www.engenharia-brasil.com
HAIMER

HAIMER terá o seu Toolroom com WinTool e o Sistema Toolbase no futuro

O Grupo Haimer acaba de adquirir 25% da WinTool AG e estabeleceu uma parceria estratégica com o Grupo TCM, o qual concedeu à HAIMER os direitos de distribuição global para WinTool e Toolbase.


Antes da tomada dessa decisão de participação nesta empresa, WinTool e Toolbase foram introduzidos e rigorosamente testados em uso contínuo na própria produção, mostrando excelentes resultados em tempo recorde. No futuro, a TCM contará com a HAIMER como fornecedor estratégico na área de porta-ferramentas, equipamentos de indução térmica, balanceamento e dispositivos de pré-ajuste, em seu negócio principal de Gerenciamento de Ferramentas.

O gerenciamento de ferramentas está se tornando cada vez mais importante em empresas produtivas. A HAIMER, um player global e líder de mercado em fixação e pré-ajuste de ferramentas, oferece soluções inovadoras para sala de ferramentas há anos, nas quais os equipamentos de indução térmica, balanceamento e medição preset da HAIMER garantem alta eficiência.

Na EMO 2023, a HAIMER deu um passo importante, apresentando desde então sua solução completa de sucesso em torno das máquinas para usinagem, que consiste no software WinTool, um sistema independente de gerenciamento de ferramentas, e Toolbase, um sistema de armazenamento de ferramentas automatizado e sistema de gerenciamento e controle. Para realizar isso, a HAIMER estabeleceu uma parceria de competência com o Grupo TCM, que inclui a WinTool AG e a Achterberg GmbH, que há muitos anos construiram uma excelente reputação, desenvolvendo e fabricando as soluções WinTool e Toolbase. Agora, a parceria foi estrategicamente ancorada pela participação de 25% na WinTool AG e consolidada por meio de acordos adicionais de distribuição global. Isso permite que a HAIMER ofereça e distribua ambas as linhas de produtos para seus parceiros comerciais e clientes em todo o mundo.

O CEO da TCM, Markus Temmel, está entusiasmado com o novo parceiro e investidor âncora na WinTool AG e com a colaboração global com a HAIMER: "Em 2023, trabalhamos intensamente juntos e conseguimos alcançar sucessos significativos em tempo recorde. O portfólio de produtos da HAIMER e do Grupo TCM se complementam perfeitamente, e nossa compreensão compartilhada das necessidades de nossos clientes levará a soluções integradas ainda mais eficazes. Ambos os parceiros representam soluções práticas e de qualidade, alinhadas a longo prazo para o benefício do cliente. Além disso, estamos convencidos de que a linha de produtos da HAIMER enriquecerá nossa oferta de serviços no campo do Gerenciamento de Ferramentas, fortalecendo nossa posição de liderança no mercado. Todos os clientes de Gerenciamento de Ferramentas da TCM globalmente se beneficiarão disso no futuro. Estamos ansiosos para consolidar a parceria estratégica e damos as boas-vindas calorosas à HAIMER como sócia na WinTool.

Oferta para Gerenciamento Digital de Ferramentas
Sr.Andreas Haimer, Presidente do Grupo HAIMER, explica: A parceria estratégica com a TCM e a participação na WinTool se alinham perfeitamente à nossa estratégia: queremos oferecer aos nossos clientes em todo o mundo um conceito global consistente em relação à digitalização e automação do Gerenciamento de Ferramentas. Isso requer produtos de fácil implementação e soluções de software intuitivas que permitam aos usuários aumentar a produtividade em sua produção. Com nossos novos produtos WinTool e Toolbase, somos capazes de oferecer aos nossos clientes a melhor solução completa no mercado. Em um tempo recorde de apenas quatro meses, implementamos os sistemas em nossa própria produção, que conta com mais de 200 máquinas CNC. Nossas experiências foram positivas, o excelente feedback dos clientes na EMO 2023 e a colaboração confiável com a equipe da TCM nos fortaleceram para dar o próximo passo com WinTool e TCM.

Software implementado em nossa própria produção
Como sempre, a HAIMER testa inicialmente novos produtos que pretendem se estabelecer no mercado em suas próprias instalações de produção. “Somos uma empresa de usinagem que produz até 4.000 porta-ferramentas todos os dias em nossa sede em Igenhausen e na fábrica vizinha de Motzenhofen. Também produzimos nossos próprios relógios de medição 3D, equipamentos de indução térmica, balanceamento e medição pre-set. Por isso, também estamos muito interessados em otimizar constantemente a nossa gestão de ferramentas”, explica Sr.Andreas Haimer.
A HAIMER conseguiu introduzir o software WinTool incluindo o sistema de saída Toolbase com rede totalmente integrada aos equipamentos HAIMER em um tempo muito curto. “A fácil implementação destes produtos já é um primeiro fator importante”, explica Sr.Stefan Echle, Chefe de Gestão de Produtos da HAIMER, que atuou como gerente de projeto e interface entre fornecedores, TI, predefinição de ferramentas e produção durante a introdução. “Em um curto período de tempo, inserimos todas as ferramentas, peças de reposição e itens C que possuímos – pelo menos 10.000 itens – em um banco de dados central do WinTool e também digitalizamos todo o conhecimento da HAIMER para cada trabalho. Isso significa que está sempre disponível para nós, independentemente do usuário. Nós também conectamos nosso armário de armazenagem vertical de grande porte com o sistema Toolbase e em adicional gavetas com sistema de travamento/segurança, possibilitando uma rede de fornecimento centralizada para os consumíveis de nossa produção.

O treinamento dos funcionários confirmou que o software é muito prático. “Não há detalhes desnecessários na interface do usuário, ela se concentra no essencial”, confirma Sr.Stefan Echle. “Os funcionários de produção e os preparadores de ferramentas podem lidar com isso, sem problemas.

Quais são os recurcos do WinTool?
Como uma solução de software para gerenciamento de ferramentas e dados, o WinTool permite a coleta e uso de dados de ferramentas, master e como também programas e processos de máquinas CNC. Graças à estrutura modular, o usuário pode “começar aos poucos” com o WinTool, diz Sr.Stefan Echle, “inicialmente inserindo apenas suas ferramentas de fresamento e porta-ferramentas. Este é o primeiro passo: coletar e ajuste fino dos dados de cada ferramenta.” Para que isso possa ser feito de maneira fácil e eficiente, o WinTool fornece um banco de dados aberto através do qual os dados existentes podem ser importados de outras biblioteca de dados. Os dados 2D e 3D fornecidos online pelos fabricantes também podem ser facilmente importados para o sistema.

Esta primeira ação, fornece ao usuário uma visão geral de quais ferramentas e ferramentas gêmeas, estão disponíveis na produção e onde estão localizadas. Numa segunda etapa, ele pode ajustar o estoque inicial e otimizar ainda mais seu estoque de ferramentas com base no consumo determinado ao longo do tempo.
“As respectivas vidas úteis da ferramenta também podem ser armazenadas no WinTool, o que é essencial para a maximização da ferramenta na usinagem”, diz Sr.Stefan Echle, acrescentando outro ponto forte do sistema: “Montar ferramentas completas em 3D é muito mais fácil no WinTool do que em um sistema CAM.” Para a posterior transferência para CAD/CAM, o WinTool oferece 25 interfaces diretas para todos os sistemas comuns – ideal para empresas como a HAIMER que utilizam vários sistemas CAD/CAM. Sr.Thimo Rotter, Gerente de Vendas de Área da WinTool, explica: “O WinTool é a central ideal para todos os dados de ferramentas e através da rede com CAM, ERP, base de ferramentas, dispositivo de medição e outros sistemas de software, o cliente tem acesso a dados consistentes e relevantes a qualquer momento e em qualquer lugar."

É claro que o WinTool pode fazer muito mais e a HAIMER expandirá gradualmente seu uso. O software é adequado como biblioteca de recursos, bem como para gerenciamento de dados e processos CNC e ainda como gerenciamento de estoque. O benefício: tempos de programação e configuração otimizados, inventário de ferramentas reduzido, documentação integrada e, em última análise, maior produtividade.

Encontre a ferramenta certa com rapidez e segurança – graças ao HAIMER Toolbase
O complemento perfeito para o sistema de gerenciamento de ferramentas é o sistema de dosagem inteligente Toolbase, um sistema de dosagem de ferramentas fácil de usar e suportado por software. “Também equipamos nossos armários de distribuição existentes com o software Toolbase”, explica Sr.Stefan Echle, “e estamos muito satisfeitos. O sistema de produção nos poupa de processos dispendiosos, como a busca pela ferramenta certa, o controle contínuo de estoque e a determinação de requisitos.”

Idealmente, o Toolbase é combinado como um módulo de logística do WinTool, pois a interface está disponível e foi testada incessantemente. O Toolbase também pode ser combinado com outros sistemas de gerenciamento ou, como solução básica, operado virtualmente manualmente com gerenciamento de lista de peças. Sr.Stefan Echle destaca que, para pequenas e médias empresas, a combinação de um equipamento de medição de ferramentas HAIMER Microset com um armário de armazenamento Toolbase é uma solução interessante: “Com uma administração simplificada, mas com armazenamento automatizado, muitos processos podem se tornar mais enxutos e eficientes. ”

O software Toolbase permite o acesso do usuário e a pesquisa por meio de código de barras, chip RFID ou entradas manuais e permite que ferramentas e consumíveis sejam removidos sempre corretamente, sem uma longa pesquisa. Os ganhos em termos de tempo e confiabilidade do processo são visíveis desde o primeiro dia. Os dados exatos de consumo também criam transparência e são a chave para uma gestão de armazém mais eficiente e para uma redução nos custos de armazenamento. “Já conseguimos reduzir nossos estoques nos primeiros meses e a nossa previsão é que o investimento nos sistemas WinTool e Toolbase tenham o pay-back em um período de 6 à 12 meses”, afirma Sr.Manfred Mayr, Gerente Industrial que trabalha há mais de 45 anos na HAIMER. “Desde o primeiro minuto fiquei impressionado com a simplicidade da interface do WinTool e do Toolbase, bem como com a operação intuitiva das soluções de software. Os operadores das nossas, mais de 120 máquinas CNC na fábrica de Motzenhofen adquirem eles próprios os seus consumíveis através dos sistemas de armazenagem. A solicitação automática dos sistemas Toolbase de ferramentas garante que sempre haja ferramentas suficientes em estoque e que possamos nos concentrar totalmente na produção, de cerca de 4.000 porta-ferramentas por dia.

Sala de gerenciamento digital e eficiente com a HAIMER
Para o nosso Diretor Geral Sr.Andreas Haimer, WinTool e Toolbase são elementos importantes na digitalização da produção CNC: “Nós nos beneficiamos da nossa própria produção e ganhamos experiência que temos prazer em transmitir aos nossos clientes. Estamos convencidos de que o gerenciamento de ferramentas com nossos produtos analógicos e digitais HAIMER continuará a ganhar importância com o aumento da automação. Todos os sistemas são modulares e assim cada empresa pode escolher a forma certa de começar a digitalizar a sua própria produção.”

É por isso que no futuro todos os equipamentos de medição pre-set HAIMER Microset poderão ser complementados com WinTool, como padrão. Se os dados master estiverem disponíveis no WinTool, uma ferramenta digital pode ser criado e utilizado para simulações em apenas alguns minutos e de forma totalmente descomplicada.
No que diz respeito aos dados master das ferramentas e porta-ferramentas HAIMER, a empresa preparou todos os parâmetros, dados STEP e DXF de acordo com DIN 4000 e ISO 13399. Os dados estão disponíveis para download no site da HAIMER e na plataforma de dados Tooltracer.


HAIMER terá o seu Toolroom com WinTool e o Sistema Toolbase no futuro
HAIMER e TCM firmaram uma parceria estratégica e de competências de longo prazo. Sr.Markus Temmel (à direita), CEO do Grupo TCM, e Sr.Andreas Haimer (à esquerda), Presidente do Grupo Haimer, estão ansiosos para intensificar ainda mais sua colaboração. A HAIMER adquiriu uma participação de 25% na WinTool AG, que pertence ao Grupo TCM, e no futuro venderá os sistemas de distribuição de ferramentas WinTool Tool Management e Toolbase em todo o mundo. Em troca, a TCM fortalece a sua posição de mercado na área de negócio de gestão de ferramentas ao adicionar a gama de produtos HAIMER


HAIMER terá o seu Toolroom com WinTool e o Sistema Toolbase no futuro
Sr.Thimo Rotter (à esquerda), gerente de vendas de área da WinTool AG, e Sr.Stefan Echle (à direita), chefe de gerenciamento de produtos da HAIMER, estão satisfeitos com a implementação bem-sucedida do sistema de gerenciamento de ferramentas WinTool na HAIMER, na grande fábrica de usinagem em Motzenhofen.


HAIMER terá o seu Toolroom com WinTool e o Sistema Toolbase no futuro
“Já conseguimos reduzir nosso estoque nos primeiros meses e estimamos que o investimento nos sistemas WinTool e Toolbase se pague em um período de 6 à 12 meses”, afirma Sr.Manfred Mayr, gerente de fábrica da fábrica de Motzenhofen. há mais de 45 anos empregado na HAIMER


HAIMER terá o seu Toolroom com WinTool e o Sistema Toolbase no futuro

Com o novo WinTool Tool Management e o sistema de armazenamento de ferramentas Toolbase, a HAIMER cria continuidade digital e analógica consistência do processo na sala de ferramentas. Os clientes agora podem obter todos os componentes cruciais para maior eficiência e produtividade na sala de ferramentas de uma única fonte.

www.haimer.com


 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP