www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

Sistema de acionamento Nord instalado no maior centro da Chronopost

Mais de 1.000 motoredutores do sistema de acionamento Nord com inversores de freqüência descentralizados foram instalados no principal centro europeu da Chronopost, ao sul de Paris. Eles são um componente crucial no centro de triagem que processa uma média de 170 mil pacotes por dia, e cada um deles precisa ser identificado e enviado para a plataforma de carga correta em menos de 3 minutos.

Sistema de acionamento Nord instalado no maior centro da Chronopost
Especializada na entrega expressa de pacotes, a Chronopost emprega mais de 3.500 pessoas em todo o mundo. O centro de Chilly-Mazarin, ao sul de Paris, é o coração da rede Chronopost. É um dos centros de triagem expressa de alto rendimento na Europa, com capacidade máxima de 30.000 pacotes/hora. Mais de 60% do tráfego francês de pacotes da Chronopost é processado lá. Todos os dias, 500 caixas contendo pacotes de todos os tipos são entregues por caminhões nas plataformas de descarga. Em média, isso representa 170 mil pacotes que precisam ser identificados, classificados e remetidos para a plataforma de carga correta. O pico anual ocorre durante o período de Natal, com 300.000 pacotes para serem processados. Cada pacote tem um peso máximo de 30 kg, com tamanhos que variam de 10 x 100 x 40 mm a 1200 x 800 x 1000 mm para os maiores.

O uso do espaço no edifício é totalmente otimizado. Com enormes quantidades de tecnologias embaladas em seus 13.000 m², o centro tem 34 plataformas de descarga e 83 plataformas de carga. Esse centro conta com um sistema de triagem automatizada de dois níveis, com dois classificadores cada um sendo executado em uma extensão de 650 m. Os códigos de barras dos pacotes são lidos automaticamente em 5 laterais por câmeras digitais. Mais de 1.100 esteiras transportadoras da marca Budde transportam os pacotes pelo centro. Os motoredutores do sistema de acionamento Nord estão sendo utilizados para propelir essas esteiras de transporte, com mecanismos de engrenagem cônica ou de engrenagem sem fim.
Todos eles são equipados com inversores descentralizados do tipo SK, montados diretamente no redutor de engrenagens cônicas. A solução proposta pela Nord, que consiste em descentralizar o controle de cada motoredutor, tem duas vantagens. Em primeiro lugar, há economia de espaço. Isso dispensa o uso de grandes gabinetes de controle eletrônico, que teríamos dificuldades em adaptar. A fiação inerente a esses gabinetes também desaparece, juntamente com suas restrições de tamanho e riscos de embaraçamentos, afirma o Sr. Fouquet, gerente de serviço e manutenção nos centros de Chilly-Mazarin e Roissy.

O inversor do motoredutor se comunica via barramento de campo Profibus com um CLP (Controlador Lógico Programável), que envia as informações para o centro de controle. O controle e sincronização corretos do sistema de acionamento Nord é um requisito fundamental, pois cada pacote deve ser processado, ou seja, identificado e encaminhado para a plataforma de carga correta, em menos de 3 minutos. Cada pacote é registrado no início da linha e rastreado por ordem ao longo da cadeia de triagem. Há até três pontos de alimentação para uma única linha de esteira transportadora, que foi o primeiro no mundo para a Chronopost quando o centro foi inaugurado. De forma semelhante, um classificador simples pode ter até quatro pontos de alimentação. Se sua demanda não atendida for registrada em uma plataforma de carga específica, ainda é possível diminuir a corrente de forma que as esteiras transportadoras sirvam como um centro de armazenamento, evitando assim uma sobrecarga.

A nova linha de inversores SK200E do sistema de acionamento Nord foi projetada para montagem diretamente na caixa de terminais do motor, produzindo unidades de acionamento totalmente integradas.

Essa linha conta com uma série de funções básicas, como controle de fluxo do vetor de circuito aberto, um pulsador de frenagem integrado e um controle de freio eletromagnético. Essas unidades também incorporam o processamento dos sinais de um codificador incremental ou absoluto, e uma função de posicionamento de eixo.

Queremos apenas o sistema de acionamento Nord neste centro. Além da qualidade técnica, estamos especialmente satisfeitos com a flexibilidade e serviço prestados por suas equipes. É muito fácil ter acesso a um engenheiro técnico, e sempre que temos um problema ou uma dúvida, eles podem estar aqui em menos de 48 horas. Embora seja muito raro um motoredutor quebrar, temos um estoque permanente de peças sobressalentes para que possamos substituir imediatamente qualquer unidade com defeito, acrescenta o Sr. Fouquet.

As metas para 2011 são especialmente ambiciosas, pois o objetivo é aumentar para uma média de 200 mil pacotes por dia, o que representa um aumento de 20%. Para alcançar essa meta, o edifício precisará ser ampliado. Isso permitirá que os equipamentos de triagem e compactação de embalagens sejam removidos do próprio centro. O espaço adicional disponível permitirá liberar a plataforma de carga e aumentar o tempo de processamento.

Imagens
Chronopost1.jpeg: Mais de 170.000 pacotes são classificados todos os dias
Chronopost2.jpeg: Cada esteira transportadora tem um motoredutor Nord, com um controle de velocidade descentralizado.
Chronopost3.jpeg: Até três pontos de entrada estão disponíveis em uma única linha de esteira
transportadora
Chronopost4.jpeg: Mais de 1.100 motoredutores do sistema de acionamento Nord estão instalados no
centroChronopost5.jpeg: Os pacotes são direcionados automaticamente para a plataforma de carga correta
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP