www.engenharia-brasil.com
PROSOFT TECHNOLOGY EMEA

Rádios industriais sem fio oferecem uma solução segura para o sistema automatizado de manipulação do armazém da Tecnorulli

Segurar e mover tubos pesados de metal não é uma tarefa fácil para engenheiros de automação. Segurar e mover tubos pesados de metal… em corredores estreitos de armazéns automatizados… a alta velocidade… é até mesmo… valor! A Tecnorulli decidiu adotar a tecnologia sem fio para esses tipos de aplicações. A opção sem fio se defrontou com algumas de suas características devido ao seu próprio ambiente (tudo é feito de metal no armazém) e mais acima, as partes móveis, as esteiras rolantes que estão navegando pelos corredores por depositar e/ou levar material das prateleiras e corredores, também são feitos de metal. Em resumo, o ambiente de RF é algo de valor que você pode imaginar para aplicações sem fio robustas, seguras e confiáveis. Não obstante, a Tecnorulli quis superar o desafio e decidiu adotar a tecnologia sem fio, com um objetivo: melhorar qualidade e o tempo de resposta para servir melhor os seus clientes. Os rádios industriais RadioLinx da ProSoft Technology eram a chave para solucionar as dificuldades de comunicação que a Tecnorulli estava enfrentando em seu armazém automatizado.

Rádios industriais sem fio oferecem uma solução segura para o sistema automatizado de manipulação do armazém da Tecnorulli
A companhia italiana Tecnorulli é a principal fabricante de rolos e maquinaria para transportadores. Localizada em S. Giovanni Lupatoto na província de Verona, a Tecnorulli é produtora de rolos e maquinaria para transportadores há 35 anos (www.tecnorulli.com). Desenvolvimento tecnológico constante e resposta rápida e precisa para seus clientes, e a grande flexibilidade de produção são os pilares da estratégia corporativa da Tecnorulli. Para esse fim, um sistema automatizado de manipulação de armazém era crucial para o desempenho global da companhia.

Com o passar do tempo a Tecnorulli gradualmente adquiriu a experiência específica que a trouxe ao topo em seu segmento. Na realidade, a companhia produz maquinário projetado para resistir às condições mais severas de funcionamento (pedreiras, minas, indústrias de mármore, usinas de açúcar, salinas, maquinário para construção de estradas, fundições, fábricas de cimento, etc.) e também produtos de alta tecnologia usados nas mais modernas fábricas automatizadas (linhas transportadoras mecânicas, plantas de engarrafamento, embalagem, carregamento de pallets, indústria química e farmacêutica, etc.). A Tecnorulli também fabrica rolos de roda inativos que são projetados para assegurar funcionamento seguro especialmente até mesmo sob condições extremamente hostis. A oferta é completada por sua série de produtos em PVC e poliamida para carregamento em luz média, que combine grande flexibilidade de aplicação, completa não-toxicidade, ausência de ruídos e faíscas, com a resistência para agentes atmosféricos típicos de rolos de aço galvanizados.

A importância da comunicação

Como a automação de armazéns envolve transportadores móveis, era necessário um sistema de comunicação via rádio industrial. Depois de uma tentativa malsucedida com uma opção anterior, a Tecnorulli encontrou uma solução segura com a ProSoft Technology: "Como você pode imaginar, o tempo de manutenção na produção é um grande problema em nosso negócio", explicam o Supervisores da planta da Tecnorulli. "Por muito tempo temos lutado com um problema em nosso armazém automatizado de matérias-primas. Nós tivemos que transportar tubos de metal de um modo perfeitamente seguro. Nós contatamos a ProSoft Technology para ver se poderíamos trazer os rádios industriais. O sócio da ProSoft na Itália, a ATTI, localizado perto de Perugia em Ponte San Giovanni, instalou os rádios e o assunto foi rapidamente resolvido."

"Nosso problema era que nós não conseguimos que as duas máquinas no armazém se conectassem corretamente. Tivemos problemas para conectar as duas máquinas, mas graças ao uso dos rádios RLX-FHS da ProSoft Technology pudemos resolver o assunto e eliminar os bloqueios do armazém. Não tivemos mais problema algum desde que instalamos os rádios industriais da ProSoft e o fluxo de trabalho foi indubitavelmente beneficiado.”

“Para ajudar nosso cliente na escolha, podemos, em alguns casos, emprestar os rádios industriais durante um mês para que vejam em primeira mão que a nossa solução se ajusta perfeitamente às suas necessidades", explica Giuseppe Vencesclai, CEO da ATTI.

Facilidade de uso e confiabilidade
Neste caso, três rádios RLX-FHS da ProSoft Technology foram instalados no armazém da Tecnorulli. Estes rádios são projetados para reduzir custos de engenharia e instalação de redes seriais (neste caso, mas poderia ser Ethernet) para automação industrial nos ambientes mais difíceis, como um armazém para partes de metal.

"Nossos clientes costumam nos informar que as soluções sem fio da ProSoft Technology oferecem alta confiabilidade e que são muito fáceis de implementar", explica Aurélien Fabre, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para a Itália da ProSoft Technology, "e essas soluções contribuem, em grande parte, para um excelente retorno de investimento."

Esta nova geração nova de rádios industriais é extremamente fácil usar e a ProSoft Technology trabalhou particularmente na sensibilidade dos receptores e na filtragem dos algoritmos. Dessa forma, os usuários finais podem contar com operação mais efetiva em ambientes onde os níveis de interferência são altos e também podem reservar uma distância maior para os rádios.

Com os rádios Frequency Hopping (FHSS) da ProSoft Technology, a taxa de transferência de dados entre dispositivos de interface serial varia de 19.2 Kbps a 230 Kbps (até 3.000 Mbps para a versão Ethernet). Esses rádios RadioLinx operam na freqüência de largura de banda de 2.4 GHz ou 900 MHz (dependendo dos regulamentos do país). A tecnologia Frequency Hopping desses rádios oferece às redes sem fio um nível muito alto de segurança, imunidade quase total para interferência e uma gama muito extensa (5-10 km na Europa, e até 24 ou 48 km na América do Norte, de acordo com a energia emitida autorizada que depende de regulamento de cada país).

O ControlScape, uma aplicação de software fácil de usar que controla a configuração da rede e o diagnóstico avançado, é oferecida gratuitamente pela ProSoft Technology. Este software monitora variáveis como força de sinal, dados transmitidos, número de redes conectadas, etc., para ajudar os usuários finais instalar e manter a sua própria rede.

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP