www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz possibilita análise de sinais de banda ultralarga sub-THz

A Rohde & Schwarz abre novas possibilidades de pesquisa na faixa de frequência de terahertz demonstrando transmissões de dados multigigabit na Banda D em 140 GHz. O setup inclui o inovador analisador de sinal e espectro R&S FSW equipado com uma opção R&S FSW-B8001, que suporta uma inigualável largura de banda de análise interna de 8,3 GHz. Esta nova opção de equipamento estará em breve disponível na Rohde & Schwarz.

Rohde & Schwarz possibilita análise de sinais de banda ultralarga sub-THz

O desenvolvimento da tecnologia móvel avança constantemente em direção a larguras de banda cada vez maiores, o que possibilita uma taxa de transferência de dados cada vez mais alta. O setup da Rohde & Schwarz representa algumas das primeiras pesquisas que exploram a transmissão de dados em frequências sub-THz com bandas ultralargas.

No setup, um sinal de faixa larga na banda base é convertido para a frequência de 140 GHz, selecionada por meio de uma caixa conversora R&S TC RSE. O gerador de sinal analógico líder a nível mundial, o R&S SMA100B, fornece a frequência do oscilador local ao upconverter.A transmissão é realizada via ar, ou seja, sem fio, com o conversor ligado a uma antena corneta. O sinal transmitido é recebido por meio de outra antena corneta e convertido para uma frequência menor (downconverted). O R&S FSW equipado com a nova e exclusiva opção R&S FSW-B8001 e com largura de banda de 8,3 GHz analisa o sinal por meio de medições qualitativas do sinal, como magnitude do vetor de erro (EVM - error vector magnitude), para avaliar o desempenho da transmissão. São demonstrados vários formatos de modulação comuns. A nova fonte de alimentação com quatro canais R&S NGP800 da Rohde & Schwarz desempenha o importante papel de alimentar diversas partes e componentes deste setup.

A Rohde & Schwarz apoia as iniciativas de pesquisa na faixa de frequência de THz

À medida que as comunicações sem fios e as tecnologias de detecção avançam, a necessidade de maiores larguras de banda torna-se evidente. Estes desenvolvimentos expandem os limites das frequências para as faixas sub-THz e THz e, dando continuidade ao processo iniciado com o sistema 5G, tornam obrigatórios os testes sem fio. Nestas frequências, os equipamentos frontends de RF tornam-se mais integrados, e a sua caracterização em termos de EVM e emissão fora de banda (ACLR, SEM, spurious) exige um setup flexível para testes sem fio que abranjam uma ampla faixa de frequências, de micro-ondas e ondas milimétricas até sub-THz.

O setup proposto pode ser facilmente instalado no sistema de teste de antenas R&S ATS1000. Isto permite que os engenheiros de projetocaracterizem protótipos de equipamentos de frontend de RF e projetos de referência destinados aos futuros dispositivos que suportem tecnologias celulares e não celulares que estão atualmente utilizando larguras de banda muito maiores. Por exemplo, a norma 802.11ay do IEEE já permite a união de canais para a criação de sinal com mais de 8 GHz de largura de banda. O R&S FSW é atualmente o único analisador de sinal e espectro a nível mundial que suporta internamente a largura de banda necessária para este tipo de aplicação, o que facilita significativamente setups complexos em R&D.

Andreas Roessler, diretor de tecnologia na Rohde & Schwarz, declara: "Embora a Rohde & Schwarz esteja satisfazendo as necessidades de teste para a tecnologia 5G que ainda está sendo definida e lançada, já estamos pesquisando maneiras de desenvolver a tecnologia do futuro, Este inovador teste de Banda D representa um avanço notável na direção da pesquisa além do sistema 5G, que conduzirá à próxima geração de tecnologia móvel."

Estava prevista a realização de uma demonstração na faixa de frequências escolhida na conferência 6G Wireless Summit, organizada pela Universidade de Oulu e realizada em Levi, na Finlândia. Uma vez que o evento será virtual, a configuração será apresentada por meio de um vídeo que estará em breve disponível nos nossos canais das redes sociais.

Para mais informações sobre o R&S FSW, visite https://www.rohde-schwarz.com/_252786.html

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP