www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz e os Institutos Fraunhofer HHI e IAF unem forças na pesquisa de 6G nas frequências THz

Enquanto a nova tecnologia 5G está nos primeiros estágios de lançamento, a Rohde & Schwarz, os Institutos de Telecomunicações Fraunhofer, Heinrich Hertz (HHI) e Fraunhofer de Física Aplicada ao Estado Sólido (IAF) estão dando um passo adiante com as demonstrações de 6G na faixa de frequências terahertz (THz), relacionadas à comunicação móvel sem fio de 6ª geração (6G). A colaboração resultou em um sistema de transmissão e recepção sem fio operando entre 270 e 320 GHz, com extensões de frequência adicionais para potenciais bandas 6G já em preparação.

Rohde & Schwarz e os Institutos Fraunhofer HHI e IAF unem forças na pesquisa de 6G nas frequências THz

A pesquisa 6G já está em andamento na indústria e na academia. Enquanto o 5G introduz frequências mmWave com larguras de banda mais amplas para taxas de dados mais altas e permite novas aplicações, como na automação de fábrica sem fio (IoT industrial) e para veículos autônomos, o objetivo do 6G é aumentar ainda mais os limites das larguras de banda de transmissão.

Embora ainda não esteja claro quais tecnologias o 6G implicará, já é aparente que as larguras de banda de frequência precisam ser aumentadas ainda mais para permitir taxas de dados de classe de terabit. As larguras de banda contíguas de blocos de frequência amplos só podem ser encontradas nas bandas sub-THz e THz, ou seja, na faixa de frequência acima de 100 GHz. Estima-se que a utilização de frequências THz para 6G para a comunicação móvel sem fio de 6ª geração se torne comercial nos próximos 8 a 10 anos. Mas a Rohde & Schwarz já apresentou uma configuração de demonstração para 300 GHz aos clientes. O sistema também foi exibido na EuMW 2019 (European Microwave Week) em Paris como parte de um workshop sobre mmWave e Comunicação sem Fio THz, composto de um front-end de transceptores de 300 GHz, gerador de sinal vetorial R&S SMW200A e analisador de sinal e espectro R&S FSW43, bem como unidades para sincronização do transmissor e do receptor.

Hoje estão envolvidos na colaboração o Fraunhofer HHI e o Fraunhofer IAF. O HHI trabalha no processamento de sinais, sincronização entre transmissor e receptor e integração do sistema. OIAF contribui com módulos transmissores e receptores de ondas milimétricas de alto desempenho. A pesquisa conjunta tem como alvo frequências acima de 100 GHz, onde o foco principal está na banda D (150 GHz) e na banda H (300 GHz). As frequências de portadora acima de 300 GHz ainda são objeto de pesquisas fundamentais. Um primeiro demonstrador resultante da colaboração em pesquisa é um sistema que permite a geração e análise de sinais a 300 GHz com largura de banda de 2 GHz. O sinal pode ser modulado arbitrariamente para a realização de experimentos de transmissão com formas de onda candidatas Beyond 5G, que são apropriadas para a comunicação THz ou para a realização de medições de propagação de canal.

O Dr. Taro Eichler, Gerente de Mercado sem Fio da Rohde & Schwarz, disse: “A Rohde & Schwarz oferece ferramentas inovadoras e de primeira linha para pesquisa durante os estágios iniciais do desenvolvimento 6G. Isso nos permite entrar em discussões aprofundadas com os clientes e monitorar as tendências técnicas e de mercado muito antes da comercialização do 6G. Estamos entusiasmados com a parceria com os Institutos Fraunhofer HHI e a IAF, nos beneficiando de suas experiências líderes no desenvolvimento de redes e sistemas de comunicações móveis, infraestrutura e padrões. Estamos ansiosos por uma parceria frutífera também no futuro”.

O Dr. Wilhelm Keusgen, Chefe do Grupo mmWave do Fraunhofer HHI, disse:“ Como uma instituição comprometida em alavancar inovações para a sociedade digital, o Fraunhofer HHI está feliz em fazer parceria com uma especialista inovadora em teste e medição e líder do setor como a Rohde & Schwarz, sobre as mais recentes e futuras tecnologias de comunicação. Nossa cooperação tem sido gratificante e abrirá o caminho para o desenvolvimento do 6G ”.

O Dr. Michael Schlechtweg, Chefe da Unidade de Negócios de Eletrônica de Alta Frequência do Instituto Fraunhofer IAF, disse: “Como um dos primeiros fornecedores globais de chipsets e componentes eletrônicos capazes de atingir já as altas frequências exigidas pela 6G, estamos colaborando com a valiosa parceria da Rohde & Schwarz na vanguarda da tecnologia. O IAF aprecia essa cooperação mutuamente benéfica e está feliz em continuar explorando inovações originais com a Rohde & Schwarz”.

A Rohde & Schwarz constrói sua pesquisa em 6G com uma sólida experiência em testes e medições de comunicações móveis, desde os estágios iniciais do 2G até 5G inclusive. As atividades pioneiras além do 5G já começaram há um ano, quando a Rohde & Schwarz instalou o primeiro receptor de canal de banda ultra larga do mundo para comunicações móveis acima de 100 GHz: https://www.rohde-schwarz.com/_229356-596500.html

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP