www.engenharia-brasil.com
Petrobras News

PETROBRAS INVESTE EM ROBÔS PARA AUTOMATIZAR INSPEÇÕES OFFSHORE

A solução robótica é a única com pernas articuladas e à prova de explosão.

PETROBRAS INVESTE EM ROBÔS PARA AUTOMATIZAR INSPEÇÕES OFFSHORE

A Petrobras investirá US$ 4 milhões na aquisição de robôs da ANYbotics, capazes de inspeções visuais autônomas. Os dados obtidos nas missões de inspeção do ANYmal X permitirão destacar equipes com maior eficiência e segurança nas rotinas de manutenção. A Petrobras receberá em 2024, seis unidades do ANYmal X, para testes e desenvolvimento em suas instalações.

“A Petrobras tem a expectativa de qualificar o ANYmal X para automatizar atividades rotineiras de inspeção, aprimorando a capacidade de monitoramento de ativos. Atualmente, o ANYmal X é a única solução robótica com patas articuladas e à prova de explosão no mundo; constituindo um marco para a inspeção em áreas consideradas de risco”, afirma o gerente setorial que lidera o Centro de Excelência em Robótica (COE) da Petrobras, Gustavo Levin.

A Petrobras faz parte do Early Adopters Program da suíça ANYbotics, no qual colaboram grandes conglomerados de Óleo e Gás, e Petroquímica, visando testar a efetividade e avaliar estratégias de implantação dos robôs autônomos.

“Além de desenvolver pesquisas próprias, a Petrobras também firma parcerias que visem o aprimoramento de inovações. Este é um círculo virtuoso, que produz conhecimento, impulsiona a indústria e beneficia a sociedade”, avalia a gerente executiva do Centro de pesquisas da Petrobras, Maiza Goulart.

ANYmal X

ANYmal X é equipado com câmera de alta resolução, imageamento a laser, sensor de gases, câmera térmica e microfone direcional de amplo espectro. Esses componentes permitem o mapeamento da instalação em imagens e nuvens de pontos 3D, bem como a verificação de anomalias: ruído de equipamentos; temperatura em painéis elétricos; detecção de vazamentos; conferência de posição de válvulas, leitura local de instrumentos, e a presença de itens obrigatórios de segurança da planta.

Após as inspeções, as imagens captadas são transmitidas por comunicação sem fio (WiFi ou 4G LTE) para bases de dados, podendo futuramente ser verificadas automaticamente por inteligência artificial. Isto reduzirá o trabalho repetitivo, permitindo às equipes máximo foco nas intervenções onde realmente necessárias, seja em refinaria ou plataforma de exploração.

ANYmal X é capaz de realizar suas missões de forma autônoma ou telecomandada, podendo ser designado para adentrar áreas de maior periculosidade ou sinistros. Eventualmente poderá ser utilizado para guiar contingentes para áreas seguras em condições adversas.

www.petrobras.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP