www.engenharia-brasil.com
Mitsubishi Electric News

COMO OTIMIZAR O FUNCIONAMENTO DE MOTORES ELÉTRICOS

por Renato Bedendi, especialista de produto da Mitsubishi Electric.

COMO OTIMIZAR O FUNCIONAMENTO DE MOTORES ELÉTRICOS

Você pode não ter se dado conta, mas de tão comuns, estamos cercados por motores elétricos. Eles estão presentes em indústrias, instalações prediais, hospitalares e comerciais e, dentro de casa, nos ventiladores, impressoras e diversos outros aparelhos. Indispensáveis, podem se transformar em um problema quando lembramos que, nos processos industriais, os motores são responsáveis pelo consumo de 50% a 70% da energia elétrica.

Em casa, podemos economizar simplesmente deixando de usar determinados aparelhos, mas nas grandes indústrias, não só não é possível deixar de usar uma linha de montagem, como uma simples máquina parada pode gerar prejuízos econômicos por baixa de produção. Então, como reduzir o consumo e gasto com energia elétrica? O inversor de frequência, também conhecido como conversor de frequência, foi desenvolvido exatamente para obter maior controle dos motores elétricos com a melhor eficiência energética possível.

Como funciona o inversor de frequência
O inversor de frequência é um dispositivo de controle de potência que converte a tensão da rede de alimentação disponível em corrente alternada (50Hz ou 60Hz) para outra tensão com frequência variável, podendo assim controlar motores elétricos em operações de velocidade ajustável, fornecendo a frequência e o nível de tensão de saída necessário. Assim, é possível variar a velocidade e o torque de um motor elétrico de indução ou síncrono conectado de acordo com às condições de carga específicas de cada aplicação.

Esses produtos possuem ampla capacidade de fornecimento de corrente e tensão para que o motor possa produzir o torque necessário para a carga. Outro ponto importante é que o torque da máquina depende da velocidade do motor e que a potência da carga aumenta com a rotação.

Portanto, adicionar um inversor de frequência a uma aplicação específica não é complicado quando você entende os requisitos da carga e, principalmente, conta com um parceiro capaz de entender as suas necessidades e o ajudar a encontrar a melhor solução.

Benefícios do uso de inversores
Esse dispositivo eletrônico de potência, não só controla a rotação e o torque do motor elétrico, como também, incorpora recursos para melhorar sua produtividade e segurança. Além do mais ele também reduz o consumo de energia, com alta confiabilidade, funcionalidade e flexibilidade.

Sem o uso de inversor, o motor funciona em velocidade fixa e máxima. Já quando acionado por um inversor, a velocidade pode variar conforme a demanda da aplicação, garantindo máxima eficiência energética do motor e economia da operação, com total confiabilidade.

Ideal para aplicações em máquinas ou equipamentos que necessitam de controle preciso e facilidade de operação, o uso de um inversor de frequência também prorroga a vida útil dos motores elétricos e do sistema como um todo, oferecendo uma proteção mais confiável para evitar as oscilações na rede elétrica e, consequentemente, a perda total do equipamento.

Assim, vemos que os benefícios de contar com inversores de frequência para o controle de motores elétricos nas linhas de produção são inúmeros e melhor de tudo, contribui para o crescimento sustentável do negócio.

www.br.mitsubishielectric.com

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 15 mil seguidores do IMP