www.engenharia-brasil.com
Dalca Brasil News

DALCA BRASIL AMPLIA SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA

FlexSat traz 30% de redução no custo da implementação de estoque.

DALCA BRASIL AMPLIA SOLUÇÕES EM AUTOMAÇÃO LOGÍSTICA

Empresas que operam grandes volumes de produtos seriados sabem a diferença que a precisão e a compactação no armazenamento de mercadorias trazem para a operacionalidade logística. Com a automação dos processos oferecidos pela Dalca Brasil, atingir essa performance fica muito mais fácil, além de segura. Empregando tecnologia própria, a empresa de soluções robóticas apresenta ao mercado seu FlexSat, produto do tipo carro satélite, voltado para a movimentação de cargas dentro de estruturas metálicas de armazenagem.

A novidade é uma plataforma móvel que desliza sobre trilhos, com movimentos para dentro e para fora dessas armações, de forma automática. O carro completa, assim, o mix de produtos da empresa gaúcha -- que atende clientes em todo o Brasil e prospecta negócios também fora do país -- voltados para a paletização, ao lado dos transelevadores e carros AGVs. "Queremos cada vez mais oferecer a solução completa para o cliente. O FlexSat é nosso próximo passo para a automatização total do processo de armazenagem e, também, expoente do diferencial inovador e tecnológico da Dalca. Até onde temos conhecimento, somos o primeiro fabricante na América Latina desse tipo de solução", destaca Bruno Dal Fré, CEO da Dalca.

O produto promove a compactação da carga nas estruturas metálicas. Ele leva as mercadorias para as posições mais profundas do esqueleto de armazenagem e também traz de volta para que ela seja movimentada para a expedição, por exemplo. Aqui entra um dos diferenciais da solução da Dalca. O sistema pode funcionar de modo totalmente automático ou em conjunto com a operação de uma empilhadeira, de forma semiautomática. "Essa configuração é ideal para quem opera em menor quantidade de estoque ou não precisa investir tanto em armazenagem", explica.

O dispositivo da Dalca é uma ótima alternativa em relação a outros sistemas utilizados para movimentar cargas em estruturas metálicas, principalmente se comparado ao drive dinâmico. A grande vantagem em relação a esse, que opera através de um sistema de rolos, é a baixa manutenção. Além disso, sua instalação é mais barata. "Somando os custos de implementação para um projeto de armazenagem completamente novo, temos no mínimo 30% de economia", compara o CEO.

O FlexSat também apresenta vantagens diante do sistema de armazenagem tipo porta-paletes. Sem automação, esse sistema se utiliza de uma empilhadeira para colocar a mercadoria na estante, sem conseguir oferecer compactação da carga. "Isso acaba utilizando muito espaço, já que é necessário ter um corredor entre os porta-paletes", observa.

Tecnologia própria traz poder de customização
Em média, um o FlexSat precisa de 16 semanas para ser fabricado pela Dalca. Toda tecnologia embarcada é da própria empresa, utilizando nesse processo grande parte de componentes existentes no mercado. Com isso, além da assistência técnica ágil e da facilidade em repor qualquer peça, a empresa consegue até customizar projetos. "Muitas vezes conseguimos personalizar o produto de acordo com a necessidade de cliente", diz Dal Fré.

O FlexSat da Dalca opera com bateria de lítio, oferecendo uma autonomia média de oito horas, sendo controlado via controle-remoto (rádio-frequência), e com rede Wi-Fi para operar via sistema de supervisão. O sistema pode, também, comunicar com ERP ou WMS do cliente. "Quando todo o circuito é automatizado, permite melhor gestão no controle de estoque de todo o sistema de armazenagem, com o inventário gerado de forma automática", comenta.

O dispositivo, fabricado dentro da norma NR12, que garante a segurança de máquinas e equipamentos para o uso do trabalhador, opera em condições extremas de temperatura (-30°C), podendo trabalhar dentro de câmaras frias. Dessa forma, pode ser utilizado desde em indústrias como frigoríficos, de laticínios e farmacêuticas até fabricantes de eletrodomésticos, de linha branca e de peças automotivas. "É ideal para quem tem um mix menor, porém de larga escala", observa o fundador da Dalca Brasil.

Veja os vídeos do FlexSat aqui

www.dalcabrasil.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP