Estudos de caso

www.engenharia-brasil.com
Mitsubishi Electric BR

O encontro do sorvete com a manufatura digital

Desde o seu lançamento em 1981, o sorvete Yukimi Daifuku da japonesa Lotte é amado por pessoas de todas as idades, sendo um dos favoritos das famílias japonesas. Muitos experimentaram o sabor e a textura inesquecíveis das bolas de sorvete de baunilha envoltas em bolo de arroz mochi macio e mastigável. “Sempre delicioso, independente da estação do ano.” No entanto, atingir esse objetivo aparentemente simples de textura, qualidade e sabor consistentes é, na verdade, mais difícil do que a maioria das pessoas poderiam imaginar. Para resolver este desafio, a Lotte introduziu o e-F@ctory da Mitsubishi Electric na produção do Yukimi Daifuku.

O encontro do sorvete com a manufatura digital

Yukimi Daifuku tem sido adorado por todas as idades

“Antes de introduzir o e-F@ctory, havia um problema de inconsistência da qualidade do bolo de arroz”, disse Hiroshi Sugimoto, Gerente de Instalações Departamento, Urawa Plant, LOTTE Co., Ltd. “Ao embrulhar o sorvete, a massa do bolo de arroz endurecia e costumava variar dependendo da temperatura e do teor de água. Algumas operações dependiam de pessoas e as perdas surgiram da necessidade de ajustar minuciosamente os parâmetros da máquina”.

“O e-F@ctory nos permitiu realizar atividades de melhoria, como aumentar a taxa de operação, estabilizar a qualidade e otimizar o pessoal para as atividades de produção. A extensibilidade do sistema, dependendo do que queremos fazer, também foi atraente”, acrescentou Hiroshi Sugimoto.


O encontro do sorvete com a manufatura digital

Os bolos de arroz são feitos a vapor e amassados (à esquerda) e, em seguida, combinados com sorvete gelado (à direita). A temperatura do bolo de arroz é a chave para a textura macia e flexível do Yukimi Daifuku, que é a principal característica deste popular sorvete.


Em cada uma das linhas de produção Yukimi Daifuku, o estado do produto e o status operacional das máquinas são coletados por CLPs instalados em cada processo. Vastas quantidades de dados, como dados de vibração da tremonha do bolo de arroz até dados dos inversores de transporte, são coletados. Todos esses dados podem ser processados em tempo real não apenas por meio do sistema geral de monitoramento SCADA, que é instalado na sala de controle, mas também por meio de monitores de computador no local.


O encontro do sorvete com a manufatura digital

A Lotte é fabricante líder de doces, sorvetes, mercadorias em geral e outros.



O encontro do sorvete com a manufatura digital

Hiroshi Sugimoto, Gerente do Departamento de Instalações, disse: “A extensibilidade do sistema, dependendo do que queremos fazer, também foi atraente.”

“Com a introdução deste sistema, os dados tornaram-se centralizados, tornando possível visualizar e investigar as condições sempre que desejamos”, comentou Hiroshi Akimoto, Gerente de Seção do Departamento de Instalações, Urawa Plant, LOTTE Co., Ltd. “Porque o volume de dados é extremamente alto, e ter todos os dados centralizados em um só lugar tem um efeito positivo. Outro grande benefício é que agora podemos coletar e analisar dados e realizar diagnósticos usando um analisador de dados em tempo real. Este sistema não apenas nos ajuda a estabilizar o estado dos bolos de arroz usados para o Yukimi Daifuku, mas também promove atividades de melhoria dentro da fábrica.”

“Outro benefício é o ajuste da proporção de mistura do bolo de arroz ao sorvete”, continuou Hiroshi Akimoto. “Isso geralmente era feito por operadores experientes, que monitoravam o estado dos bolos de arroz à medida que saíam da embaladora, amassando-os com os dedos. Achamos que seria ótimo se pudéssemos automatizar esse processo, que era realizado convencionalmente com base nos sentidos humanos. Hoje, capturando previamente sinais de má qualidade dos bolos de arroz embrulhados, podemos eliminar os problemas. Esse era o nosso objetivo final.”


O encontro do sorvete com a manufatura digital

Hiroshi Akimoto, Gerente de Seção do Departamento de Instalações, disse: “Este sistema não apenas nos ajuda a estabilizar os bolos de arroz usados para o Yukimi Daifuku, mas também promove atividades de melhoria dentro da planta.


O encontro do sorvete com a manufatura digital

O Real-time Data Analyzer (à esquerda) está sendo executado no PC industrial Mitsubishi Electric “MELIPC” (à direita), onde reúne e analisa dados e conduz diagnósticos.

“Como você sabe, o sorvete é um material gelado. Este sorvete gelado é combinado com bolo de arroz, que é quente quando feito", disse Takayuki Manako, Diretor Executivo e Gerente de Fábrica da Urawa Plant, LOTTE Co., Ltd." Este aspecto técnico de combinar um item gelado com um quente um em um bom equilíbrio é o que torna o Yukimi Daifuku um produto complexo. Mas acho que esse desafio é algo que nos inspira a encontrar novas maneiras de superá-lo. A temperatura na sala de fabricação varia o ano todo. Nós nos esforçamos para manter condições consistentes, mas, ao mesmo tempo, tentamos criar condições ainda melhores de maneira confiável. Introduzimos o conceito de manufatura e-F@ctory com a expectativa de concretizar isso no futuro.”

“No decorrer da produção diária, as máquinas não funcionam nas mesmas condições todos os dias. Membros experiente da equipe verificaram e ajustaram as configurações das máquinas”, continuou Takayuki Manako, “...mas com o e-F @ ctory podemos visualizar a condição das máquinas e as próprias máquinas podem emitir instruções para fazer os ajustes. Outra coisa é que a manutenção e as falhas são inevitáveis com as máquinas. Esperamos que isso também possa ser melhor gerenciado usando os recursos de gerenciamento de sintomas do e-F@ctory.”

“O uso de IoT acaba de ser introduzido na produção de Yukimi Daifuku, no entanto, a fábrica de Urawa tem muitas outras linhas de produção de chocolates e sorvetes, então Yukimi Daifuku não é nosso único desafio”, acrescentou Takayuki Manako. “Nosso objetivo é implantar horizontalmente este sistema e construir uma planta inteligente na qual ‘sintomas de gestão” e melhoria da taxa de operação ’são implementadas em várias linhas. Operação estável da planta e economia de mão de obra acabarão por dar uma grande contribuição em termos de custos e assim por diante. Se considerarmos a LOTTE como um todo, nosso objetivo é desenvolver ainda mais essa tecnologia e estendê-la a outras fábricas.”


O encontro do sorvete com a manufatura digital

Takayuki Manako, Diretor Executivo e Gerente da Urawa Plant, LOTTE Co., Ltd. Disse:
“Nosso objetivo é implantar horizontalmente este sistema e construir uma planta inteligente na qual os “sintomas da gestão” e a melhoria da taxa de operação serão implementadas em várias linhas”.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP