www.engenharia-brasil.com
Rockwell Automation News

Rockwell Automation reforça atuação no setor farmacêutico em 2023

Com soluções tecnológicas avançadas, companhia pretende expandir os negócios nesta vertical para o mercado brasileiro.

Rockwell Automation reforça atuação no setor farmacêutico em 2023

A Rockwell Automation, maior empresa do mundo dedicada à automação industrial e à transformação digital, iniciou o ano de 2023 com novas metas e projeções. O setor farmacêutico é uma das verticais prioritárias neste ano, o qual atualmente é responsável por grande parcela dos resultados da companhia no Brasil. Até o final de 2023, a empresa estima ampliar seus negócios em clientes existentes e conquistar novas parcerias com clientes chave.

De acordo com Marcelo Sereno, Líder de Vendas para a Indústria de Ciências da Vida na Rockwell Automation, o setor farmacêutico é estratégico neste momento, pois grande parte das indústrias deste segmento demandam uma constante necessidade em levar os medicamentos ao mercado mais rapidamente, mas, mantendo a conformidade regulatória e a integridade dos dados. “Nos Estados Unidos, 95% das empresas do setor que estão na Fortune 500 contam com nossas soluções para otimizar a qualidade do produto, reduzir perdas e aumentar a flexibilidade. Nossa intenção é expandir essa presença também no Brasil”, explica.

O executivo esclarece que as necessidades deste setor exigem maior gerenciamento de processos, convergência da TI (Tecnologia da Informação), da TO (Tecnologia Operacional) e, ainda, mais eficiência nas operações de pesquisa e desenvolvimento, para a obtenção de aprovação das agências reguladoras. “Nosso objetivo é auxiliar nossos clientes do mercado farmacêutico a otimizarem seus processos, aumentando sua rentabilidade e reduzindo seu risco regulatório e sem a utilização de papel, desde a pesquisa e o desenvolvimento, até a produção final”, afirma Sereno.

As principais soluções para o processo de evolução digital do setor farmacêutico
Márcio Mizael, Consultor de Indústria destaca três soluções da Rockwell Automation para a indústria de fármacos que são imprescindíveis no processo de evolução digital. A primeira é a solução FactoryTalk Batch, destinada à gestão eficiente de lotes, que promove maior consistência e previsibilidade para operações mais complexas. “Por meio da solução de gestão de lotes, é possível gerar relatórios automatizados em conformidade com as regulamentações e ter uma produção mais ágil para o lançamento rápido de novos produtos”, atesta o especialista.

A segunda solução é o PlantPAx, um sistema digital de controle distribuído (SDCD), o qual auxilia os produtores a tomarem decisões de controle de processo mais rápidas e mais assertivas. “A solução permite reagir mais depressa às demandas dos clientes e às especificações em rápida evolução. Além disso, essa solução possui uma versão mais recente, o PlantPAx 5.0, que vem com recursos técnicos avançados para garantir mais produtividade e segurança nas operações industriais”, revela Mizael.

Por fim, a terceira solução da Rockwell Automation indicada ao setor farmacêutico são os Sistemas de Gestão Predial, que realizam monitoramento ambiental e validação de HVAC na indústria biofarmacêutica. De acordo com Mizael, o ambiente de fabricação impacta diretamente na qualidade dos produtos, tornando essencial a realização de monitoramento e gerenciamento. “Ao controlar condições ambientais, é possível assegurar a qualidade e a compatibilidade dos produtos farmacêuticos. O Sistema de Gestão Predial da Rockwell não apenas aprimora a qualidade dos produtos, como aumenta a produtividade e reduz gastos desnecessários”, explica.

Tecnologia na indústria farmacêutica
Para Ricardo Resende, Gerente de Vendas Brasil, as empresas do segmento buscam cada vez mais operações inteligentes e conectadas para se manterem competitivas e atenderem da melhor maneira seus consumidores. Sendo assim, seus principais objetivos são, além de realizar lançamentos mais rápidos dos fármacos para o mercado, criar medicamentos personalizados e, consequentemente, diminuir as interrupções na cadeia de fornecimento.

“As demandas da produção farmacêutica aumentaram e, para atendê-las é preciso um novo tipo de instalação, que seja inteligente, segura, conectada, flexível e compatível. Ou seja, implementando uma instalação do futuro e automatizando os processos, será possível diminuir o tempo de lançamento dos medicamentos no mercado, superar os padrões de qualidade, maximizando a produtividade, bem como proteger-se contra as ameaças de segurança”, defende o executivo.

Para atender às necessidades e expandir os negócios no segmento, Resende destaca que a Rockwell Automation oferece soluções tecnológicas específicas para a vertical, que impulsionam a transformação digital e garantem um aumento de receita em até 10%, redução dos custos operacionais em até 12% e diminuição do tempo de ciclo da revisão de qualidade dos produtos em até 50%.

Resende garante ainda que a empresa está focada em ajudar às indústrias do setor a atingirem melhores resultados este ano no processo de desenvolvimento dos seus produtos. “Temos soluções e especialistas preparados para fornecer às empresas acesso em tempo real a dados essenciais de fabricação que incentivam sua tomada de decisão, aprimoram os processos de negócios e oferecem informações de produção, além de uma integração da cadeia de fornecimento, alinhando as operações locais com os requisitos globais e otimizando a eficiência em toda a empresa”, finaliza.

www.rockwellautomation.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP