www.engenharia-brasil.com
FPT

A CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DO IED APLICADA A PRODUTOS DA FPT INDUSTRIAL

O motor foi concebido e considerado não somente como um gerador de energia, mas também como uma "forma de transmissão" dos valores e paixões da própria marca.


A FPT, sempre procurando inovar, colaborou com o campus de Turim do IED (Instituto Europeu de Design) - uma prestigiada escola fundada em 1966 que opera nas áreas de treinamento e pesquisa nas disciplinas de Design, Moda, Artes Visuais e Comunicação - para criar motores inovadores com design artístico exclusivo equilibrando com sua eficiência.
 
A parceria entre a FPT Industrial e o IED é uma novidade neste setor industrial. Essa colaboração tem como objetivo dar visibilidade imediata à qualidade do design e da produção dos motores da marca, ao processo de humanização que garante um uso cada vez mais intuitivo dos produtos e ao regresso da cor vermelha para a FPT como símbolo diferenciador de potência e paixão pelo desempenho. Através de seus projetos, os estudantes criaram exercícios de estilo e criatividade que transmitem a excelência dos produtos e a exclusividade intrínseca da marca.
 


A CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DO IED APLICADA A PRODUTOS DA FPT INDUSTRIAL

 A foto foi tirada antes da pandemia de Covid-19


No final de outubro de 2019, quatro equipes, todas compostas por estudantes de design de produto, design de transportes e design gráfico, apoiadas por um tutor da empresa, estiveram envolvidas em uma agenda apertada de visitas à fábrica e conversas intensas com os vários diretores da empresa com o objetivo de criar conhecimento em primeira mão do mundo da produção de motores e estimular os participantes a interpretar esse mundo através de outros olhos e direcionar sua criatividade olhando para novas regras.

A Equipe de Texturas foi escolhida para criar uma série de padrões para aplicar no corpo dos motores para torná-los imediatamente reconhecíveis mesmo que sejam pintados novamente pelos clientes. Isso resultou em propostas fazendo uso criativo dos logotipos da FPT com temas alusivos ao mundo animal e à transmissão de som no espaço.

A Equipe de Rótulos, por outro lado, decidiu caracterizar os motores da marca adotando uma solução sustentável em todos os aspectos, incluindo do ponto de vista do custo, intervindo em elementos - como a haste de controlo do nível do óleo - que estão sempre visíveis e assumem um significado mais amplo mas que também são mais esteticamente apelativos se forem personalizados com o logotipo da marca. A equipe também criou um rótulo de plástico reciclado que descreve algumas das características do motor e oferece espaço para conteúdo multimídia.

A Equipe de Formas se aventurou no complexo desafio de transformar os motores exibidos em feiras industriais não somente em peças únicas, diferenciadas e imediatamente reconhecíveis, mas também comparáveis com verdadeiras obras de arte contemporânea. A proposta resultante, onde se prevê a participação de artistas do calibre de Cao Fei, uma guru da arte digital, deu origem a uma maneira completamente nova de apresentar produtos e respectivo desempenho - comunicando ativamente com o público e com os espaços de exibição.
 

A CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DO IED APLICADA A PRODUTOS DA FPT INDUSTRIAL
A CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DO IED APLICADA A PRODUTOS DA FPT INDUSTRIAL

 

A Equipe de Cores também é digna de uma nota de mérito pela sugestão de decorar alguns pontos-chaves do motor com uma tinta sensível ao calor que, à medida que a temperatura aumenta, revela detalhes e conteúdos anteriormente invisíveis, dando um forte significado externo ao que acontece dento do motor.
 
Essas equipes compartilharam suas ideias na presença da direção da FPT Industrial e do Centro de Estilo da CNH Industrial.
 

  
A CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DO IED APLICADA A PRODUTOS DA FPT INDUSTRIAL
A CRIATIVIDADE DE ESTUDANTES DO IED APLICADA A PRODUTOS DA FPT INDUSTRIAL

A foto foi tirada antes da pandemia de Covid-19

"Foi muito emocionante e interessante ver esses estudantes se empenhando no nosso setor e testando o seu talento no nosso mundo, que por vezes pode parecer focado exclusivamente em tópicos de engenharia. Eles fizeram isso sem ideias pré-concebidas e com um entusiasmo, uma criatividade e um positivismo incansáveis", comenta Egle Panzella, diretor da divisão Brand Equity, Sustainability and Heritage da FPT Industrial e gestor de projetos. "Os resultados falam por si, com muitas equipes tendo não somente produzido excelentes ideias para conteúdo e viabilidade, mas também ido além da tarefa atribuída, explorando com uma abordagem multimídia novas formas como e novos mundos onde os motores da FPT Industrial podem ser protagonistas." 


"As equipes nos surpreenderam com ideias muito originais que demonstram seu esforço criativo para introduzir no motor elementos inspirados nas últimas tendências de design", afirma Silvio Meoni, diretor do Programa F1A. "Nosso objetivo era precisamente receber propostas fora do comum e os estudantes exploraram sem limitações, se deixando inspirar, demonstrando como o motor também pode ser um objeto que pode encorajar soluções criativas."
 

 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP