Estudos de caso

www.engenharia-brasil.com
ABB News

SIDERÚRGICA NO BRASIL AUMENTA A PRODUTIVIDADE UTILIZANDO MOTORES ABB

Motores de corrente alternada Baldor-Reliance da ABB oferecem vantagens como alta disponibilidade, com espaço reduzido e baixo custo de manutenção e operação.

SIDERÚRGICA NO BRASIL AUMENTA A PRODUTIVIDADE UTILIZANDO MOTORES ABB

A STEEL WAREHOUSE CISA é uma empresa do setor siderúrgico, localizada em Paulínia, interior de São Paulo, Brasil, que atua no beneficiamento de bobinas de aço, produzindo chapas de alta qualidade para a aplicação em vários segmentos, como máquinas agrícolas, equipamentos para construção, mineração, transporte rodoviário e ferroviário, entre outras máquinas e equipamentos diversos.

Em busca de motores confiáveis para um processo robusto, a empresa encontrou nos motores da linha Baldor-Reliance da ABB, a qualidade e a robustez necessárias para atender a complexidade do processo produtivo desde o início de suas operações no Brasil.

No Brasil, a empresa possui uma solução inédita para o processamento de bobinas de aço para obter um produto final de altíssima qualidade. A aplicação, denominada temper pass, consiste na produção de chapas de aço com as melhores tolerâncias dimensionais, alta planicidade e nível de tensões residuais minimizado. Com capacidade mensal de produção de 20.000 t, com uma operação ativa, sem interrupções, que requer grande precisão, robustez e alta performance, é necessário utilizar os melhores equipamentos para obter um alto nível de qualidade no material produzido.

“Desde o início de nossas operações no Brasil com este processo, escolhemos motores ABB, que consideramos de alta qualidade, o que confere estabilidade e robustez, para garantir uma operação segura e sem paradas inesperadas”, destaca Decio Costa, CEO da Steel Warehouse CISA no Brasil.



Na fábrica da SWC estão instalados 35 motores de corrente alternada das famílias RPM AC e VS Master, que trabalham em um regime de esforço mecânico e elétrico que um motor convencional não suportaria. Alguns desses motores de corrente alternada operam com inversor de frequência com torque constante desde a velocidade zero, o que anteriormente era possível apenas com grandes motores de corrente contínua, sendo que os atuais motores de corrente alternada garantem confiabilidade e precisão do torque, além de economia de espaço e simplicidade na instalação, operação e manutenção.

Como a produção não pode ter alterações e não pode parar, a companhia preferiu também garantir a operação mesmo em épocas de manutenção de sua linha, adquirindo 8 novos motores sobressalentes, a fim de garantir a mesma qualidade em seu produto acabado.


SIDERÚRGICA NO BRASIL AUMENTA A PRODUTIVIDADE UTILIZANDO MOTORES ABB

Os motores elétricos da ABB são projetados para trabalhar em todas as aplicações, das mais simples às mais robustas, exigentes e complexas. A linha Baldor-Reliance oferece uma estrutura de aço laminado com alta densidade de potência e classificações personalizadas de potência e velocidade para atender aos requisitos mais exigentes de aplicações de velocidade, torque e potência variáveis.

Disponível em vários tamanhos de carcaça, os motores da família RPMAC da linha Baldor-Reliance de corrente alternada podem estar até três carcaças abaixo de motores NEMA ou IEC convencionais.


SIDERÚRGICA NO BRASIL AUMENTA A PRODUTIVIDADE UTILIZANDO MOTORES ABB

Digitalização: a combinação perfeita para maximizar a operação!
Todos os motores em operação na Steel Warehouse Cisa são monitorados com o ABB Ability Smart Sensor, que fornece dados precisos e análises sobre o consumo de energia, condições mecânicas e elétricas dos equipamentos, garantindo uma maior vida útil, desempenho otimizado e eficiência energética, reduzindo os custos de manutenção e aumentando a segurança da operação.

A digitalização dá a todas as indústrias as informações para uma melhor tomada de decisões operacionais e gestão de custos. Basear as decisões em dados precisos e na sua análise especializada leva a uma melhoria da saúde, do desempenho e da eficiência energética, bem como à redução das emissões de CO₂ dos equipamentos.


SIDERÚRGICA NO BRASIL AUMENTA A PRODUTIVIDADE UTILIZANDO MOTORES ABB

Motores elétricos em todo o país
A ABB conta com uma ampla rede de parceiros em todo o Brasil, com distribuição em todas as regiões. Neste projeto, contamos com a Eletrovema Motores e Bombas, parceiro da ABB Brasil há mais de dez anos, e que dispõe de todo o portfólio de motores elétricos ABB, levando muita segurança e confiabilidade às diversas indústrias e aplicações no país.

www.abb.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP