www.engenharia-brasil.com
ABB News

APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA DA ABB AJUDA A VOLVO A EXPLORAR A PRODUTIVIDADE

O aplicativo ABB RobotStudio® Augmented Reality Viewer permite que os funcionários vejam como será o design de uma célula robótica na área de produção usando um smartphone ou tablet.

APLICATIVO DE REALIDADE AUMENTADA DA ABB AJUDA A VOLVO A EXPLORAR A PRODUTIVIDADE

A gigante automotiva Volvo está descobrindo que o design de células robóticas pode ser tão fácil quanto pegar o telefone, graças ao RobotStudio® Augmented Reality viewer da ABB, que foi adicionado ao software de programação offline RobotStudio em PC da ABB. O aplicativo para smartphone usa a tecnologia de Realidade Aumentada (AR) para sobrepor designs de modelos criados no RobotStudio em um ambiente de produção da vida real, permitindo que os usuários entendam melhor o tamanho e a escala de um robô ou célula robótica e como ele pode ser adaptado ali ou nas estruturas existentes.

Na fábrica da Volvo em Curitiba, no sudeste do Brasil, as equipes de engenharia têm usado o aplicativo para acelerar o processo de design e melhorar a colaboração entre os membros da equipe. O uso da animação sobreposta para virtualizar e simular a operação do robô ajudou o pessoal a identificar problemas como cabos e componentes que podem precisar de testes adicionais e alterações de design, que podem ser feitas facilmente no software RobotStudio baseado em PC. Para áreas com pouquíssimo espaço para implementar novos equipamentos, como nas instalações da oficina de pintura da Volvo, o aplicativo ajudou os engenheiros a otimizar o projeto da célula com base no espaço disponível e em outros fatores, como parte da segurança.

Os projetos de células robóticas podem ser altamente complexos e nem sempre é óbvio a partir de esquemas e desenhos como o equipamento ficará instalado fisicamente. O aplicativo RobotStudio AR permite que os usuários visualizem a instalação como ela seria na vida real, permitindo que os usuários tenham uma ideia mais completa do tamanho e da escala de um projeto proposto e vejam uma versão animada da célula em ação.

Um recurso de linha do tempo permite verificar o tempo do ciclo e ir rapidamente para um determinado ponto do processo, abrindo novas possibilidades para melhorar o desempenho ou identificar possíveis problemas. O aplicativo pode dimensionar e girar modelos para auxiliar no design da célula e encontrar a melhor configuração para a instalação da célula física.

Na fábrica de Curitiba, os funcionários constataram que o aplicativo oferece enormes benefícios para a colaboração, além de facilitar a explicação de projetos para outras pessoas com menos experiência em robótica, como explica Leonardo Amaral, Manufacturing Technology Specialist for Robotics da Volvo Trucks: “Começamos a usar o aplicativo há relativamente pouco tempo, mas nessa época já vimos o benefício de poder evitar erros e otimizar projetos. Como o aplicativo é para smartphone, significa que qualquer pessoa pode acessar simulações em qualquer lugar e a qualquer momento – isso ajuda os gerentes a entender o que estamos tentando alcançar e a avançar nos projetos.”

O aplicativo é um importante ponto de partida no desenvolvimento de futuras soluções robóticas na fábrica, continua Leonardo: “Há alguns anos, não usávamos nenhum software e, desta forma, novas instalações robóticas levavam muito tempo para projetar e testar, pois tínhamos que fazer diversas alterações na linha manualmente. Quando você pode simular tudo isso e fazê-lo em um smartphone que todo mundo tem no bolso, fica muito mais fácil experimentar diferentes soluções em uma fração do tempo. A pandemia do COVID-19 forçou a indústria a estabelecer novas formas mais eficientes de colaborar em locais separados, tanto com outras fábricas da Volvo quanto com fornecedores de equipamentos, e o aplicativo AR é uma ótima maneira de tornar isso possível.”

“Já conseguimos trocar ideias em todo o mundo de uma maneira que não podíamos antes. Podemos criar um arquivo RobotStudio aqui no Brasil e compartilhá-lo com nossos colegas em outros territórios – em 10 minutos podemos ter a solução instalada do outro lado do mundo. À medida que os países passam cada vez mais da produção de veículos com motor de combustão interna (ICE) para veículos elétricos (EV), tecnologias como o aplicativo RobotStudio podem ajudar a reduzir significativamente o tempo de produção e os custos”.

O aplicativo RobotStudio AR Viewer está disponível gratuitamente na Apple Store e Google Play Store e pode ser visualizado em qualquer dispositivo inteligente compatível (incluindo iPhone 6 e iPad Pro em diante e Android 7.0 em diante com suporte ARCore).

Para mais informações sobre o RobotStudio e ver o novo AR Viewer em ação, acesse:  ABB RobotStudio page.
Download the app on the App Store 
Download the app on Google Play

www.abb.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP