www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

Rohde & Schwarz utiliza a tecnologia da Analog Devices para desenvolver uma solução de teste de produção para sistemas de gerenciamento de bateria sem fio

A Analog Devices, Inc. (ADI) e a Rohde & Schwarz estão ajudando a indústria automotiva a adotar a tecnologia de sistema de gerenciamento de bateria sem fio (wBMS), que traz vantagens técnicas, ambientais e de custo em comparação com sistemas de gerenciamento de bateria com fio (BMS).

Rohde & Schwarz utiliza a tecnologia da Analog Devices para desenvolver uma solução de teste de produção para sistemas de gerenciamento de bateria sem fio
Com esta configuração de teste, é possível conduzir e executar rapidamente a calibração necessária do módulo wBMS, além dos testes do receptor, transmissor e CC.

Uma nova solução de teste automatizado é adaptada para verificação e testes de produção em massa de testes de dispositivos sem fio. Este desenvolvimento baseia-se nos esforços existentes para testes de robustez de RF do wBMS.

O sistema de gerenciamento de baterias (BMS) é um dos componentes mais vitais de um veículo elétrico (VE), garantindo um gerenciamento segur e eficiente da bateria e, assim, influenciando a segurança, a autonomia e o desempenho dos VEs. Os BMS tradicionais são sistemas com fios que limitam a flexibilidade do projeto e a escalabilidade da produção de VE, bem como aumentam o peso do veículo. Uma abordagem mais avançada é realizar a comunicação entre o Controlador de Monitoramento de Célula (CMC) para cada módulo de bateria e o Controlador de Gerenciamento de Bateria (BMC) sem fio. Isto simplifica a montagem, manutenção e troca de células, resultando em vantagens de custo e esforço. Além disso, economiza espaço e proporciona redução de peso no veículo.

A ADI, líder global em semicondutores e pioneira em tecnologia de gerenciamento de baterias, desenvolveu um wBMS completo. O wBMS da ADI, atualmente em produção em múltiplas plataformas de VE, é o primeiro wBMS em conformidade com ISO21434 CAL4 que atende aos mais rigorosos padrões de segurança cibernética. Ele também atende aos altos requisitos de desempenho e robustez de RF para maximizar a capacidade da bateria e o valor da vida útil.

Sistema de teste automatizado ultracompacto para linhas de produção
A Rohde & Schwarz, juntamente com a ADI, desenvolveu um sistema ultracompacto de equipamento de teste automatizado (ATE) para wBMS. Com esta configuração de teste, a calibração necessária do módulo wBMS, os testes de receptor, transmissor e CC podem ser conduzidos rapidamente e executados de forma confiável para verificação em laboratório, bem como para testes de produção para alto rendimento. Ele consiste no testador de comunicação de rádio R&S CMW100, da estrutura de software de teste automatizado sem fio R&S WMT e da nova plataforma universal de teste e medição R&S ExpressTSVP. Devido ao teste irradiado, o dispositivo em teste (DUT) é colocado em um ambiente livre de interferências, como a caixa blindada de RF R&S TS7124.

Solução de gravação e reprodução para testes de robustez de RF de BMS sem fio
Para testes de robustez de RF, a Rohde &Schwarz e a ADI trabalharam juntas para obter uma solução de gravação off-the-air para capturar o espectro de RF do mundo real. Eles então reproduziram no laboratório para confirmar a operação correta do wBMS em ambientes de RF exigentes. Esta solução da Rohde & Schwarz permite uma verificação realista, repetível e eficiente de dispositivos sem fio. Durante vários testes em diversos ambientes de RF complexos, um analisador de sinal e espectro R&S FSW monitorou o espectro de RF e o enviou para um gravador de dados I/Q de banda larga R&S IQW. Para reproduzir os perfis de espectro gravados em laboratório, o R&S IQW é conectado a um gerador de sinal vetorial R&S SMW200A.

Do laboratório de desenvolvimento à linha de produção, a Rohde & Schwarz oferece um portfólio abrangente de soluções de teste para wBMS.

Juergen Meyer, vice-presidente do segmento de mercado automotivo da Rohde & Schwarz, afirma: “Aplicamos nosso conhecimento técnico líder de mercado para desenvolver soluções inovadoras durante todo o ciclo de vida, desde o pré-desenvolvimento até a produção. Estamos contentes por estarmos trabalhando com a ADI para mitigar os desafios dos testes de wBMS, desde P&D até a produção em massa, maximizar a robustez e o desempenho dos wBMS e ajudar a permitir que a indústria automotiva cumpra o potencial oferecido pelos wBMS”.

A Rohde & Schwarz apresentará sua solução wBMS na feira de negócios CES 2024 em Las Vegas, de 9 a 12 de janeiro de 2024, no estande 6567 no Salão Oeste.

www.rohde-schwarz.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP