www.engenharia-brasil.com
Baumer

LBFS: Deteção fiável do nível com tecnologia de varrimento de frequência inovadora

O interruptor de nível LBFS da Baumer constitui uma alternativa fiável aos interruptores de nível vibratórios, de utilização amplamente disseminada. O sensor LBFS é igualmente capaz de detetar níveis de materiais viscosos ou secos, podendo ser colocado em depósitos ou condutas, em qualquer posição desejada. O sensor não é influenciado por fluxo, turbulência, bolhas ou espuma, nem por partículas sólidas suspensas. A cabeça do sensor, compacta e suave, resiste à aderência do agente, mesmo que este tenha uma consistência pegajosa. Os tempos de resposta curtos do sensor permitem uma deteção rápida do nível de enchimento, além de uma conformidade rigorosa e segura do referido nível.

LBFS: Deteção fiável do nível com tecnologia de varrimento de frequência inovadora
O interruptor de nível deteta igualmente níveis de agentes contidos em depósitos, recipientes e condutas. Pode ainda ser utilizado para prevenir o transbordamento, proteger contra bombeamento em vazio e separar os agentes com misturas de óleo/água. É adequado para uma vasta gama de áreas de aplicação, incluindo águas domésticas, águas residuais, filtros de aquecimento, ventilação e climatização, sistemas hidráulicos, óleo e gás, bioenergia, granulados de madeira, moinhos de grãos, transporte ferroviário e sistemas de bomba.

O sensor está alojado num corpo de aço inoxidável compacto, extremamente sólido e resistente à corrosão. A sua instalação e fácil, sendo permitida a utilização de fita selante Teflon. Uma configuração adequada é facilitada através da utilização do FlexProgrammer 9701 para PC. Graças aos tempos de resposta curtos, de apenas 0,2 segundos, o interruptor de limite funciona de forma fiável mesmo em processos de enchimento rápido. O dispositivo dispõe de uma ampla gama de temperatura de serviço, entre os -40 e os +115 °C.

O LBFS funciona de acordo com o princípio do varrimento de frequência, utilizando um sinal de alta frequência emitido pelo sensor que deteta uma alteração de fase no agente controlado. Quando o referido sensor deteta um agente com uma constante dielétrica fora da gama definida, é disparado um sinal eletrónico. A elevada sensibilidade do sensor, compatível com uma vasta gama de valores de medição em termos de constantes dielétricas (entre 1,5 e 100), permite uma deteção do nível em todos os tipos de pós, granulados ou líquidos. Mesmo as substâncias mais complexas, como sendo os granulados de poliamida e papel, são passíveis de uma deteção segura. Esta tecnologia dispõe de importantes vantagens adicionais comparativamente com outros métodos de medição, como sendo sensores de vibração tipo garfo, sensores ultrassónicos e óticos: não dispõe de peças móveis e é insensível aos efeitos de variação em termos de condutibilidade, temperatura e pressão. O sensor é ainda adequado para todo o tipo de aplicações que, anteriormente, exigiam vários tipos de dispositivos.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP