www.engenharia-brasil.com
Seco Tools

Por que uma parceria estratégica é a solução perfeita para a Permedica

Os negócios da Permedica, fabricante italiana de implantes médicos, vêm crescendo com tanta rapidez que ela mal consegue dar conta da demanda. Contudo, uma nova estratégia em seu departamento de CNC em parceria com a Seco Tools começou a gerar um poderoso aumento em sua produtividade.

O mercado global de implantes médicos está crescendo. Uma estimativa mostra que a taxa composta de crescimento anual (CAGR) entre 2022 e 2030 será de 5,4%, aumentando o valor geral de 95,1 bilhões para 145,6 bilhões de dólares.

Na última década, esta tendência ascendente constante fez a fabricante de implantes italiana Permedica transformar-se de um nome bem respeitado em seu mercado nativo em um negócio internacional. A Permedica agora tem subsidiárias na Suíça, Alemanha, Índia, Áustria, Coreia do Sul, Austrália e França, e planos de expansão para o Reino Unido e os EUA no pipeline. A exportação agora representa 60% do seu volume de negócios anual, de 35 milhões de euros.

"Desafios extremos de produtividade"
O rápido crescimento da Permedica tem trazido o que o gerente de vendas da empresa, Federico Perego, chama de "desafios extremos" para a produtividade.

"Muitos distribuidores, parceiros e cirurgiões adoram nossos produtos por seu design e qualidade, então continuam exigindo mais. Infelizmente, não conseguimos lidar com a demanda atual e o aumento da taxa de CAGR em nosso setor", disse Federico, filho do fundador e Presidente da Permedica, Marco Perego.

Inicialmente, a gestão tentou lidar com essas questões aumentando os recursos.

"Estávamos tentando resolver os problemas internamente, investindo em mais pessoas para nossa empresa e simplificando o processo de treinamento para executar um método de fabricação melhor", disse Federico.

"No entanto, esse acabou sendo um problema entre vários outros que caracterizam nossa complexa estrutura operacional. Para nós, é importante resolver problemas devido à natureza familiar do nosso negócio, e porque não temos tempo ou recursos para fazer tudo de uma vez."

Um ponto de virada para a produtividade
O ponto de virada aconteceu em 2022, quando a matriz de um dos distribuidores da empresa sugeriu uma reunião com a Seco. Essa sugestão deu início a uma jornada de melhorias e a uma parceria que continua ganhando força até hoje.

Depois de uma avaliação inicial da fábrica pelo Gerente de Grupo da Europa Meridional, Steven Bell, a Permedica e a Seco Tools Itália concordaram em iniciar um piloto para lidar com um gargalo de produtividade crítico no departamento de CNC da Permedica, que estava criando problemas para a cadeia de fornecimento de seus produtos de cúpulas acetabulares.

"Uma das nossas máquinas não podia funcionar à noite devido à programação e aos tipos de ferramentas que utilizávamos. O material estava superaquecendo, o que fazia a máquina parar. Ou seja, ela não poderia ser programada para operar automaticamente durante a noite", explicou Federico.

"A clareza e praticidade de Steven em sua avaliação do problema, e o fato de ele ter uma equipe e uma proposta estruturada para gerenciar o problema, me fizeram confiar-lhes um piloto automaticamente. Steven e a Seco foram sempre muito diretos em relação ao problema e em propor uma solução melhor. Eles não fizeram uma promessa que não conseguiriam cumprir, muito menos tentaram apenas nos vender ferramentas. Eles nos ajudaram a resolver um problema importante da Permedica."

Membro da equipe Seco Tools Itália que trabalha com a Permedica, o Gerente de Transformação em Manufatura Matteo Foglietta acrescentou: "Conseguimos resolver problemas de limalha que eram um grande problema durante o turno noturno.

"Com isso, a Permedica não apenas ganhou mais produtividade com um tempo de ciclo reduzido, mas também conseguiu aumentar a capacidade da máquina durante à noite, em que o turno é automatizado. Isso aconteceu, também, graças à competência global do nosso centro de inovação, que pudemos trazer para o lado do cliente através da experiência local e técnica aqui na Itália."

Federico Perego estima que este sucesso inicial ajudou a aumentar a produtividade da Permedica em mais de 40%. Agora outras iniciativas estão em andamento, incluindo a instalação de máquinas automáticas de venda de ferramentas para ajudar na gestão do depósito.

"Até o momento, estamos muito satisfeitos", disse Federico. "Ainda há algumas dores de cabeça para resolver, mas espero que possamos dar continuidade a este ótimo início e realizar feitos importantes juntos, porque há muita complexidade em nosso negócio e precisamos de muitos recursos para apoiá-lo. A Permedica retribui a ajuda dada pela Seco fazendo mais pedidos de ferramentas, então esse é um relacionamento de ganho mútuo."

Ele acrescenta: "Este é apenas o início de uma parceria que estamos criando juntos porque nossa intenção é expandir nossos negócios o máximo possível — e nós temos um enorme potencial. E o setor médico em que operamos é uma das áreas estratégicas onde a Seco quer se expandir. Acredito que há várias bases para uma parceria a longo prazo."


Por que uma parceria estratégica é a solução perfeita para a Permedica
Permedica Hip Cup Products


Por que uma parceria estratégica é a solução perfeita para a Permedica
Machining of the Femoral


Sobre a Permedica:
Empresa familiar de implantes médicos, a Permedica foi fundada em 1986 por Marco Perego no norte da Itália. Em 1992, a empresa lançou sua primeira prótese no mercado. Rapidamente, a
empresa se estabeleceu em seu território de origem como fabricante de produtos bem projetados e de alta qualidade.

Na última década, o boom no setor de implantes médicos fez o negócio da Permedica crescer rapidamente. Hoje, a empresa atua em 25 países e tem 40 distribuidores internacionais.

"Podemos nos tornar uma empresa de milhões de clientes", afirma Federico Perego, gerente de vendas.


Por que uma parceria estratégica é a solução perfeita para a Permedica
Estreita colaboração entre Federico Perego, da Permedica, e Matteo Foglietta, da Seco Tools

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP