www.engenharia-brasil.com
Rohde & Schwarz

A União Internacional de Telecomunicações (International Telecommunication Union - ITU) aprovou o Teste de Interatividade da Rohde & Schwarz como uma metodologia de teste. Quando comparado aos métodos de teste padrão, o Teste de Interatividade fornece uma

.

A União Internacional de Telecomunicações (International Telecommunication Union - ITU) aprovou o Teste de Interatividade da Rohde & Schwarz como uma metodologia de teste. Quando comparado aos métodos de teste padrão, o Teste de Interatividade fornece uma
Legenda: A ITU aprovou o Teste de Interatividade da Rohde & Schwarz como uma metodologia de teste para identificar problemas de rede que afetam os serviços interativos e em tempo real.

A ITU aprovou recentemente o Teste de Interatividade da Rohde & Schwarz como um procedimento de teste padronizado, definido na Recomendação ITU-T G.1051. As operadoras de redes móveis que integram o Teste de Interatividade em seu ecossistema de testes podem contar com a Rohde & Schwarz para fornecer soluções completas para todos os aspectos do teste.

Em 2019, a Rohde & Schwarz apresentou seu inovador Teste de Interatividade para ajudar as operadoras de rede móvel a atender às necessidades de aplicações interativas e em tempo real, que estavam se tornando cada vez mais relevantes. O 5G permite um novo conjunto de serviços, tanto para usuários individuais quanto para aplicações industriais e automotivas. Extrema confiabilidade e interação em tempo real são fatores-chave para esses serviços. Ao medir a latência de dados de ida e volta, variações de atraso de pacotes, taxas de erros de pacotes e taxas de bits de verificação, o Teste de Interatividade pode identificar problemas de rede específicos que afetam a qualidade e a confiabilidade dos serviços interativos e em tempo real. A abordagem é mais integrativa e escalável em relação aos testes de desempenho de rede legados que normalmente se concentram em velocidades de transferência de dados ou produtividade de rede.

O Teste de Interatividade mede a latência em condições reais de carga de rede. Os padrões de carga podem ser ajustados para casos de uso específicos. Todas as informações da camada inferior sobre o nível de serviço do pacote estão disponíveis e uma avaliação over-the-top gera uma pontuação de interatividade de rede para um caso de uso específico. As informações do teste podem ajudar a identificar gargalos na transmissão de dados. O Teste de Interatividade é mais granular do que os testes de dados legados e ajuda a otimizar a infraestrutura de rede para casos de uso interativos e em tempo real, garantindo a conformidade com os padrões e regulamentos do setor e melhorando a qualidade da experiência (Quality of Experience - QoE) e a qualidade do serviço (Quality of Service - QoS).

Soluções de Teste de Interatividade da Rohde & Schwarz
O Teste de Interatividade pode ser usado com qualquer solução de teste de rede móvel ativa da Rohde & Schwarz. O QualiPoc Android é uma solução de teste portátil completa para avaliar e solucionar problemas de qualidade de serviço de voz, vídeo e dados utilizando informações coletadas do rádio L1 para a camada de aplicação. O QualiPoc pode ser executado nos smartphones e tablets Android mais recentes e apresenta uma interface de usuário intuitiva e personalizável. O Teste de Interatividade QualiPoc dedicado aprimora o poderoso conjunto de testes de desempenho de transmissão de dados, medindo e avaliando a interatividade da rede, identificando com eficiência gargalos de transmissão e fornecendo informações de rastreamentos de rádio e IP. O QualiPoc também abrange outros padrões de teste de serviço ITU, como o POLQA ITU-T P.863, que foi co-inventado pela Rohde & Schwarz. O QualiPoc mede a qualidade da fala telefônica e inclui insights detalhados que excedem as soluções padrão. Os usuários também podem usar o QualiPoc para testar a qualidade de vídeo móvel analisando cada quadro individual em tempo real com ITU-T J.343.1.

A interatividade também é relevante para o benchmarking. O SmartBenchmarker é a plataforma de software ideal para configurar, executar e monitorar campanhas de teste com vários canais que usam simultaneamente QualiPoc e scanners de RF, como o R&S TSME6. O equipamento de medição também pode ser operado remotamente com o SmartMonitor.

O Dr. Jens Berger, diretor sênior de pesquisa aplicada da Rohde & Schwarz Mobile Network Testing, comenta: “A Rohde & Schwarz foi a primeira a implementar e implantar essa nova abordagem de medição em 2019. O valor desse método foi reconhecido pelo ETSI e pela ITU Setor de Normalização de Telecomunicações ITU-T e definido como sua própria Recomendação ITU-T G.1051, o que nos enche de orgulho. A Rohde & Schwarz está novamente liderando as abordagens de teste e medição mais avançadas para testes de rede móvel e estabelecendo padrões internacionais”.

Para obter mais informações sobre as soluções de Teste de Interatividade da Rohde & Schwarz, leia a série de artigos sobre testes de redes móveis e insights da Rohde & Schwarz: 
https://www.rohde-schwarz.com/solutions/test-and-measurement/mobile-network-testing/stories-insights/stories-insights-overview_252626.html

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP