www.engenharia-brasil.com
Motoman News

AVENTA TECH CRIA SERVIÇO DE LOCAÇÃO DE ROBÔS PARA ATENDER O SETOR INDUSTRIAL

Algo pioneiro no Brasil e com forte tendência de crescimento no mundo, o RaaS (Robot as a Service) - serviço de locação de robôs já é sucesso de negócio. A Aventa Tech adquiriu dezenas de células personalizadas da Yaskawa Motoman para atender à demanda do mercado nacional.

AVENTA TECH CRIA SERVIÇO DE LOCAÇÃO DE ROBÔS PARA ATENDER O SETOR INDUSTRIAL

A Aventa Tech, inovadora e pioneira empresa de locação de robôs de solda e células robóticas no País, vem crescendo e ampliando seus serviços no mercado nacional. Lucas Mingone, diretor presidente, explica “que a operação da Aventa Tech, segmento robótico do grupo Aventa, foi criado com o objetivo de eliminar a insegurança dos clientes em robotizar parte da linha de produção. Dessa forma, enxergamos a oportunidade de viabilizar essa automação com os nossos serviços”.

Para dar início à nova operação, a Aventa Tech firmou, em 2021, parceria com a multinacional japonesa, Yaskawa Motoman Robótica do Brasil, líder mundial na fabricação de robôs. “Quando iniciamos na área de robótica, não tivemos dúvida em procurar a Yaskawa Motoman. Como alguns de nossos colaboradores já conheciam a equipe, desde então, a interface de ambas vem funcionando de forma brilhante”, afirma Mingone.

Os bons resultados comprovam o sucesso do negócio e da parceria. “São dezenas de células personalizadas em linhas de produção em todo território nacional, com um volume de projetos em constante ascensão. As equipes Aventa e Yaskawa Motoman estão em completa sinergia, viabilizando negócios. É uma satisfação muito grande desenvolver soluções em um ambiente de colaboração constante, aliar diferentes know-how, criar formas de fazer negócios e, principalmente, viabilizar projetos”, comemora Mingone.

O executivo destaca, ainda, a importância do serviço prestado pela Aventa Tech. “Estabelecemos a segurança e garantia na locação de células robóticas, uma vez que o maior investimento e responsabilidade passam a ser da empresa locadora, e não do cliente. Essa conjunção tira a enorme pressão dos ombros dos empresários e de seus colaboradores envolvidos no processo, que passam a constatar somente as vantagens da automação robotizada em suas linhas produtivas”.

Entre os inúmeros benefícios oferecidos pela locação de robôs da Aventa Tech, ressalta Mingone, estão a escalabilidade produtiva, a liberação do CAPEX (despesas de capital) e a transformação em OPEX (despesas operacionais da organização), trazendo enormes ganhos financeiros, redução de custos de manutenção e do tempo parado da máquina, além de contar com o suporte de especialistas.

A indústria, em geral, é a maior usuária de robôs, com destaque em especial, para o setor automotivo e de implementos rodoviários e agrícolas, de acordo com a Aventa Tech. Os robôs de solda para locação são de fácil uso e programação, atendendo diversas operações nos processos de soldagem MIG MAG. Todas as células robotizadas Plug & Play para aluguel saem testadas prontas para soldar.

“Quando uma célula já não é mais eficiente em determinado cliente, seja por questão de engenharia ou por tecnologia, ela é facilmente direcionada a diferente aplicação na mesma ou em outra empresa, benefício especial decorrente da nossa capilaridade em sistemas de solda ao redor do País. Além do segmento de soldagem, estamos também desenvolvendo aplicações robóticas no setor logístico, facilidade proporcionada pelo braço da Aventa no setor de movimentação de cargas e pessoas, a Baloc, empresa locadora de empilhadeiras e plataformas elevatórias”, enfatiza Mingone.

www.motoman.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP