www.engenharia-brasil.com
Seco Tools

Fabricação 3D da Seco Tools cria novas oportunidades

A fabricação aditiva, ou impressão 3D, permite que a Seco Tools crie produtos que, de outra forma, seriam difíceis ou impossíveis de fabricar. As vantagens incluem prazos de entrega mais curtos, vida útil da ferramenta aprimorada e maior sustentabilidade.


O desenvolvimento e a fabricação de protótipos para usinagem de corte de metal por meio da manufatura aditiva (AM) está se tornando cada vez mais comum nas operações da Seco Tools. Um dos principais pontos fortes desse método de fabricação é a possibilidade de tornar ferramentas e soluções especializadas específicas do cliente difíceis de alcançar por meio da manufatura convencional. Acima de tudo, a tecnologia da AM entrará sozinha ao produzir ferramentas que devem ser projetadas de maneira especial. Isso pode envolver geometrias complexas ou outras personalizações para necessidades específicas do cliente.

Exemplos de tais personalizações incluem tornar as ferramentas mais leves, o que melhora as propriedades de amortecimento de vibrações, ou proporcionar-lhes melhores possibilidades de arrefecimento. "Ao direcionar o líquido de arrefecimento para atingir a aresta de corte no lugar certo, podemos prolongar significativamente a vida útil da ferramenta. Com a tecnologia AM, o líquido de arrefecimento pode ser passado para locais que, de outra forma, seriam impossíveis", explica Ingemar Bite, especialista em Pesquisa e Desenvolvimento da Seco Tools, que também acredita que a tecnologia AM está ajudando a reduzir os prazos de entrega. "A AM nos permite produzir geometrias que exigem menos etapas de fabricação, o que geralmente resulta em tempos de entrega mais curtos e, portanto, entregas mais rápidas."

Aumento da sustentabilidade
A tecnologia AM também abrirá a possibilidade de reparar ferramentas quebradas no futuro, removendo componentes disfuncionais e imprimindo-os novamente. Isso pode, por exemplo, envolver componentes da ferramenta ou a reutilização de diferentes tipos de conexões no lado da máquina. Essa é uma ideia particularmente boa no que se refere ao meio ambiente e à sustentabilidade. Outra vantagem da tecnologia AM, comparada com a manufatura tradicional neste contexto, é que há menos desperdício de materiais. No geral, não é necessário muito material para fabricação por AM e qualquer pó remanescente pode ser reutilizado.

A fabricação de aditivos pode, portanto, ser um método econômico e eficiente em tempo para a produção e o desenvolvimento de protótipos de um jeito único. No entanto, também pode funcionar de forma excelente para a fabricação em larga escala de produtos padrão. A Seco Tools já está fabricando grampos de resfriamento para suas ferramentas Jetstream por meio da impressão 3D. "As braçadeiras de resfriamento têm uma forma complexa com canais de resfriamento curvos e, portanto, são adequadas para esse tipo de fabricação", afirma Ingemar Bite.

Melhorias contínuas
O departamento de pesquisa e desenvolvimento da Seco Tools trabalha continuamente para melhorar o uso da tecnologia AM no desenvolvimento e na fabricação de produtos novos e existentes. A empresa está buscando constantemente maneiras de melhorar seus produtos e de como utilizar melhor a tecnologia AM. "Gostamos de colaborar com os nossos clientes nestes esforços e de realizar testes em conjunto com eles", afirma Ingemar Bite, que acredita que mesmo os materiais podem ser

desenvolvidos. "Os materiais atualmente utilizados na AM não têm natureza diferente dos utilizados na fabricação convencional, e a tecnologia funciona bem com muitos metais diferentes. No futuro, adicionaremos ainda mais materiais, e materiais superiores, adaptando regularmente o nosso equipamento e atualizando o hardware e o software conforme necessário", conclui.

Diferentes métodos podem ser usados para a fabricação de aditivos; o que a Seco Tools usa é chamado de SLM (derretimento seletivo a laser). Aqui, lasers e um leito de pó de metal são usados para construir os produtos. Em uma máquina SLM, uma camada de pó de aproximadamente 20 a 60 µm é espalhada e, em seguida, processada por um laser. Esse processo é repetido, camada por camada. Quando todas as camadas estiverem no lugar, o excesso de pó será removido e o produto entrará em pós-processamento para obter sua forma final.


Fabricação 3D da Seco Tools cria novas oportunidades
Finishing Hybrid AM Tool on HSK100

 

Fabricação 3D da Seco Tools cria novas oportunidades
Coolant Clamp Mounted in Turning Tool

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP