www.engenharia-brasil.com
Siemens News

TECNOLOGIA SIEMENS É USADA EM SOLUÇÃO DIGITAL DA MRS LOGÍSTICA PARA TREM NÃO TRIPULADO

Locomotivas podem ser controladas remotamente garantindo segurança e automação para o sistema.

TECNOLOGIA SIEMENS É USADA EM SOLUÇÃO DIGITAL DA MRS LOGÍSTICA PARA TREM NÃO TRIPULADO
Siemens apoia o parceiro Newon no desenvolvimento de solução digital de segurança para trem não tripulado em zona de autossalvamento. Foto: Divulgação.

Empresa especializada em inovação, a Siemens junto com a Newon apoiou o desenvolvimento de uma solução inovadora para garantir a segurança dos trens da MRS Logística que transportam minério com operação sem tripulação em Zona de Autossalvamento (ZAS), ou seja, onde não é permitido presença ou fluxo de pessoas. O projeto foi desenvolvido para uma das maiores operadoras de logística do país pela Newon, líder em tecnologias de digitalização e automação sob medida.

“Estudamos junto com a Newon como a solução Siemens de automação poderia atender os requisitos de segurança da MRS Logística que necessitava retirar o maquinista durante o percurso em áreas de risco”, diz Felipe Azevedo, engenheiro desenvolvedor de negócios da Siemens. O maquinista desce da locomotiva no início do trecho onde ele não pode circular e encontra uma estação onde ele acompanha o funcionamento autônomo do sistema remotamente. Caso necessário, existe ainda a possibilidade de intervenção à distância. A parceria inicial equipou oito conjuntos de locomotivas.

A solução é baseada em uma arquitetura de hardware de automação voltada para aplicações em complexos ferroviários, tendo uma robustez suficiente para suportar as condições físicas impostas por esse tipo de operação. A plataforma é integrada a sistemas de monitoramento abertos via protocolos industriais por meio de radiofrequência a 400 Mhz e rede celular 4G LTE, utilizando tecnologias de internet das coisas industriais IIoT, garantindo total autonomia. O monitoramento da operação é feito por meio de um tablet industrial in loco e integrado ao Centro de controle do operador logístico.

www.siemens.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP