www.engenharia-brasil.com
Westermo Teleindustri AB

Os switches Westermo possibilitam redes Power-over-Ethernet robustas para aplicações ferroviárias on-board

Os switches gerenciáveis Power-over-Ethernet com aprovação EN50155 garantem redes de comunicação altamente robustas.

Os switches Westermo possibilitam redes Power-over-Ethernet robustas para aplicações ferroviárias on-board

Para responder à crescente procura por redes de comunicação em aplicações on-board, a Westermo lançou dois switches Power-over-Ethernet (PoE) compactos e robustos, com suporte à comunicação com câmeras IP, monitores LCD e pontos de acesso para redes wireless. Estes novos dispositivos expandem e aprimoram a inovador conceito IP Train de aplicações a bordo de trens “inteligentes” da Westermo.

Os switches gerenciáveis Viper-112-P8 e Viper-212-P8 com doze entradas (8 PoE e 4 Ethernet 10/100) operam com qualquer rede de comunicação com padrão IEEE 802.3 de forma "plug-and-play". As redes PoE possibilitam que o dispositivo seja alimentado pelo mesmo cabo responsável pela comunicação de dados, reduzindo assim os custos com cabeamento de alimentação e possibilitando uma instalação mais simples e rápida. Os switches Viper fornecem até 66W de potência nas suas 8 portas PoE. O Viper isola a tensão DC de entrada dos dispositivos conectados a ele, protegendo-os contra uma eventual sobre-tensão. A distribuição da alimentação dos dispositivos é gerenciada internamente, para a máxima eficiência.

Especificamente desenvolvidos para satisfazer os rigorosos requisitos das aplicações embarcadas em trens, os switches Viper asseguram redes confiáveis, com arquiteturas flexíveis e fáceis de implementar, simplificando também a instalação e manutenção do sistema. O ambiente a bordo de trens está entre os mais críticos que um equipamento eletrônico pode suportar. A série Viper foi desenvolvida e é fabricada para exceder as especificações da norma EN50155 (norma que trata da aplicação de equipamento eletrônico em sistemas on-board, que leva em conta não apenas as especificações EMC como também o impacto mecânico, vibrações, faixa de temperatura estendida e humidade). A série Viper foi desenvolvida também visando um elevado MTBF (tempo médio entre falhas), que chega a até 448.000 horas (de acordo com a especificação MIL-C217F2, que é uma especificação militar), garantindo um longo período de vida útil, fator este sempre necessário em aplicações ferroviárias.

O sistema operacional WeOs dos switches Viper proporciona um extenso conjunto de protocolos e serviços de redes IP, permitindo a criação de topologias flexíveis e redundantes. Esse sistema operacional consegue detectar a inversão, alteração de posição e até mesmo inclusão de novos vagões, e altera dinamicamente suas propriedades considerando tais mudanças sem necessidade de qualquer reconfiguração manual da rede. Para facilitar a instalação e manutenção, tanto os switches Viper como os outros dispositivos conectados a ele podem ser configurados com endereços IP idênticos em cada vagão. Isto não só simplifica o planejamento dos endereços IP, como ainda padroniza tal configuração.

O switch Viper-212-P8 oferece ainda a capacidade de roteamento, o que possibilita a interligação de sub-redes diferentes, otimizando o desempenho geral do sistema. O sistema operacional WeOS consegue também equilibrar o tráfego dos dados na rede, de modo a manter o máximo rendimento e estabilidade. Assim, o aumento do tráfego devido à utilização de novas câmeras IP ou de sistemas de informação para passageiros (vídeos) não afetará a estabilidade da rede. Na ocorrência de uma eventual falha de conexão ou de hardware, a exclusiva tecnologia de redundância FRNT da Westermo consegue reconfigurar redes grandes em até 20ms.

A série Viper foi projetada com conectores M12, integrados no corpo do switch, visando tanto a redução do tamanho como uma maior proteção contra vibrações. Com um design ultra robusto, a série Viper possui grau de proteção IP65 e é resistente à vibração de acordo com padrões militares, sendo ideais para situações em que o esforço mecânico, a humidade e sua condensação, a sujeira ou as vibrações ininterruptas (como as produzidas pelo motor) poderiam afetar negativamente a funcionalidade de outros switches convencionais. Para impedir a formação de condensação por conta da variação climática normal entre o dia e a noite, os switches Viper utilizam uma membrana Gore-Tex®, exclusiva para inibir esse efeito. Além disso, o Viper também é extremamente compacto e fino, permitindo a instalação em espaços reduzidos dentro dos painéis nos vagões.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP