www.engenharia-brasil.com
Comau News

COMAU APRESENTA ROBÔ DE NOVA GERAÇÃO QUE HABILITA MAIOR PERFORMANCE EM AUTOMAÇÃO

Com uma abordagem de construção inovadora, design simplificado e conceitos de modularidade, a produção do robô em Turim (Itália) traz uma redução significativa no uso de componentes e reduz riscos de distribuição.

COMAU APRESENTA ROBÔ DE NOVA GERAÇÃO QUE HABILITA MAIOR PERFORMANCE EM AUTOMAÇÃO

A Comau amplia seu portfólio de produtos com o novo N-220-2.7 (N-220), robô com 220 kg de carga útil que oferece configuração modular, cinemática direta, calibração absoluta e algoritmos aprimorados. Estas características asseguram uma facilidade de uso significativa, integração e manutenção mais rápidas, garantindo ao mesmo tempo, precisão, flexibilidade e repetibilidade. Fabricado em uma linha de produção totalmente automatizada no Centro de Inovação de Robótica Avançada, em Turim (Itália), o robô de nova geração da Comau traz novos níveis de qualidade e flexibilidade de aplicação, assim como uma boa relação custo-benefício, o que é fundamental para atender as demandas atuais de setores industriais em expansão.

Mercado alvo
Desde os anos 70, a Comau tem construído uma experiência inigualada em aplicações de robótica na indústria Automotiva. A introdução do robô N-220, competente, flexível e eficaz, irá consolidar a posição da Comau no segmento Automotivo, enquanto permite expansão em setores indústrias com alto índice de crescimento como o de Alimentos & Bebidas, Metalurgia, Distribuição & Logística, Plásticos e Química.

“Com base no Relatório de 2021 da Federação Internacional de Robótica (IFR), avaliamos que os robôs articulados com carga útil de 160-220 kg representarão cerca de 30% do mercado total instalado, constituído por 250.000-300.000 unidades em 2022, com uma taxa composta potencial anual (CAGR) 2022-2026 de 2%” disse Nicole Clement, Chief Marketing Officer na Comau. “Este robô de nova geração, que fortalece o nosso portfólio de produtos, gera vantagens claras aos clientes graças ao design inovador e a tecnologia avançada de robótica; isso nos permite melhor atender aos novos segmentos industriais em crescimento, além da manufatura tradicional, com o objetivo de melhorar a relação custo-benefício em automação para empresas de todos os portes.”

O N-220 da Comau está disponível imediatamente em um âmbito global.

Especificidades de design
O novo robô industrial N-220 da Comau traz um conceito de arquitetura inovador baseado em modularidade, redução dos componentes, motores avançados e acionadores APC. Com ampla área de trabalho e funcionalidades de segurança cartesianas nível D de Performance, este robô de carga útil elevada (220 kg) é perfeito para uma ampla variedade de indústrias, incluindo a automotiva, alimentos & bebidas, distribuição & logística, entre outras. Possui um antebraço oco e cabeamento integrado da aplicação. O robô N-220 faz uso de uma cinemática direta, calibração absoluta e algoritmos de movimentação aprimorados. Tudo isso se combina para trazer o máximo de repetibilidade e precisão. Além disso, o robô vem equipado com estrutura integrada para transporte por empilhadeira e manilhas de alto torque opcionais para fixação automática da base de ancoragem, realocação mais fácil e instalação mais rápida.

Primeiro de uma nova geração de robôs articulados de 6 eixos, o N-220 atende à demanda específica do mercado por uma robótica economicamente viável, fácil de integrar e que, ao mesmo tempo, entrega desempenho industrial com altas velocidades. O design e a arquitetura modular do N-220 o tornam também mais fácil de instalar, usar e manter. Fabricado na sede da Comau em Grugliasco (Turim), Itália, em uma linha de montagem robotizada no estado-da-arte, ele ajuda a automatizar de maneira confiável operações de montagem, solda a ponto, embalagem e movimentação de material, além de aplicações de processo contínuo, como a impressão 3D e a colagem.

Os algoritmos do software e-Motion da Comau melhoram o tempo de ciclo, a qualidade do movimento e o controle do percurso. Graças ao uso de um sistema de balanceamento com nitrogênio no eixo 2, e finais de curso mais largos no eixo 3, o robô N-220 traz mais agilidade e ampla área de trabalho, ideal para aplicações de dobra e manuseio. E como o N-220 utiliza apenas dois tamanhos de motor e um único tipo de óleo, substituir um motor eventualmente avariado fica mais rápido e fácil. Uma vantagem adicional da arquitetura simplificada e modular é a maior facilidade de manutenção e um tempo médio entre as falhas (MTBF) melhorado, graças a uma redução de 50% dos componentes do robô.

Reconhecendo que rapidez na integração tem impacto direto sobre o potencial de produção, o N-220 implementa uma linguagem de codificação baseada em pontos nodais, para uma programação aberta e mais simples. A solução de cabeamento integrado é composta por duas partes flexíveis separadas (robô e alimentação) para uma atualização ou substituição mais simplificada e rápida. A montagem direta do motor e da caixa de torque simplifica as transmissões mecânicas e minimiza as perdas de potência, aumentando assim a eficiência, repetibilidade e reduzindo o consumo de energia. Em poucas palavras, tudo no N-220 foi concebido para maximizar performance, durabilidade, segurança, manutenção e facilidade de uso.

“A Comau utilizou sua ampla experiência em robótica industrial para atender à demanda por uma automação de nova geração que também é economicamente viável e fácil de usar” disse Pietro Ottavis, Chief Technology Officer. “É o produto certo, na hora certa.”

www.comau.com
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP