www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

A solução de teste de Site 5G da Rohde & Schwarz reúne ferramentas de teste para aceitação e solução de problemas de site gNodeB

Com as implantações comerciais de 5G ganhando ritmo globalmente, as equipes de serviço de campo enfrentam o desafio de implantar e operar com êxito a nova infraestrutura de rede que possui uma arquitetura radicalmente diferente das gerações celulares anteriores. A Rohde & Schwarz apresentou a Solução de Teste de Site 5G (5G STS - Site Testing Solution) que fornece à indústria um pacote integrado de equipamentos de teste comprovados que combinam todos os testes funcionais, de RF e de sinalização necessários para a instalação e solução de problemas do 5G.

A solução de teste de Site 5G da Rohde & Schwarz reúne ferramentas de teste para aceitação e solução de problemas de site gNodeB

A aceitação de site e a solução de problemas de cada nova estação rádio base devem testar novos recursos, como beamforming e conectividade dupla 5G/LTE, para verificar a instalação e o desempenho corretos e garantir que a qualidade de serviço (QoS) necessária seja entregue aos usuários finais. Com a solução de teste de Site 5G da Rohde & Schwarz, os engenheiros de campo de rede obtêm um poderoso kit de ferramentas de teste para acelerar o processo de aceitação da torre e solucionar problemas de novas estações rádio base.

O 5G STS inclui o receptor R&S TSMA6, mais o downconverter R&S TSME30DC (que opera na faixa de onda milimétrica 26GHz-31Hz); o solucionador de problemas de rede portátil QualiPoc Android e o analisador R&S Cable Rider ZPH.

No centro da solução está o receptor autônomo R&S TSMA6, que usa a detecção automática de canal (Automatic Channel Detection - ACD) para mostrar todos os sinais LTE e 5G, identificar a frequência do canal e decodificar as informações de PCI/SSBs para fornecer a análise de qualidade do sinal.

A adição do smartphone QualiPoc Android permite que os engenheiros de campo detectem a presença de uma operadora 5G e verifiquem os parâmetros fundamentais de throughput em uplink, downlink e latência. O QualiPoc Android pode realizar medições de qualidade de célula e do feixe, e verificar a presença e a qualidade da estação base LTE, essencial no modo 5G Non-Stand-Alone (NSA).

O opcional R&S Cable Rider ZPH, que combina a funcionalidade de analisador de espectro e testador de cabo e antena, pode medir a largura de banda ocupada pela operadora 5G. Usando um “portão de tempo”, ele isola o sinal de ligação ascendente, que é importante para a busca de interferências em redes TDD. O recurso de intervalo zero permite que o SSB seja exibido no domínio do tempo e determine quantos feixes existem. O R&S Cable Rider ZPH também pode medir a potência óptica e as medições conduzidas por RF do VSWR e a distância até a falha na estação base.

Com o 5G STS da Rohde & Schwarz, os engenheiros de campo se beneficiam da Detecção Automática de Canais (Automatic Channel Detection - ACD) para configurar automaticamente o receptor com as configurações de medição corretas, em vez de inseri-los manualmente no instrumento. A solução também é significativamente mais rápida e mais sensível que um analisador de espectro tradicional. Ele pode executar testes 5G e LTE simultaneamente e executa todos os testes necessários para verificação eficiente da antena 5G e solução de problemas em um pacote integrado.

Para mais informações visite o site https://blog.mobile-network-testing.com.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP