A Rohde & Schwarz é pioneira no futuro da Ethernet automotiva usando soluções 10BASE-T1S da Analog Devices
A Rohde & Schwarz, membro do órgão setorial IEEE e da OPEN Alliance, está acelerando o desenvolvimento da nova variante Ethernet automotiva 10BASE-T1S, oferecendo conformidade e opções de trigger e decodificação.
www.rohde-schwarz.com

A Analog Devices, Inc. (ADI), líder global em semicondutores que conecta os mundos físico e digital para permitir avanços na Intelligent Edge, é uma das principais fornecedoras de soluções de conectividade no setor automotivo. A Rohde & Schwarz trabalhou com a ADI para usar o osciloscópio R&S MXO séries 4 e 5 com a opção R&S MXOx-K560 para decodificar a comunicação 10BASE-T1S. O barramento Ethernet 10BASE-T1S para Edge, denominado E2BTM pela ADI, oferece uma implementação de nó de borda de baixa complexidade e alta flexibilidade para aplicações automotivas. O osciloscópio, conhecido por sua rápida taxa de atualização e memória profunda, é proficiente na captura, trigger e decodificação rápida de pacotes, além de capturar tanto o panorama geral quanto os mínimos detalhes de sinais elétricos com precisão incomparável. Ele também é capaz de detectar falhas intermitentes no barramento de comunicação com aquisições rápidas.
A 10BASE-T1S (IEEE 802.3cg) é um tipo de tecnologia de rede Ethernet projetada para uso em aplicações automotivas e industriais, e os produtos 10BASE-T1S E2B™ da ADI permitem soluções de conectividade de nós de borda Ethernet baseadas em hardware altamente otimizadas e flexíveis. A nova variante não apenas introduz uma nova velocidade mais baixa de 10 Mbps em distâncias de 25 metros ou mais, mas também adiciona novos recursos, como transmissão multiponto, eliminando assim a necessidade de um switch. Ao eliminar a necessidade de microcontroladores nos nós de borda, a solução E2B™ da ADI permite a centralização de todo o software para ajudar a viabilizar arquiteturas zonais de última geração e veículos definidos por software (SDVs). Esse avanço tecnológico é particularmente aplicável para conectar sensores e atuadores em toda a carroceria do carro, trem de força e além a um controlador de domínio ou zonal.
Nos osciloscópios da série R&S MXO, os pacotes decodificados são exibidos em código de cores, facilitando a identificação de mensagens de protocolo cruciais pelos engenheiros da ADI, como quadros Beacon, Commit e MAC. Isso permite uma validação de testes mais eficiente, ajudando a reduzir o tempo de lançamento no mercado. O 10BASE-T1S aproveita a nova tecnologia PLCA (Physical Layer Collision Avoidance), tornando essencial a verificação do tempo e do desempenho de vários nós conectados à rede. O alinhamento temporal de todos os quadros decodificados com a forma de onda capturada simplifica a depuração e facilita medições precisas de tempo. Os engenheiros da ADI podem alternar entre várias representações de dados, como símbolos DME, embaralhados ou desembaralhados, fornecendo insights valiosos sobre o tráfego de rede capturado.
A tecnologia Ethernet 10BASE-T1S oferece vantagens adicionais ao suportar um grande número de nós em uma única rede, tornando-a ideal para sistemas complexos. Seu curto alcance e baixa taxa de dados a tornam energeticamente eficiente e econômica. A abordagem inovadora da ADI para 10BASE-T1S garante que os SDVs possam entregar valor real aos OEMs, reduzindo os fatores de forma, cortando custos na borda, diminuindo os tempos de inicialização e oferecendo bounded low latency, economia de energia, registro de data e hora e atuação temporizada, para que todos os nós do sistema sejam sincronizados e operem perfeitamente.
Fionn Hurley, da ADI, comentou: “A ADI utiliza osciloscópios Rohde & Schwarz, fornecendo medições confiáveis e precisas para nossa solução 10BASE-T1S, líder do setor. Isso reforça nosso compromisso em oferecer soluções tecnológicas robustas e de alta qualidade aos nossos clientes. A ADI adota uma abordagem holística para o projeto de sistemas e entende a complexidade dos desafios enfrentados por nossos clientes, ajudando-os a superá-los. Estamos ajudando a impulsionar a indústria automotiva em direção a um futuro mais inteligente e eficiente”.
Com o osciloscópio da série R&S MXO, os engenheiros podem aproveitar ainda mais sua capacidade de alto desempenho para depurar seu link de comunicação 10BASE-T1S. Ferramentas de depuração padrão, como o modo espectro, triggers de zona e aquisições rápidas, facilitam a detecção de anomalias no barramento. Além disso, o uso da capacidade do MXO de realizar medições 10BASE-T1S em conformidade com os padrões IEEE 802.3cg e as especificações OPEN Alliance TC14 permite que a indústria automotiva garanta o desempenho e a interoperabilidade dessa crescente tecnologia de rede automotiva.
www.rohde-schwarz.com