www.engenharia-brasil.com
Hainbuch

Medidor da força de aperto Testit, medição da força de aperto através do controle da máquina

A Hainbuch e a Siemens iniciam parceria

Medidor da força de aperto Testit, medição da força de aperto através do controle da máquina
O dispositivo de medição da força de aperto aumenta a produtividade através de medições exatas da força de aperto.

Os controladores Siemens Sinumerik CNC têm conseguido garantir a produtividade máxima de cada máquina há mais de 50 anos. Agora eles têm um outro parceiro do seu lado: o software Hainbuch Testit. Este software encontra-se disponível em um suporte de dados para instalação em controladores Siemens Sinumerik CNC [Sinumerik 840 D sl plus PCU50]. Isso significa que não é mais necessário um notebook separado e a fabricação com "forças de aperto teóricas" também faz parte do passado. Graças ao Testit, o operador sempre sabe quais as forças de aperto existentes e sua localização, e também o atual estado de manutenção do dispositivo de aperto. Levando em conta a norma de segurança DIN EN 1550, esse software torna-se imprescindível. Ou seja: o medidor da força de aperto Testit executa juntamente com o controlador CNC Siemens uma comparação dos valores teóricos/reais referente ao estado de manutenção de um dispositivo de aperto. Se os valores-limite não forem atingidos é emitida uma mensagem de aviso. Perfeito, você não acha?

Confiar é bom, controlar é ainda melhor

Com base em sua aprendizagem ao longo dos anos, o operador de máquina ou programador tem sido preparado para trabalhar de forma que a peça de trabalho não fique destruída, por exemplo, durante a programação das etapas de fabricação ele estabelece uma série de medições de segurança para minimizar este risco. No entanto, na realidade, os dados de medição efetivos relacionados às forças de retenção de um dispositivo de aperto e também os dados de medição relacionados às forças de aperto do próprio cilindro de aperto, apenas fornecem valores de referência vagos demais. Um operador de máquina que sabe o quanto as forças de fixação de um dispositivo de aperto dependem de seu atual estado de manutenção ou da força centrífuga que se perde nas operações de torneamento com mandris de mandíbula, é extremamente cético em relação a tais cálculos improvisados e, como tal, tenta estabelecer valores o mais seguros possíveis. A usinagem de componentes facilmente deformáveis também se revela extremamente crítica. Normalmente, apenas está disponível uma margem muito pequena de força de retenção. Se uma peça for apertada com muita força, um componente sensível ficará excessivamente deformado. Por sua vez, a aplicação de forças de aperto reduzidas demais resultará em uma usinagem racional ineficiente.

Resultados seguros - mesmo com mandris

No entanto, a globalização dos mercados exige um processo de usinagem perfeito. Aqueles que enfrentam a dura concorrência já não podem simplesmente fabricar seguindo apenas sua "intuição". São exigidos dados de medição! Não só funciona perfeitamente para diâmetros externos e durante a rotação, como também mede com precisão a força de retenção dos mandris para diâmetros internos.

Principais vantagens:

► Medições da força de aperto para aperto interno e externo

► Permite ser usado em rotação [sob RPM] e para aplicações estacionárias

► Instalação direta no controlador Siemens CNC

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP