www.engenharia-brasil.com
ABB News

COBOTS YUMI DA ABB ALIVIAM ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA PARA FORNECEDOR DE ALUMÍNIO

Cobots de braço duplo reduzem o tempo de montagem, aumentam a produtividade em 20% e aumentam a flexibilidade.

COBOTS YUMI DA ABB ALIVIAM ESCASSEZ DE MÃO DE OBRA PARA FORNECEDOR DE ALUMÍNIO

Os cobots YuMi® da ABB estão permitindo o “reshoring” (retomada dos processos industriais em caráter nacional) da produção e ajudando a enfrentar os desafios apresentados pela escassez de mão de obra para a SUS Corporation, um importante fornecedor de estruturas de alumínio e componentes de alumínio fundido para a indústria automotiva e outras indústrias de manufatura.

“O reshoring é cada vez mais visto como uma forma de enfrentar os desafios das cadeias de fornecimento disruptivas e da incerteza, mas pode introduzir complexidades próprias”, disse Joerg Reger, Diretor Geral da linha de negócios Automotivo da ABB Robótica. “Nossa gama de soluções de automação flexíveis pode ajudar a resolver isso, e estamos muito satisfeitos em ver que o SUS está se beneficiando de economias de tempo significativas, maior eficiência de produção e capacidade de adaptação rápida a cenários de fornecimento em constante mudança. Isso demonstra como a automação não é mais exclusiva dos grandes OEMs.”

Na sequência de rupturas significativas nas cadeias de abastecimento globais nos últimos anos, a SUS Corporation optou por retomar a produção doméstica em Shizuoka, no Japão, para gerir melhor os seus prazos de entrega e introduzir maior flexibilidade. No entanto, a natureza manual e repetitiva do processo de produção, juntamente com a crescente escassez de mão-de-obra, tornou difícil para a empresa recrutar e reter trabalhadores suficientes para atingir os volumes de produção necessários.

A solução – uma série de robôs colaborativos YuMi com dois braços – reduziu o tempo de montagem, aumentou a produtividade em 20% e introduziu a flexibilidade necessária em resposta às flutuações na procura. A empresa espera obter o retorno do seu investimento dentro de dois anos.

A solução automatizada foi desenvolvida utilizando o software de simulação RobotStudio® da ABB para projetar e otimizar a operação em um espaço virtual, antes da implantação no mundo real. A simulação verificou que os sete eixos de movimento por braço do YuMi foram capazes de replicar as complexas ações de torção necessárias durante o processo de montagem. Os cálculos precisos do RobotStudio para volumes de produção alcançáveis ​​também facilitaram para o SUS tomar decisões informadas sobre seu investimento. A empresa está agora investigando a adição de mais células para outros produtos e a automatização de outros processos.

“Os robôs assumiram tarefas monótonas e repetitivas, permitindo que os trabalhadores fossem transferidos para tarefas mais gratificantes, como a gestão de operações. O novo sistema também tornou possível operar à noite com menos trabalhadores, com o número de máquinas de montagem dedicadas em operação reduzida de 11 para cinco”, disse Akihiro Taki, gerente da equipe de fundição sob pressão, na unidade da SUS Corporation em Shizuoka.

A recente pesquisa Automotive Manufacturing Outlook da ABB descobriu que quase um terço (31%) de todos os entrevistados listou a escassez de mão de obra entre os seus três principais desafios, enquanto 35% classificou a mão de obra como a área mais preocupante quando se trata de aumento de custos.

www.new.abb.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP