www.engenharia-brasil.com
Seco Tools

Seco segue rumo a um futuro sustentável e adere ao uso de embalagens recicláveis

Com as metas ambiciosas de ser 90% circular até 2030 e de chegar à emissão zero de carbono até 2050, a Seco está dando um grande passo em direção à sustentabilidade ao aderir a embalagens feitas de materiais reciclados. "Acreditamos que para sermos um negócio sustentável, devemos agir com responsabilidade econômica, ambiental e social, aproveitando as oportunidades decorrentes da integração da sustentabilidade em nossa cadeia de valor," disse Maria Blomqvist, Chefe de sustentabilidade e EHS da Seco.


A mudança faz parte do esforço contínuo para trabalhar de forma sustentável ativa e estruturadamente. A Seco pretende reciclar o máximo possível de matéria-prima e aumentar a eficiência dos processos de fabricação. O efeito desses esforços será a redução contínua de resíduos e o consumo aprimorado de água e energia. "Nosso objetivo é ser reconhecido como fabricante responsável e tomar medidas resolutas sobre sustentabilidade. Com isso em mente, estamos trocando nossos produtos e materiais de embalagem comum para embalagens sustentáveis, feitas de material reciclável", disse Eva Söderberg, Gerente de embalagem de produtos da Seco. "A sustentabilidade está integrada em cada um dos nossos pilares estratégicos e faz parte da nossa visão. Seguimos quatro objetivos que guiam o nosso trabalho de sustentabilidade: pretendemos ser considerados um dos modelos de sustentabilidade do setor, aumentar a circularidade conduzindo a mudança para uma economia circular, reduzir o nosso impacto climático e colocar a segurança no topo da agenda, pois nossos funcionários são nosso recurso mais valioso."

Reduzindo emissões com a nova embalagem
As novas embalagens sustentáveis substituirão as versões anteriores, feitas para pastilhas que estão em uso desde 2008 e fabricadas com materiais virgens. As novas embalagens serão feitas de material reciclado, vindo principalmente de plástico descartado de residências. O aumento do uso de plástico reciclado aumentará a sustentabilidade ao reduzir as emissões de carbono e ajudar a Seco a atingir a meta de circularidade de 90% até 2030.

Em 2021, o plástico virgem utilizado nas caixas de pastilhas consistiu de cerca de 122 toneladas de plástico e gerou aproximadamente 173 toneladas de CO2. Já as caixas de ferramentas sólidas geraram aproximadamente 35 toneladas de CO2. O objetivo a curto prazo para 2023 é converter 17 toneladas em material reciclável usado nas embalagens de produtos, o que equivale a 14% da quantidade total utilizada. Em 2024, atingiremos 99 toneladas ou 81%. Ao substituir o plástico virgem por material reciclado, a Seco evitará cerca de 131 toneladas de emissões de CO2 em comparação com 2021.

A introdução de materiais reciclados alterará a cor das caixas de pastilhas: de branco para um cinza mais escuro, mais eficiente do ponto de vista sustentável.

Caixas para embalagem feitas de materiais 100% recicláveis
Até o momento, a Seco tem usado caixas para embalagem CC brancas, feitas de Kraft Liner, com uma sobreposição de papel de linho branco, um material que requer um processo adicional de branqueamento que gera resíduos e é prejudicial ao meio ambiente. A porcentagem média geral de matéria-prima reciclada nas caixas brancas usadas pela Seco é calculada em 77,2%, enquanto as novas caixas para embalagem marrons consistem em material 100% reciclável.

No Centro de Distribuição Ásia-Pacífico (ADC), a Seco trocará as caixas feitas de material 77,2% reciclável por novas versões, feitas de material 100% reciclável. No Centro de Distribuição da América (UDC), o material reciclável passará de 20% para 100%, enquanto o Centro de Distribuição da China (SDC) está em processo de transição: do papel reciclado branco para o papel reciclado marrom, com o processo de branqueamento tendo sido completamente interrompido.

Desde 2020, o material da peça de enchimento nas caixas é composto de papel em vez de plástico-bolha, e as novas caixas marrons terão o logotipo da Seco estampado na cor preta, mais ecologicamente correto do que imprimir um logotipo azul em caixas brancas. "Todos os anos, grandes quantidades de resíduos são geradas das embalagens. Nosso objetivo é quebrar esse ciclo. Queremos que a nossa embalagem faça parte de uma economia circular e sustentável. Buscamos constantemente novas maneiras, materiais e processos para garantir que nossos negócios possam atingir suas metas de sustentabilidade," disse Maria Blomqvist.


Seco segue rumo a um futuro sustentável e adere ao uso de embalagens recicláveis
Seco New Sustainable Packaging for Inserts

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP