www.engenharia-brasil.com
Fronius News

FRONIUS DESENVOLVE NOVA TECNOLOGIA DE SENSOR DE BATERIAS DE CHUMBO-ÁCIDO

O TagID monitora a temperatura, o nível de água e de carga das empilhadeiras e ainda configura os carregadores para promover um abastecimento seguro e com economia de energia.

FRONIUS DESENVOLVE NOVA TECNOLOGIA DE SENSOR DE BATERIAS DE CHUMBO-ÁCIDO

Em um centro logístico movimentado, o monitoramento e carregamento de energia das empilhadeiras podem acabar sendo descuidados. Pensando em otimizar o trabalho dos operadores da sala de carregamento de baterias e para evitar a falta de manutenção adequada, que com o tempo acaba comprometendo a vida útil dos equipamentos, a Fronius Perfect Charging, unidade da companhia austríaca especializada em soluções para carregadores de baterias de tração, desenvolveu o sensor TagID que, além de verificar em tempo real o nível de carga da bateria de chumbo-ácido, programa e aciona automaticamente o sistema de carregamento de acordo com as condições do acessório.

A ferramenta executa o trabalho que antes era feito manualmente, aumentando a eficiência do processo de carregamento, e com a vantagem de reduzir ainda mais o consumo de energia. “É um sistema inédito no Brasil, que trará controle e gestão nas baterias, que não tínhamos até então. Com o TagID nossos clientes terão, pela primeira vez, uma automatização em todo o processo de carga, evitando significativamente o manuseio incorreto da bateria. E esse processo de carregamento mais preciso e controlado resulta em aumento da vida útil das baterias e na produtividade dos seus equipamentos.”, afirma Bruno Caetano, consultor de vendas de Perfect Charging.

Carregamento de bateria com maior precisão
O novo sensor mede as diversas variáveis físicas das baterias de chumbo-ácido. Esses dados são repassados para os carregadores Selectiva 4.0, da Fronius, que executam o cálculo e a autoconfiguração da curva de carregamento, garantindo o fornecimento de energia com mais eficiência e maior precisão, de acordo com o nível de carga e o estado das baterias.

O aparelho detecta de antemão, por exemplo, se a bateria está profundamente descarregada e aciona automaticamente o processo de dessulfatação. Conta também com o recurso de circulação iônica automática, que sinaliza quando é preciso repor a água na bateria, ajudando a evitar a estratificação do ácido e danos no equipamento.

Os usuários também não precisam mais se preocupar com a temperatura do ambiente para programar o carregamento, já que o TagID conta com sensor que ajusta automaticamente o processo de carga à temperatura em que a bateria se encontra.

Outro destaque do TagID é a função Intelligent Equalizing Charge, que aciona o carregamento da bateria se realmente for necessário, reduzindo dessa forma o consumo de energia em até 4% e tornando o processo de carregamento das empilhadeiras mais sustentável.

O sensor TagID estará disponível no Brasil a partir de 2023.

www.fronius.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP