www.engenharia-brasil.com
SOURIAU – SUNBANK Connection Technologies

SOURIAU, empresa líder em conectividade para agricultura inteligente

O crescimento da população mundial está a exigir cada vez mais da produção agrícola. Este é um dos maiores desafios da agricultura moderna, atualmente em plena fase de grande transformação. Agora que estão a surgir no mercado equipamentos "inteligentes" e conectados, as respostas para estas necessidades estão agora ao alcance de todos e resolvem simultaneamente preocupações ambientais. A análise de terrenos e culturas em tempo real, a utilização de drones e sistemas de geolocalização, a implementação de software em equipamentos agrícolas e o cultivo em estufas conduziu a novos métodos operacionais e ao desenvolvimento e introdução de novos dispositivos e, consequentemente, à necessidade de conectividade. A SOURIAU opera no setor agrícola há mais de 20 anos fornecendo aos seus clientes em todo o mundo sistemas de interligação completos e constantemente adaptados às evoluções do mercado para ambientes exigentes.

SOURIAU, empresa líder em conectividade para agricultura inteligente

Alexandre Lagrange, gestor de produtos industriais na SOURIAU, explica: "O mercado de equipamentos agrícolas está atualmente a sofrer uma grande transformação. A agricultura está cada vez mais globalizada mas, apesar do seu intenso desenvolvimento, está a aprender a tornar-se mais criteriosa (como acontece com a agricultura integrada) e consciente das preocupações ecológicas. É nesta transformação que a agricultura inteligente é relevante pois permite a análise das necessidades, a otimização das culturas e a melhoria das colheitas, por exemplo, na área da iluminação de culturas em estufas (cultivo interior), um mercado atualmente em ascensão." Foi esta necessidade de aumentar continuamente a produção e a produtividade que levou ao desenvolvimento de lâmpadas cada vez mais inteligentes e sofisticadas. Com novas tecnologias como lâmpadas de LED para hortícolas com capacidade para fornecer espectros variáveis dependendo da fase de crescimento das plantas e consumir menos energia, a iluminação agrícola assistiu a um aumento na atividade e resultados animadores em termos de cultivo sustentável.
Outro exemplo de ajuste de recursos são os sistemas de irrigação inteligentes, capazes de calibrar cuidadosamente a quantidade de água necessária. Sensores inteligentes são distribuídos e geolocalizados com exatidão nos campos para detetar e comunicar a qualidade do solo.
Não obstante, os requisitos dos conectores para estas aplicações interiores e exteriores apresentam características comuns. Os conectores industriais da SOURIAU, como as gamas UTS e UTL (desenvolvidas e classificadas de acordo com as normas UL1977 e IEC61984), são ideais para este tipo de ambientes. Estes produtos resistem a variações extremas de temperatura, entre -40 °C e +105 °C, intempéries (índices de proteção IP68 e IP69K) e aos raios UV (nenhuma alteração mecânica confirmada após 5 anos de exposição).
Graças aos seus materiais devidamente selecionados, estas gamas de conectores de plástico para ambientes exigentes não são afetadas pela pulverização regular de fertilizantes e pesticidas. E com os seus sistemas de bloqueio robustos e fáceis de utilizar, estes produtos proporcionam, entre outras coisas, facilidade de utilização e uma vida útil de 250 ciclos. Estas séries também apresentam facilidade de utilização intrínseca graças a um design de produto adequado para aplicações sobremoldadas ou instalações padrão.

Drones e máquinas agrícolas inteligentes
À medida que as máquinas agrícolas evoluem, os requisitos técnicos também podem evoluir. Por exemplo, podemos falar de veículos com sistemas avançados de assistência para deteção de ervas daninhas que exigem uma ligação de dados de alta velocidade para transferir vídeos HD para o centro de controlo. Para estes tipos de aplicação, será essencial poder contar com transferência de dados de alta velocidade, mas também com proteção de sinal. Os conectores de metal da série JBX ou da série UT0 da Souriau oferecem uma excelente blindagem de sinal e garantem continuidade em 360°. A Souriau também disponibiliza cabos sobremoldados para todos os seus conectores, para oferecer uma proteção ainda melhor dos sistemas em termos de impermeabilidade e robustez.
A Souriau disponibiliza a série micro38999 de conectores especialmente desenvolvidos para integração em drones. O seu tamanho compacto e peso reduzido fazem com que sejam ideais para aplicações com limitações de tamanho e peso, enquanto o mecanismo de acoplamento derivado do padrão militar MIL-DTL-38999 tem capacidade para suportar elevados níveis de impactos e vibrações sem que isso afete o desempenho.

www.souriau.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP