www.engenharia-brasil.com
NORD Drivesystems

NORD ACOMPANHA O SOL

Os motoredutores NORD foram selecionados para posicionar e apoiar, de forma segura, os módulos solares das centrais fotovoltaicas no norte da Alemanha. A eficiência energética foi um fator chave de sucesso para a solução Nord, na medida em que os painéis solares detectam e seguem permanentemente o sol ao longo do dia.

NORD ACOMPANHA O SOL
A tecnologia de detecção inteligente da empresa Solarpark Rodenäs GmbH aumenta a eficiência das centrais fotovoltaicas. Isto requer motoredutores robustos de forma a posicionar e apoiar os módulos solares de forma segura contra ventos fortes. Os motoredutores habitualmente disponíveis utilizam freios convencionais e requerem aquecedores para prevenir que congelem. Estes representam custos e componentes de manutenção intensiva que aumentam igualmente o consumo de energia da unidade de transmissão.

A solução NORD descrita abaixo cumpre melhor com todos os requisitos de resistência ao tempo, precisão, eficiência energética e economia. A Solarpark Rodenäs GmbH especializou-se em sistemas de fixação para painéis solares. Na medida em que as células solares são mais eficientes quando a luz solar incide sobre estes de forma vertical, a precisa detecção do sol aumenta consideravelmente a sua eficácia, desde que esta detecção não consuma demasiada energia.Além do sistema de painel fixo, a empresa desenvolve sistemas controlados manualmente, como também sistemas totalmente automatizados para detecção do sol. Estes são controlados por potentes motoredutores compactos da NORD DRIVESYSTEMS, por exemplo, no parque solar em Rodenäs, o qual, com uma potência nominal de 2 MW, é o maior sistema ao ar livre no norte da Alemanha.

O controle de detecção é calculado diariamente a partir dos dados do nascer do sol e do pôr-do-sol. No nascer do sol, os painéis solares dirigem-se para Leste de forma a detectar o sol ao longo do dia. Os motoredutores NORD são ativados a cada 15 minutos através de um impulso da unidade de controlo central para detectar o sol durante quatro graus e, em seguida, desliga-se novamente. Devido à detecção, os coletores solares atingem uma eficiência de 25 a 30% superior em comparação com os coletores fixos.

Com uma superfície de 16 m² cada, os painéis proporcionam uma ampla área de resistência aos ventos do Mar do Norte. O motoredutor da série universal modular, o qual combina com duas roscas sem fim, apóia os painéis em posição sem freios adicionais. Estes posicionam os painéis de forma precisa e firme contra o vento, cuja força frequentemente ultrapassa 10 tempestades.
Mais de 700 motoredutores estão duplamente protegidos do duro clima do Mar do Norte pela carcaça monobloco em alumínio resistente à corrosão e por uma pintura especial. Um lubrificante sintético de elevada qualidade assegura confiabilidade mesmo em temperaturas abaixo de zero e também minimiza a manutenção.

Imagem:
Tracks1.jpeg: Módulos solares rotativos - unidades de rodas de engrenagem universais da NORD, leves e
resistentes ao tempo
Tracks2.jpeg: Parque solar em Rodenäs, com mais de 700 módulos solares

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP