www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz apresenta novas soluções de teste para estações base 5G

A Rohde & Schwarz está continuamente ampliando seu portfólio de soluções de teste para estações base 5G e para os sistemas massive MIMO (Multiple Input Multiple Output) associados a amplificadores.. Os destaques incluem uma solução de teste OTA com módulos frontend, especificamente para a faixa FR2 do sistema 5G, e uma solução para testes de speed-optimized de estações base 5G. Ambos são ideais para uso em produção. Há também uma inovadora solução de teste que permite que os desenvolvedores realizem medições de canais cruzados (cross-channel)com até 4x4 MIMO na faixa FR1.

Rohde & Schwarz apresenta novas soluções de teste para estações base 5G

Como fabricante líder de soluções de teste wireless, a Rohde & Schwarz ampliou seu portfólio para geração e análise de formas de onda de sinal 5G. Para estações base 5G, serão demonstradas soluções de teste de RF para as faixas de frequênciaFR1 (450 MHz a 7,125 GHz) e FR2 até 44 GHz.

Solução personalizada para testes FR2 OTA
Para testes OTA (Over-The-Air) em estações-base 5G na faixa FR2, a Rohde & Schwarz está lançando uma solução exclusiva baseada nos módulos frontend do R&S FE44, que suportam geração e análise de sinal na banda FI (Frequência Intermediária) de frequência mais baixa. Isso permite a transmissão com baixa perda de sinais 5G e o uso de instrumentos de teste e medição econômicos, evitando a necessidade de equipamentos projetados para a faixa de frequência em ondas milimétricas. O gerador de sinal vetorial R&S SMW200A gera sinais 5G e o R&S FSVA3000 fornece funções corretas de análise. Ambos são ideais para testes 5G, graças às suas excelentes características de RF. Os módulos frontends podem ser montados perto das antenas do dispositivo sob teste (DUT) na câmara de teste OTA.

No lado da transmissão, os sinais 5G gerados na banda de FI pelo R&S SMW200A são convertidos para a faixa FR2 de até 44 GHz. Isso garante que a alta potência de saída seja gerada exatamente onde é necessária. No lado da recepção, o R&S FE44A converte o sinal FR2 nas entradas da antena para a banda de FI e o envia com baixas perdas de atenuação ao R&S FSVA3000 para análise. Esta solução é adequada para sistemas de teste em produção.

Testes de produção server based
Para testes de produção com otimização de velocidade de estações base 5G, a Rohde & Schwarz desenvolveu uma plataforma escalável de análise de testes baseada em servidor e de alta performance. O gerador de sinal vetorial R&S SMBV100B e o analisador de espectro R&S FSVA3000 são usados como soluções de teste de RF. O poderoso software executivo de teste R&S QuickStep é usado para controlar automaticamente a configuração e verificar os resultados do teste. A solução está usando uma rede Ethernet de 10 Gigabit, onde a combinação da aplicação server based e processamento paralelo permite velocidades de medição extremamente altas. A infraestrutura é formada por componentes disponíveis comercialmente. A combinação do R&S SMBV100B e do R&S FSVA3000 também é ideal para testes flexíveis de WLAN, celulares e dispositivos e componentes IoT em pesquisa e desenvolvimento, verificação e produção.

Medições de cross-channel com até 4x4 MIMO
A Rohde & Schwarz também oferece uma nova solução de teste para estações base e pequenas células, que permite medições de cross-channel de até 4x4 MIMO em transmissões 5G na faixa FR1. A solução consiste no gerador de sinal R&S SMW200A, duas fontes de RF vetoriais R&S SGT100A, o osciloscópio de alto desempenho R&S RTP164 usado como receptor de medição, e opções de análise 5G do software vector signal explorer (VSE) R&S sendo executado em um laptop.

O R&S SMW200A gera os sinais de teste 5G compatíveis com 3GPP, que podem ser transmitidos em até quatro canais usando adicionalmente duas fontes vetoriais de RF. O osciloscópio fornece aquisição coerente em fasedos quatro sinais, um pré-requisito básico para medições de cross-channel. O downconverter digital acelerado por hardware integrado do R&S RTP164 mistura os sinais até a banda base em tempo real. O software R&S VSE realiza medições de acordo com as especificações 3GPP. Os usuários também podem realizar medições específicas MIMO e compilar com flexibilidade os resultados dos testes. A solução é adequada para testes durante o desenvolvimento e a verificação de estações base 5G.

Vídeos resumidos de demonstração sobre esta e outras soluções de teste sem fio líderes da indústria da Rohde & Schwarz estão disponíveis em www.rohde-schwarz.com/mwc.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP