www.engenharia-brasil.com
EPLAN

A fabricação de painéis de controle ficou ainda mais inteligente

Pressões de tempo, falta de mão de obra qualificada e falhas de comunicação caracterizam o trabalho diário na fabricação de painéis de controle. O provedor de soluções Eplan pode ajudar a mitigar esses fatores: o novo software Eplan Smart Mounting suporta a montagem manual do painel de controle de maneira altamente eficiente. Ele conduz os técnicos passo a passo na instalação de trilhos DIN, dutos de cabos e componentes eletrotécnicos, e mostra onde qual componente deve ser instalado. Suportado por uma visualização 3D, até mesmo técnicos menos experientes podem reconhecer exatamente onde os componentes devem ser colocados. Combinado com o Eplan Smart Wiring, o cabeamento também pode ser exibido com precisão.

A fabricação de painéis de controle ficou ainda mais inteligente


Eplan Smart Mounting.jpg: O novo sistema Eplan Smart Mounting acelera a montagem de componentes na fabricação de painéis de controle.

Estreia na SPS: Eplan Smart Mounting
Monheim, Alemanha, 8 de novembro de 2022: A fabricação de painéis de controle e comutadores está sob crescente pressão de tempo e a falta de mão de obra qualificada também pode estar causando gargalos em muitos casos. É aqui que entra o Eplan Smart Mounting: o novo software - apresentado pela primeira vez na SPS 2022 - lidera todo o processo de montagem do painel de controle. Ele auxilia os técnicos na montagem e instalação de todos os componentes em um painel de controle e em painéis de montagem. Apresentado de forma amigável e suportado por uma visualização 3D, o técnico reconhece imediatamente onde os componentes devem ser colocados. O Eplan Smart Mounting fornece aos funcionários da produção uma lista completa de todas as etapas de trabalho a serem executadas. Começa com a montagem de trilhos DIN e dutos de cabos - como exemplos - e termina com componentes eletrotécnicos, incluindo chaves auxiliares e relés de tempo. O aplicativo baseado em navegador com servidor web central não requer instalação e pode ser usado diretamente na oficina, por exemplo, em um tablet.


Montagem fácil com os resultados certos

O gêmeo digital no Eplan Pro Panel fornece as informações de engenharia relevantes - incluindo dimensões, posicionamento, furos e o tipo de fixação necessário para cada componente. Os técnicos podem inserir comentários sobre os componentes diretamente no Eplan Smart Mounting e enviá-los de volta ao departamento de engenharia. Isso significa que a documentação eletrotécnica está sempre atualizada - melhorando a comunicação entre os departamentos.


A fabricação de painéis de controle ficou ainda mais inteligente
Eplan Smart Mounting2.jpg: O sistema mostra aos técnicos de montagem onde e como os componentes devem ser colocados.

Outra vantagem prática é que as mudanças no projeto agora podem ser implementadas rapidamente. Por exemplo, se houver alterações nas especificações do cliente para adicionar um disjuntor ou contator do motor adicional, a ordem de produção pode ser sincronizada - ou seja, atualizada - com o novo projeto. O software mostra precisamente onde os componentes devem ser removidos ou quais precisam ser adicionados. Isso significa que as tediosas comparações manuais de documentos não precisam mais ser feitas, economizando tempo e garantindo resultados corretos. E se ainda surgirem dúvidas, o Eplan Smart Mounting fornece acesso direto aos esquemas interativos.

Melhor visão geral e mais flexibilidade para gerentes de produção
Não são apenas os trabalhadores do chão de fábrica que ganham total apoio. Os gerentes de produção também obtêm uma visão geral melhor e mais flexibilidade - eles podem ver rapidamente o status das ordens de produção abertas. Um sistema de controle exibe o andamento da montagem para cada componente: verde significa concluído, enquanto vermelho significa ainda não processado. Se houver gargalos de recursos ou tempos de inatividade, um pedido que já foi iniciado pode ser facilmente entregue a outro funcionário. Além disso, os recursos de pessoal podem ser utilizados de forma mais flexível para diferentes etapas de produção.

Ótima interação entre montagem e cabeamento
Este ainda não é o fim do processo. A base de dados do Eplan Pro Panel também pode ser usada para cabeamento. O uso do Eplan Smart Wiring significa que todo o processo de fiação a jusante do painel de controle também pode ser baseado no sistema. Uma interface uniforme para o Eplan Smart Mounting e o Eplan Smart Wiring, bem como o gêmeo digital do Eplan Pro Panel como a única fonte de verdade, garantem a máxima consistência de dados de ponta a ponta. O software é naturalmente compatível com máquinas comuns de montagem de fios totalmente automáticas, como o Rittal Wire Terminal WT. Fios pré-fabricados também podem ser usados. O objetivo é alcançar o mais alto grau de automação possível desde a fase inicial de engenharia até a fabricação, garantindo ao mesmo tempo a máxima qualidade.

Saiba mais em:  www.eplan-software.com/eplan-smart-mounting

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP