www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz colabora com teste de sinal de ativação para maior eficiência energética em dispositivos NB-IoT

A Rohde & Schwarz e a Goodix (CommSolid) são as primeiras a demonstrarem funções de teste exaustivas para o recém-introduzido sinal de ativação NB-IoT (NWUS), o mais recente recurso 3GPP Release 15 para dispositivos NB-IoT, para reduzir ainda mais o consumo energético. Para aplicações de monitoramento de longo prazo NB-IoT, esse sinal de ativação pode ser aproveitado, permitindouma vida útil muito maior da bateria sem a necessidade de troca-la, ou como uma maneira de reduzir o tamanho da bateria, mantendo a vida útil do dispositivo.

Rohde & Schwarz colabora com teste de sinal de ativação para maior eficiência energética em dispositivos NB-IoT

A especialista em equipamentos de teste e medição Rohde & Schwarz e a empresa de IoT celular CommSolid da Goodix fizeram uma parceria para demonstrar a eficácia do recurso de ativação do NB-IoT Release 15 na redução do consumo energético dos dispositivos NB-IoT. As funções de teste implementadas recentemente em um testador de radiocomunicação funcional R&S CMW290 são empregadas para descrever a diferença do consumo energético em dispositivos NB-IoT com e sem a tecnologia de sinal de ativação.

Reduzir o consumo de energia dos dispositivos NB-IoT é fundamental para aumentar a duração da vida ativa do dispositivo. O 3GPP Release 15 apresenta o sinal de ativação, um sinal de paginação especial enviado de uma estação base NB-IoT para dispositivos NB-IoT específicos, informando os dispositivos para ativar o receptor principal, em preparação para receber dados de paginação. O receptor principal só precisa ativar quando é informado; um dispositivo NB-IoT com o sinal de ativação implementado permanece no modo inativo até ser informado para decodificar o canal de controle físico do downlink para uma ocasião de paginação.

Somente os testadores de radiocomunicação da Rohde & Schwarz implementaram os mais novos recursos NB-IoT introduzidos nas versões 3GPP 14 e 15. O R&S CMW500 e o R&S CMW290 introduziram o suporte ao sinal de ativação, entre outros recursos do Release 15, com as versões mais recentes do firmware.

Matthias Weiss, diretor gerente da CommSolid, declara: ” Menor consumo energético é um dos principais fatores nas aplicações controladas por NB-IoT. Testar novos recursos 3GPP desde o início permite que nossos clientes aproveitem essa vantagem ao longo de seus ciclos de projeto de produtos“.

Anton Messmer, vice-presidente de testadores de rádio móvel da Rohde & Schwarz, acrescenta: ”A Rohde & Schwarz está comprometida em oferecer suporte de teste e medição para funções NB-IoT onde os fabricantes de dispositivos planejam introduzir seus produtos comercialmente viáveis. Agradecemos imensamente a cooperação com os pioneiros, para verificar a validade de nossa implementação das funções especificadas no 3GPP“.

Para obter mais informações sobre a plataforma de teste R&S CMW290, acesse www.rohde-schwarz.com/mwc.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP