www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

O Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin) seleciona a Rohde & Schwarz para fornecer um sistema de teste de antena de veículo completo (FVAT)

O Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin) selecionou o fornecedor líder global de teste e medição Rohde & Schwarz para fornecer um sistema de teste de antena de veículo completo (FVAT - Full Vehicle Antenna Test) e serviços de suporte. O sistema é necessário para otimizar o desempenho e a localização dos módulos de antena. Ele verifica a conformidade com os padrões sem fio e Compatibilidade Eletromagnética (EMC),garantindo uma operação adequada do sistema sem fio de um veículo. Esses aspectos são essenciais para o desenvolvimento de tecnologias emergentes, como a direção autônoma.

O Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin) seleciona a Rohde & Schwarz para fornecer um sistema de teste de antena de veículo completo (FVAT)

Os veículos de hoje suportam uma infinidade de padrões sem fio que requerem antenas de alto desempenho, como navegação por satélite (GNSS), sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), entrada sem chave (por exemplo, UWB) e conectividade celular (4G e 5G). O desafio para fornecedores de componentes de nível 1 e projetistas de veículos OEM (Original Equipment Manufacturer) é garantir o desempenho ideal dos módulos de antenas individuais e veículos inteiros, após os sistemas terem sido integrados. São requisitos rigorosos, dado que o material e o formato da carroceria de um veículo afetam o desempenho da antena, além disso diferentes padrões costumam usar bandas de frequência semelhantes.

A solução turnkey para FVAT que a Rohde & Schwarz está fornecendo ao Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin) inclui uma câmara de teste OTA (Over-The-Air) totalmente anecôica, uma mesa giratória, um pórtico de antena,um elevador de veículo, sistema de teste R&S TS8991 e o software de medição R&S AMS32 OTA. Além disso, a Rohde & Schwarz está fornecendo serviços de projeto, como engenharia de sistema, treinamento, instalação e calibração no local. O Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin) e seus clientes podem caracterizar todos os diagramas de irradiação das antenas do veículo em 3D. Com isso podem encontrar o posicionamento ideal e realizar a integração dos módulos da antena, apoiando a validação, bem como a certificação dos sistemas de antena em um ambiente de RF controlado.

O Gerente de Mercado Automotivo da Rohde & Schwarz, Ralf Oestreicher, comenta: »Estamos vendo uma demanda crescente por testes confiáveis de antenas de veículos completos, à medida que a indústria automotiva se esforça para garantir conectividade, eficiência e segurança do veículo. Como líder de mercado em testes EMC, OTA e soluções de teste de antenas, a Rohde & Schwarz está orgulhosa de atender aos exigentes requisitos de sistema e serviço de uma organização de prestígio como o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin). Estamos ansiosos para trabalhar com o Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin) e a indústria automotiva no futuro, para garantir que todos os sistemas sem fio de veículos funcionem sem problemas e ajudem a tornar os veículos autônomos, uma realidade».

Os sistemas de teste OTA fornecem medições de antenaspassivas e ativas usando uma configuração de probe única com alta precisão de medição e extensão opcional da faixa de frequência para bandas em ondas milimétricas, cobrindo as principais bandas de comunicação sem fio e até frequências de radares automotivos. O Chair de Engenharia de Alta Frequência da Universidade Técnica de Munique desenvolveu um algoritmo de transformação de campo próximo para campo distante (NF-FF), denominado transformação rápida de campo de antena irregular (FIAFTA), que foi integrado ao nosso software R&S AMS32. O algoritmo garante que o diagrama de irradiação da antena do veículo completo seja obtido em um ambiente de teste relativamente compacto, como uma câmara anecóica, em vez do comprimento real do alcance do campo distante, de centenas de metros. Este recurso permite a extrapolação de resultados em áreas onde restrições mecânicas ou reflexões tornam as medições impossíveis. O formato CAD do veículo também pode ser importado para o software de análise.

O Instituto de Pesquisa de Engenharia Automotiva CATARC (Tianjin) tem um relacionamento de longo prazo com a Rohde & Schwarz em vários campos, como os sistemas C-V2X e EMC. As duas empresas assinaram recentemente um memorando de entendimento para colaboração em projetos futuros.

Para obter mais informações sobre as soluções de teste de antena da Rohde & Schwarz, visite www.rohde-schwarz.com/automotive.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP