www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz apresenta uma solução de ponta de teste de conformidade para os sistemas 5G NR FR2

A Rohde & Schwarz destaca sua solução inovadora de conformidade em sistemas 5G para FR1 e FR2, apresentando a versão mais recente do popular sistema de teste R&S TS8980 RF, agora cobrindo 5G NR. Para habilitar o teste OTA (Over-The-Air), a solução inclui a nova R&S ATS1800C CATR (Compact Antenna Test Range) baseada em câmara de teste 5G NR em ondas milimétricas.

Rohde & Schwarz apresenta uma solução de ponta de teste de conformidade para os sistemas 5G NR FR2

O sistema 5G NR exige novas abordagens de testes. A introdução da nova faixa de frequência FR2 baseada em ondas milimétricas para 5G e o aumento do uso de antenas ativas sem conectores físicos exigem que os testes sejam do tipo OTA. A Rohde & Schwarz desenvolveu uma solução capaz de executar os primeiros testes de conformidade de RF no 3GPP FR2. O dispositivo utilizado, um smartphone 5G, é colocado na câmara R&S ATS1800C. A câmara também está disponível em uma nova configuração especial 3D para os testes em temperaturas extremas.

Um sistema de teste para tecnologias móveis de até 5G
O R&S TS8980 é uma família consolidada de sistemas de teste de conformidade de RF. Com a inclusão do novo testador de radiocomunicação R&S CMX500, o sistema de conformidade de RF obtém a funcionalidade de sinalização 5G NR.

O R&S TS8980FTA atualizado é o único sistema de teste de conformidade de RF no mercado que suporta tecnologias móveis, de 2G a 5G na mesma plataforma. O recurso exclusivo do R&S TS8980FTA é é um caminho fácil de atualização para 5G. Os usuários que já possuem a versão anterior do R&S TS8980 podem atualizar para o teste 5G RF FR1 adicionando a R&S CMX500 como uma caixa de extensão. Enquanto na faixa de frequência FR1 todos os testes são realizados no modo conduzido, a necessidade no FR2 é testar via CAT. Isso é possível estendendo o TS8980FTA por um sistema CATR muito compacto.

Sistema CATR compacto e flexível para teste de FR2
Uma solução de teste CATR possui um refletor para minimizar os requisitos de espaço para testes OTA. Para o teste de conformidade do equipamento do usuário na faixa de frequência FR2 dos sistemas 5G,, os projetos CATR são as melhores opções práticas, pois os sinais de ondas planas necessários estão disponíveis em distâncias medidas em decímetros do refletor, em vez de metros como em câmaras de campo direto. Uma configuração CATR é recíproca e pode ser usada para as características de transmissão do dispositivo, bem como para as características do receptor.

A configuração inclui o novo R&S ATS1800C baseado em CATR para testes em FR2. Trata-se de uma câmara sofisticada, pronta para o uso, com a menor área ocupada na indústria, de apenas 1,3 m², apresentando integridade de sinal e blindagem líder em sua classe em um espaço pequeno. A solução inclui um refletor revestido em ouro que fornece uma grande zona silenciosa( quiet zone) de 30 cm, atendendo aos requisitos do teste de conformidade 3GPP 5G NR. A conclusão da configuração do teste é um setup para testes em temperatura extrema. Com uma faixa de frequência de 18 a 90 GHz, as soluções têm aplicações potenciais que vão muito além das atuais faixas em FR2.

Vídeos resumidos de demonstração sobre esta e outras soluções de teste sem fio líderes da indústria da Rohde & Schwarz estão disponíveis em www.rohde-schwarz.com/mwc.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP