www.engenharia-brasil.com
FPT

FPT INDUSTRIAL CONFIRMA SEU COMPROMISSO COM ARTE DURANTE OS EVENTOS LUCI D’ARTISTA E ARTISSIMA

A FPT Industrial, marca líder no setor de powertrain, com o coração de sua produção em Turim, estabeleceu uma parceria com a Artissima para apresentar um projeto especial de Christian Holstad, que combina arte e sustentabilidade, e é uma das principais patrocinadoras da nova instalação de Roberto Cuoghi para o evento Luci d'Artista


Turim, 23 de outubro de 2019

ARTISSIMA             

Christian Holstad - Consider Yourself As A Guest  
(Cornucopia)

Turim, Oval Lingotto (entrada do pavilhão)

Prévia para a imprensa – quinta-feira, 31 de outubro 2019

Aberto ao público –1 a 3 de novembro 2019



LUCI D’ARTISTA      

Roberto Cuoghi – M I R A C O L A

Editado por Carolyn Christov-Bakargiev

Turim, Piazza San Carlo

Abertura – terça-feira, 29 de outubro 2019, 19h30

Exposição pública de 29 de outubro – 12 de janeiro 2020

FPT Industrial, marca global de powertrain da CNH Industrial, e principal patrocinadora do Pavilhão Italiano na Bienal de Arte 2019, reforça seu compromisso com o apoio à arte contemporânea durante dois eventos artísticos na cidade de Turim: Artissima e Luci d’Artista.

A empresa, líder do setor de powertrain, com o coração de sua produção precisamente em Turim, é reconhecida mundialmente por sua “fábrica ecológica” de última geração. A colaboração com os eventos Luci d'Artista e Artissima confirma a visão da marca, que busca focar cada vez mais seu apoio a projetos culturais voltados para inovação, pesquisa e sustentabilidade.

“Esta é uma oportunidade importante para que a nossa marca apoie a vida cultural da nossa cidade; algo que faz parte dos nossos valores e da nossa visão”, afirmou Carlo Moroni, Diretor de Comunicação da FPT Industrial. “O projeto de Christian Holstad no evento Artissima conta a história do compromisso constante da FPT Industrial com a sustentabilidade, uma meta necessária para uma marca que produz motores com tecnologia de ponta que respeitam o ambiente. Por sua vez, o projeto de Roberto Cuoghi, devido à sua característica visionária e ao vínculo com Leonardo da Vinci, uma figura histórica capaz de olhar para o futuro e a inovação de uma forma incomparável, não poderia ter encontrado uma parceira mais entusiasmada como a nossa empresa.

CHRISTIAN HOLSTAD, Consider yourself as a guest, na Artissima 

A FPT Industrial é parceira do evento Artissima 2019, que apresenta a instalação Consider yourself as a guest (Cornucópia) de Christian Holstad (nascido em 1972 em Anaheim, na Califórnia).

Convidado por Milovan Farronato expressamente por causa do seu foco em questões ligadas ao consumidor e seu impacto no mundo, o artista americano criou uma grande cornucópia, símbolo antigo de boa sorte e fartura, produzida totalmente com resíduos plásticos. O significado histórico dessa imagem icônica é distorcido pelo artista, adquirindo um inédito sentido negativo de “excesso”.

O projeto é um reflexo da urgência da resolução do problema da poluição dos oceanos e mares no mundo todo, trazendo literalmente à superfície um assunto muito atual, em vez de ocultá-lo no fundo do mar.  

“Um antigo vizinho tinha uma placa na porta com os dizeres: ‘Considere-se um convidado’”. Passei por essa placa durante anos e isso acabou se tornando, involuntariamente, um mantra,” contou Christian Holstad. “Nossa dependência de plástico não é sustentável. Os efeitos disso estão invadindo os continentes em nossas águas. Consider yourself as a guest (Cornucópia) é um reflexo do nosso impacto no planeta e do nosso papel como consumidores de uma massa plástica que não para de crescer.”

 

Em exposição de 9 de maio a 12 de junho de 2019 na Universidade Ca’ Foscari em Veneza, nas águas do Grande Canal e no pátio da universidade, Consider yourself as a guest (Cornucópia) chegará a Turim e será o principal destaque de uma nova e especial instalação ao ar livre que dará as boas-vindas aos convidados na entrada do evento Artissima.



FPT INDUSTRIAL CONFIRMA SEU COMPROMISSO COM ARTE DURANTE OS EVENTOS LUCI D’ARTISTA E ARTISSIMA

Obra de Christian Holstad – Considere-se um convidado 

A FPT Industrial também está patrocinando o programa de tours guiados Artissima Walk, as visitas ART FOR THE FUTURE que, de sexta a domingo às 15h, darão aos visitantes a oportunidade de descobrir a exposição de uma forma pessoal e empolgante, percorrendo um trajeto focado na pesquisa artística que trata de questões ambientais, desenvolvimento sustentável, proteção da biodiversidade e adaptação à mudança climática.

Por sua vez, na sexta-feira, dia 1º de novembro, às 14h, Christian Holstad participará da conversa Make a Better World Now!, uma oportunidade de aprofundar a relação entre arte e sustentabilidade apresentando a obra Consider yourself as a guest (Cornucópia) e o projeto Red Regatta, da artista Melissa McGill. Vittorio Calabrese, diretor da revista Italian Art, também participará dessa conversa coordenada por Anna Daneri, curadora do programa Meeting Point 2019.


FPT INDUSTRIAL: PRINCIPAL PATROCINADOR DO EVENTO LUCI D'ARTISTA

A FPT Industrial é o patrocinador principal de Luci d’Artista, evento de Turim estabelecido em 1998 e único no mundo por ser uma exposição de arte contemporânea ao ar livre que ilumina as praças e ruas da cidade todos os anos.

M I R A C O L A, a mais recente exposição de Luci d’Artista, com design do artista italiano Roberto Cuoghi (nascido em 1973 em Módena) e curadoria de Carolyn Christov-Bakargiev, é uma experiência sensorial inédita e única em uma das principais praças de Turim, a Piazza San Carlo, onde as luzes de vias públicas e apartamentos privados acenderão e apagarão para criar uma coreografia de luzes que mergulhará os transeuntes em momentos de escuridão absoluta e, em seguida, voltarão a iluminar a praça.

Criada no 500º aniversário da morte de Leonardo da Vinci (em 1519), a obra é um tributo às teorias do mestre sobre a relação entre luz e sombra e se soma a diversas iniciativas com apoio da FPT Industrial que comemoram essa data importante (como a exposição sobre Leonardo da Vinci, O homem é um modelo do mundo, realizada na Gallerie dell’Accademia, em Veneza).


FPT INDUSTRIAL CONFIRMA SEU COMPROMISSO COM ARTE DURANTE OS EVENTOS LUCI D’ARTISTA E ARTISSIMA

Versão para a M I R A C O L A 2019. Cortesia do artista e da Hauser & Wirth. Foto: cortesia do Museu de Arte Contemporânea Castello di Rivoli

Com a exposição M I R A C O L A, mais uma vez Cuoghi cria uma situação em que o papel central do espectador e sua capacidade de interagir com a obra de arte são fundamentais. O artista cria instalações que atuam como dispositivos ou máquinas psicossensoriais que levam o visitante a outro tempo e espaço. Uma abordagem nova, poética e alienante que usa a percepção sensorial do público para expandir ao infinito o potencial da obra.

A obra foi possibilitada pela cidade de Turim, em colaboração com o Museu de Arte Contemporânea Castello di Rivoli (na cidade de Rivoli), com o apoio da IREN (empresa italiana do setor de eletricidade), a Fundação para a Cultura de Turim, Fondazione Contrada, o patrocínio da FPT Industrial e a colaboração generosa da Hauser & Wirth.





  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP