www.engenharia-brasil.com
ELIPSE SOFTWARE News

PLATAFORMAS DA ELIPSE SOFTWARE OTIMIZAM A TOMADA DE DECISÕES DO GRUPO CCR NA BAHIA

Grupo CCR, uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina, utiliza os softwares Elipse E3, Elipse Power e Elipse Plant Manager na automação do Sistema Metroviário de Salvador e Lauro de Freitas.

PLATAFORMAS DA ELIPSE SOFTWARE OTIMIZAM A TOMADA DE DECISÕES DO GRUPO CCR NA BAHIA
Centro de Controle Operacional Principal.

Empresa do Grupo CCR (CCR Metrô Bahia), uma das maiores companhias de concessões em infraestrutura da América Latina, conseguiu a concessão de um dos principais sistemas metroviários do Brasil em 2013. O sistema abrange as estações metroviárias e terminais de ônibus de Salvador e Lauro de Freitas, município da região metropolitana da capital baiana.

Em busca de automatizar os mais diversos equipamentos e subsistemas que compõem esse sistema, a CCR elegeu a Automind como parceira para realizar a integração entre os seus sistemas e as soluções da Elipse Software (Elipse E3, Elipse Power e Elipse Plant Manager) como ferramentas de monitoramento e controle.

O sistema de automação implantado apresenta um moderno Centro de Controle Operacional (CCO), instalado em Salvador, pelo qual é possível gerenciar todos os subsistemas remotamente. Além disso, conta ainda com Salas de Supervisão Operacional (SSO) em todas as estações metroviárias e terminais de ônibus, nos quais também foi instalado o Sistema de Controle do Metrô Bahia.

Ao iniciar o sistema SCADA nas SSOs, a tela de diagnóstico é apresentada na qual é possível verificar as falhas de comunicação com os servidores, clientes e switches. Também permite acessar todas as outras telas e funcionalidades do sistema. Importante salientar que, em relação às plataformas SCADA utilizadas nessa aplicação, algumas SSOs contam com o Elipse E3 e outras com o Elipse Power.

Através dessas duas plataformas da Elipse, a CCR consegue controlar e monitorar bombas, escadas rolantes, ar-condicionado, iluminação, portas de emergência, elevadores, temperaturas das salas, energia e tráfego. Os sistemas de detecção e alarme de incêndio, monitoramento eletrônico, comunicações móveis, multimídia, ventilação, entre outros sistemas e equipamentos também podem ser monitorados e controlados pelo Elipse E3 e o Elipse Power.

Já o Elipse Plant Manager (EPM) é utilizado pela equipe de manutenção para aquisição e processamento de dados dos subsistemas críticos. As informações geradas pelo EPM permitem identificar precocemente possíveis falhas e manter uma rotina de melhorias na operação e manutenção dos subsistemas monitorados. Mais informações no case.

www.elipse.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP