www.engenharia-brasil.com
Siemens News

SIEMENS CONSEGUE LICENÇA PARA OPERAR O 5G PRIVATIVO INDUSTRIAL

Permissão se refere à localidade Jundiaí e a nova rede permitirá grande transferência de dados com baixa latência.

SIEMENS CONSEGUE LICENÇA PARA OPERAR O 5G PRIVATIVO INDUSTRIAL
Siemens é a primeira empresa a conseguir a licença para operar o 5G privativo industrial em sua localidade Jundiaí. Foto: Divulgação Siemens.

A Siemens, líder em tecnologia com propósito, é a primeira empresa brasileira a obter a licença definitiva para operar o 5G Privativo Industrial. Assim que a faixa de frequência entre 3.7 e 3.8 GHz foi aprovada, a Siemens solicitou a licença à Anatel e foi a primeira indústria a obter a permissão. A chegada do 5G à fábrica de Jundiaí coloca a Siemens como referência na implementação da tecnologia em seus próprios processos e a previsão de operação é para o final do primeiro semestre de 2023.

“O 5G tem um potencial enorme de transformar indústrias e infraestruturas críticas para melhorar a vida das pessoas e reconfigurar operações industriais. Uma das principais diferenças entre o 5G e as gerações anteriores de redes celulares está em seu foco na comunicação máquina-máquina e na Internet Industrial das Coisas (IIoT) que, em um cenário de aumento de demanda, torna o 5G peça fundamental desse quebra-cabeça tecnológico, suportando comunicação com confiabilidade sem precedentes e latências muito baixas”, diz Pablo Fava, CEO da Siemens Brasil.

A aplicação do 5G na indústria em geral, incluindo mineração, óleo e gás, manufatura, infraestrutura e agronegócio, cria empregos na economia digital, permitindo que dados sejam coletados em tempo real para aplicações de Inteligência Artificial, especialmente para a aplicação do Aprendizado de Máquina (Machine Learning).

Em relação à segurança Cibernética, as redes 5G Privativas, por estarem isoladas das redes públicas de celular, são bem menos vulneráveis a ataques de hackers e roubo de informação. A conectividade do “chão de fábrica” necessita de proteção contra o roubo de informações (dados da produção, por exemplo) e também proteção contra os ataques maliciosos.

Roteador 5G
A Siemens disponibilizou o primeiro roteador 5G industrial no mercado brasileiro em 2021. O Scalance MUM856-1 conecta aplicações industriais locais a redes de telefonia móvel 5G, 4G e 3G públicas. Ele oferece suporte a aplicações orientadas para o futuro, como acesso remoto via redes 5G públicas ou a conexão de dispositivos móveis, como veículos guiados automatizados na indústria. O produto também oferece suporte a aplicações orientadas para o futuro, como robôs móveis em manufatura, veículos autônomos em logística ou aplicações de realidade aumentada para técnicos de campo.

Para garantir a conexão poderosa de sub-redes baseadas em Ethernet e dispositivos de automação, o Scalance MUM856-1 oferece suporte à versão 15 do padrão 5G. O dispositivo oferece largura de banda alta de até 1000 Mbps para o downlink e até 500 Mbps para o uplink -- fornecendo taxas de dados altas para aplicações de dados intensivos, como a implementação remota de atualizações de firmware.

Graças ao suporte IPv6, os dispositivos também podem ser implementados em redes de comunicação modernas. Várias funções de segurança estão incluídas para monitorar o tráfego de dados e proteger contra acesso não autorizado. Por exemplo, um firewall integrado, bem como autenticação de dispositivos de comunicação e criptografia de transmissão de dados via VPN. Se não houver uma rede 5G disponível, o dispositivo muda automaticamente para redes 4G ou 3G.

www.siemens.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP