www.engenharia-brasil.com
ABB News

PRODUTOR BRASILEIRO DE CARNE ADOTA SOLUÇÃO FLEXÍVEL DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS COM ROBÔS ABB

Linha proposta incluiu robôs ABB IRB 390 FlexPacker® de alta flexibilidade e alta capacidade de carga útil para manipular produtos leves e pesados, além de outros dois robôs ABB IRB 660s para paletizar as caixas que saem da linha de embalagem.

PRODUTOR BRASILEIRO DE CARNE ADOTA SOLUÇÃO FLEXÍVEL DE MANIPULAÇÃO DE PRODUTOS COM ROBÔS ABB

A Torfresma, um integrador de sistemas brasileiro, está trabalhando com a ABB para ajudar as empresas de alimentos e bebidas no país a perceber os muitos benefícios do uso da automação robótica para melhorar seus processos de produção.

A empresa é especializada em soluções de produção para a indústria de carnes no Brasil, fornecendo máquinas de processo e de final de linha para clientes dos setores de suínos, bovinos e aves.

Com a ambição de ampliar a sua oferta aos clientes brasileiros, a Torfresma procurava uma empresa que pudesse fornecer uma vasta gama de produtos de robótica, bem como um elevado grau de suporte técnico e conhecimentos de engenharia. A Torfresma tornou-se um parceiro da ABB em 2014 e agora integra cerca de 40 robôs da marca por ano.

Um dos projetos atuais da Torfresma é para um fabricante de salsichas. A aplicação envolve a criação de uma linha de alta velocidade para produção e manuseio, tanto de produtos menores, quanto mais pesados.

Anteriormente, o manuseio de todos os produtos da linha exigia muita mão de obra devido à produção muito rápida, o que também dificultava alcançar a flexibilidade necessária para lidar com as mudanças de produção.

O cliente já estava aberto ao uso da automação e foi atraído pela adaptabilidade adicional que ela poderia oferecer em comparação ao processo apenas manual.

A necessidade de manipular produtos de diversos tamanhos, pesos e velocidades definiu a escolha do robô que a Torfresma recomendou ao cliente. Os produtos menores precisariam ser coletados em uma taxa muito rápida, portanto, era necessário um robô confiável que pudesse trabalhar tanto em altas velocidades com cargas mais baixas, quanto também lidar com a carga mais alta da linha. A Torfresma já havia utilizado o ABB IRB 360 FlexPicker® e conhecia muito bem o produto. A decisão de mudar para o IRB 390 FlexPacker® foi mais uma prova de confiança na ABB e em seus produtos.

Lançado em 2020, o IRB 390 FlexPacker® é um robô Delta altamente flexível e adaptável, disponível nas versões de 4 ou 5 eixos, oferecendo uma carga útil máxima de 15kg combinada com um amplo envelope de trabalho. O robô é o mais recente da linha de robôs delta de manipulação de alta velocidade da ABB, que também inclui o comprovado IRB 360 FlexPicker®, que oferece desempenho, confiabilidade e precisão líderes do setor em aplicações de manipulação/picking e embalagem há mais de 20 anos.

A versão de 5 eixos do FlexPacker ® apresenta um eixo de 'inclinação' que aumenta sua flexibilidade, permitindo que os produtos sejam orientados horizontal e verticalmente, tornando a embalagem secundária mais rápida e eficiente. Comparado com o ABB FlexPicker®, o FlexPacker® oferece um aumento de 35% na velocidade e um volume de trabalho 45% maior.

Com seis robôs IRB 390 fornecidos ao cliente que serão instalados em duas linhas de produção, o projeto marca o maior pedido recebido até hoje para o FlexPacker® no mundo. A proposta do projeto também incluiu dois ABB IRB 660 para paletizar as caixas que saem da linha de embalagem.

Comprovando a Solução
Como a Torfresma não havia trabalhado com o FlexPacker® antes, solicitou à ABB para ajudar a validar o tempo de ciclo e a carga para o pior caso. A ABB usou seu software de simulação de robôs RobotStudio para comprovar que duas linhas de robôs atenderiam aos requisitos técnicos.

O forte relacionamento entre a ABB e a Torfesma também foi fundamental para convencer o cliente a substituir seu fornecedor de robôs existente pela ABB. A Torfresma demonstrou ao cliente que eles poderiam usar robôs da ABB, amplo acesso aos produtos e suporte técnico, a um preço competitivo.

A equipe de engenharia da Torfresma mostrou que a confiança que eles tinham na ABB e a experiência de trabalhar com a empresa anteriormente garantiriam que eles pudessem desenvolver uma solução mais robusta e flexível usando os robôs da ABB.

Claudimar Bortolin, CEO da Torfresma, diz: “Recebemos muito valor por ser um parceiro da ABB, pois sabemos que a ABB nos apoiará com novas tecnologias quando precisarmos de algo novo em nossas soluções. Temos grande confiança em trabalhar com a ABB.”

No Brasil, a Torfresma está vendo mais empresas, incluindo de menor porte que antes pensavam que os robôs eram uma solução muito complexa e cara, procurando automatizar suas linhas de produção com robôs,

“O Brasil tem, em 2020, uma densidade de robôs de cerca de 17 robôs por 10.000 trabalhadores”, diz Adrian Covi, gerente da Robótica para segmentos de consumo da ABB no Brasil. “Mas se você olhar cinco anos antes, eram apenas 10 robôs por 10.000 trabalhadores, então podemos ver que o país está evoluindo, especialmente nos segmentos focados no consumidor.”

www.abb.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP