www.engenharia-brasil.com
Accenture news

EXECUTIVOS DO SETOR DE SEMICONDUTORES ACREDITAM QUE DESAFIOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS IRÃO DIMINUIR ATÉ 2024, MOSTRA RELATÓRIO DA ACCENTURE

Investimento contínuo em áreas como metaverso, saúde digital, mobilidade e sustentabilidade é fundamental para o crescimento do setor de semicondutores.

EXECUTIVOS DO SETOR DE SEMICONDUTORES ACREDITAM QUE DESAFIOS NA CADEIA DE SUPRIMENTOS IRÃO DIMINUIR ATÉ 2024, MOSTRA RELATÓRIO DA ACCENTURE

Um novo estudo da global da Accenture "Pulse of the Semiconductor Industry: Balancing Resilience with Innovation" aponta que 76% dos executivos do setor de semicondutores acreditam que os problemas na cadeia de suprimentos devem diminuir até 2024, mas isso só será possível se as empresas concentrarem seus esforços em investimentos que ajudem a impulsionar o crescimento futuro e quiserem sobreviver a novas pressões do mercado. O relatório é baseado em entrevistas com 300 executivos sênior da área de semicondutores que avaliaram as perspectivas da cadeia de suprimentos e os roteiros de inovação de suas empresas.

Os entrevistados citaram desafios que poderiam afetar a capacidade de inovação de suas empresas, mesmo com a diminuição dos efeitos prolongados do COVID-19 na cadeia de suprimentos, incluindo geopolítica (apontada por 48% dos entrevistados), ameaças de segurança virtuais (42%), mudanças no cenário competitivo (39%) e escassez de talentos (35%). Diante das constantes transformações no setor, 65% dos executivos acreditam que a taxa da lei de Moore -- que prevê que o número de transistores em um circuito integrado dobra aproximadamente a cada dois anos -- diminuirá até 2024. Além disso, 56% acreditam que promover forte proteção e aplicação de PI é uma das melhores formas de aumentar a resiliência do setor no futuro.

"À medida que a demanda por chips diminui em meio a preocupações inflacionárias e uma redução na escassez desses componentes, as empresas de semicondutores enfrentam um novo conjunto de desafios. Dessa vez, as causas são conflitos geopolíticos e a crescente escassez de talentos", explica Syed Alam, líder global da prática High Tech Industry da Accenture. "As empresas precisam encontrar o equilíbrio entre resiliência em tempos difíceis e investimentos contínuos em inovação para terem êxito".

O relatório identifica algumas áreas de investimento capazes de impulsionar o crescimento futuro do setor de semicondutores, incluindo:

  • O Metaverso -- 67% dos executivos acreditam que os semicondutores constituem a tecnologia mais importante para o desenvolvimento do metaverso, enquanto 44% esperam alocar mais de 20% do orçamento de produção de semicondutores para o metaverso até 2024.
  • Saúde Digital -- Monitores de atividade física e relógios inteligentes representam a maior oportunidade de crescimento para o setor, já que esses dispositivos populares estão entre os que mais se beneficiarão da conectividade aprimorada, algo possibilitado pelos semicondutores.
  • Mobilidade -- A escassez prolongada de chips e as preocupações com custos são apontadas como os maiores obstáculos para o futuro da mobilidade. Entre os executivos entrevistados, 93% acreditam que os fabricantes de automóveis devem firmar parcerias com empresas de semicondutores e tecnologia para o desenvolvimento de tecnologias de mobilidade de última geração.
  • Sustentabilidade -- Ao todo, 93% dos executivos acreditam que as iniciativas ligadas à sustentabilidade terão impacto positivo na lucratividade de suas empresas e na criação de produtos mais sustentáveis. Os entrevistados também acreditam que a área tem grandes chances de desempenhar um papel cada vez mais importante na cadeia de valor de semicondutores ao longo dos próximos cinco anos.

Para mais informações, acesse o relatório completo.

www.accenture.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP