www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Limpeza fiável do famoso edifício Beekman Tower em Nova Iorque assegurada pela NORD DRIVESYSTEMS

Desenvolvimento de uma gôndola de limpeza que fosse adequada para as reentrâncias e as concavidades do edifício Beekman Tower em Manhattan, projetado pelo arquiteto de renome Frank Gehry, revelou-se um grande desafio e que foi, contudo, superado com êxito pela NORD DRIVESYSTEMS e pela empresa espanhola GinD. A NORD forneceu os motoredutores e os inversores de frequência utilizados na gôndola trabalhando em estreita colaboração com a GinD, uma empresa especializada no desenvolvimento, fabrico e instalação de sistemas personalizados usados na manutenção de fachadas de edifícios.

Limpeza fiável do famoso edifício Beekman Tower em Nova Iorque assegurada pela NORD DRIVESYSTEMS

Imagem 1: Equipado com acionamentos NORD, o sistema da GinD limpa a complexa fachada do edifício Beekman Tower localizado em Manhattan e projetado por Frank Gehry.

Com 265 metros, o Beekman Tower é o edifício residencial mais alto do hemisfério ocidental. Contudo, o que o destaca é mesmo o seu design, as ondas em aço inoxidável na parte exterior que, ao refletirem as variações da luz, transformam o aspeto do edifício ao longo do dia. Totalmente assimétrica, sem que existam duas seções iguais, a fachada deste edifício é sem dúvida uma das mais complexas de já construídas. As inúmeras curvas dificultam muito o acesso às janelas através de uma gôndola.

Fornecedor de acionamentos de longa data
A GinD (Góndolas in Design), uma empresa espanhola sediada em Madrid, desenvoleu a gôndola para o Beekman Tower com o objetivo específico de possibilitar o acesso a todas as áreas da fachada do edifício. Por norma, a NORD fornece à GinD os motoredutores e os inversores de frequência e neste projeto não houve nenhuma exceção. “Trabalhamos com a NORD em todos os nossos projetos devido ao fato de termos total confiança na mesma, não só a nível técnico, mas também porque a qualidade dos seus produtos é ótima, além do serviço pós-venda assegurar entregas internacionais e dos preços praticados por esta empresa serem competitivos para este tipo de mercado”, refere Hugo Donoso, Diretor de Gestão da GinD.

Sistema de gôndola personalizado
O projeto representou um desafio importante tendo em conta que todos os aspetos do mesmo necessitavam de soluções personalizadas, não só em relaçao ao design, como também a nível matemático. O equipamento da GinD é composto por um braço telescópico, um sistema especial de guias de fachada e uma plataforma multi-telescópica para acessar às reentrâncias do edifício. O maquinário fornecido pela NORD realiza diversas funções como, por exemplo, elevar, rodar e contrabalançar a plataforma. Os equipamentos da NORD também acionam o guincho e a unidade telescópica.

Limpeza fiável do famoso edifício Beekman Tower em Nova Iorque assegurada pela NORD DRIVESYSTEMS


Imagem 2: A gôndola de limpeza do tipo SJ da GinD utilizada no edifício Beekman Tower em Nova Iorque é composta por um braço telescópico, guias de fachada e uma plataforma multi-telescópica para acessar às reentrâncias do edifício.

Sistemas de acionamento
Para a elevação, a NORD forneceu uma engrenagem helicoidal cónica com um motofreio que roda o tambor do cabo da gôndola. Existe um inversor de frequência SK 500E que suaviza o arranque e a paragem da gôndola. Este inversor de frequência mantém também a posição da gôndola estável em relação à fachada do edifício quando o braço telescópico for utilizado.

O mecanismo de contrabalanço (a caixa localizada atrás do mastro) tem uma grande importância muito elevada porque caso este não existisse, a estrutura teria não só de ser muito mais forte e pesada mas também mais cara. O contrapeso é movimentado para frente e para trás através de um motoredutor helicoidal cónico à medida que o braço telescópico é estendido e recolhido. Este motoredutor mantém também o centro de gravidade da máquina no centro de rotação de todo o equipamento. Existe um outro inversor de frequência, SK 500E que é responsável pela movimentação da massa do contrapeso com rampas de aceleração e desaceleração.

Para a rotação, existem dois motoreredutores helicoidais em linha, que rodam a máquina de forma  possam usar a gôndola em qualquer superfície do edifício. Existe aqui também um inversor de frequência SK 500E que suaviza o arranque e a paragem e que permite várias velocidades de rotação dependendo da distância de extensão do braço telescópico. Deste modo, há um equilíbrio da velocidade linear à medida que a gôndola roda; caso o braço telescópico se encontre recolhido, os motoredutores funcionam a uma velocidade mais elevada do que funcionariam caso o mesmo estivesse estendido.

No projeto do Beekman Tower foi também necessário montar um guincho que permitisse a elevação de cargas como, por exemplo, vidros novos para a reparação da fachada e ainda equipamento de ar condicionado a ser içado até ao terraço do edifício. A gôndola não pode ser utilizada para estes fins já que é apenas indicada para o transporte de pessoal de limpeza, bem como dos seus respetivos materiais e equipamentos (relativamente leves). Neste caso, a NORD escolheu novamente um motoredutor helicoidal cónico.

Limpeza fiável do famoso edifício Beekman Tower em Nova Iorque assegurada pela NORD DRIVESYSTEMS

Imagem 3: São utilizados dois motoredutores helicoidais cónicos NORD do tipo SK 9032.1 para estender e recolher o braço telescópico.

 

Vantagem competitiva

Na escolha da NORD, os critérios da GinD foram “qualidade, serviço e assistência técnica a nível mundial devido ao fato de exportamos tudo o que fabricamos”, refere Hugo Donoso. Hugo Donoso considera que o nível de colaboração entre estas duas empresas é excelente: “A NORD trabalhou conosco na seleção do equipamento ao fornecer, além de tê-lo instalado. Devido ao facto dos serviços da NORD estarem disponíveis 24 horas por dia, quaisquer problemas que tenham surgido durante o projeto foram imediatamente solucionados pela NORD.”

 

As exigentes especificações desta aplicação e o excelente desempenho dos produtos NORD revelaram-se também imprescindíveis. Os motoredutores da NORD possuem um nível de tensão radial admissível de cerca 24% superior aos da concorrência, sendo que os inversores de frequência desta marca têm uma capacidade de sobrecarga típica de 25% superior à das máquinas de outros fabricantes.

 

Este nível de serviço e de desempenho tem sido totalmente valorizado pelo cliente final que, segundo a GinD, está muito satisfeito. “O sistema tem funcionado na perfeição desde o momento em que foi instalado. A limpeza do edifício é um processo complexo, sendo que a máquina é utilizada todos os dias caso as condições atmosféricas o permitam”, refere Hugo Donoso. A GinD utiliza produtos NORD em todos os seus projetos em curso.

 

Perfil da empresa GinD

Góndolas in Design (GinD) é uma empresa espanhola especializada na desenvolvimento, fabricaçao e instalação de sistemas personalizados usados na manutenção de fachadas de edifícios. A empresa trabalha a mais de 20 anos de acordo com as mais rigorosas normas em termos de qualidade e segurança em inúmeros países incluindo EUA, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Reino Unido, França, Catar, Arábia Saudita, Sudão e Hong Kong. A equipa da GinD é composta por especialistas neste domínio, possuindo uma enorme experiência nas áreas da desenvolvimento, fabricaçao, marketing e venda, a nível internacional, de sistemas de gôndola inovadores.

Limpeza fiável do famoso edifício Beekman Tower em Nova Iorque assegurada pela NORD DRIVESYSTEMS

Imagem 4: Um motor redutor helicoidal cónico da NORD do tipo SK 9042.1 a acionar o guincho de uma gôndola da GinD.

 
 
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP