www.engenharia-brasil.com
Steute

Série de produtos atualizada com nova aprovação wireless

Interruptores de posição e sensores sem fio para ambientes explosivos.

Série de produtos atualizada com nova aprovação wireless


"Wireless Ex" é uma tecnologia desenvolvida pela unidade de negócios steute Extreme, que simplifica a montagem e a operação do comutador em ambientes explosivos. Os dispositivos de comutação não estão mais conectados aos receptores no painel de controle por meio de cabos compatíveis com Ex, mas por meio de um protocolo wireless de baixa energia criado especialmente para essas aplicações. Certamente, é certificado para os padrões ATEX e IECEx.

Os engenheiros que constroem fábricas e máquinas para ambientes explosivos podem usar os interruptores de posição eletromecânicos sem fio Ex RF 96, por exemplo, em seu design fino e retangular para monitorar a posição dos componentes da máquina em movimento ou acessórios das peças.

Como alternativa, as posições também podem ser monitoradas sem nenhum contato - usando sensores indutivos wireless Ex RF IS em um design cilíndrico (M 12, M 18 e M 30). Nesse caso, o transmissor universal wireless Ex RF 96 ST Ex cuida da transmissão sem fio e da fonte de alimentação descentralizada dos sensores.

Esses sensores sem fio garantem alta disponibilidade de transmissão, mesmo em situações complicadas (por exemplo, coexistência com outros sistemas wireless), como geralmente ocorre em um ambiente industrial.

Essas séries de produtos foram agora atualizadas pela steute e suas versões mais recentes com a nova aprovação ATEX-/IECEx foram apresentadas na SPS 2019. Tanto os interruptores de posição eletromecânicos Ex quanto os sensores Ex são aprovados com os mais recentes padrões ATEX-/IECEx para uso nas zonas Ex 1 e 21. Os sinais wireless requerem tão pouca energia que não há perigo de explosão, trazendo flexibilidade adicional ao projeto e à construção de máquinas e plantas à prova de explosão.

As duas séries atualizadas de comutadores são adequadas para montagem em, por exemplo, máquinas e plantas em zonas Ex com partes móveis ou de difícil acesso. Como as conexões de cabo compatíveis com Ex não são mais necessárias, e como os dispositivos de comutação "saem por rádio" da zona Ex, a instalação dos dispositivos de comutação e a obtenção de aprovações Ex são bastante simplificadas.

www.steute.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP