, exige velocidade e continuidade. As cargas radiais e axiais no eixo do agitador que são altas devido à elevada viscosidade do produto, devem ser consideradas durante a configuração da unidade de acionamento. A NORD DRIVESYSTEMS configurou e forneceu dois motores de 250 kW com redutor  industrial que disponibilizam binários nominais de saída de 242.000 Nm. A NORD é o único fabricante que produz redutores industriais de extremas dimensões deste tipo e com esta gama de potências em uma carcaça monobloco, UNICASE. Consequentemente, os motoredutores cônicos helicoidais de 3 fases do tipo SK 15407, embora de um tamanho impressionante, são todavia relativamente compactos uma vez que o design da UNICASE permite a utilização de rolamentos maiores que conseguem suportar forças mais elevadas.

A produção recorde de pasta de dentes necessita de enormes motoredutores

Imagem 4: Os motoredutores da NORD DRIVESYSTEMS cumprem os padrões definidos pela instalação de tamanho recorde: nenhum outro fabricante de unidades de acionamento é atualmente capaz de produzir unidades de transmissão industriais destas dimensões numa carcaça monobloco.

A produção recorde de pasta de dentes necessita de enormes motoredutores     A produção recorde de pasta de dentes necessita de enormes motoredutores

Imagens 6 e 7: Os autores são Alexander Lukas (esquerda), Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da EKATO SYSTEMS, e Peter Dittmers (direita), Diretor Geral da NORD DRIVESYSTEMS, na Alemanha.

Autores:
Alexander Lukas, Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da EKATO SYSTEMS e
Peter Dittmers, Diretor Geral da NORD DRIVESYSTEMS, na Alemanha

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP