www.engenharia-brasil.com
Dalca Brasil News

Dalca Brasil mostra na Fimma sistema digital para controle de produção

No espaço de inovação da feira, empresa de robótica apresentou soluções da Dalca Digital. Referência no desenvolvimento de soluções robotizadas no mercado nacional, a Dalca Brasil tem investido cada vez mais na digitalização como forma de aproximar as tecnologias da indústria 4.0 para os negócios.

Dalca Brasil mostra na Fimma sistema digital para controle de produção
No espaço de inovação da Fimma Brasil, Bruno Dal Fré apresenta as soluções da Dalca Digital. Crédito Tiago Garziera.

Agora, a partir de sua marca Dalca Digital -- nascida da aquisição da startup Seculor --, a empresa avança nesse sentido com um sistema que digitaliza o controle de produção, o MES (Manufacturing Execution System, sistema de execução de fabricação, em tradução livre).

Apresentado em 17 de março, durante um pitch na Fimma Summit, o espaço de inovação da Fimma Brasil, o sistema tem como um dos trunfos apresentar uma radiografia da planta fabril a fim de facilitar a tomada de decisões de gestores. "Ele surge para termos uma solução mais 360, aproximando ainda mais a indústria 4.0 de nossa realidade", disse o CEO da Dalca Brasil, Bruno Dal Fré.

Seu funcionamento é simples, bastando acesso à internet para funcionar, e traz, como característica, a ausência de IHM dedicadas, o que significa que pode ser acessado em qualquer dispositivo eletrônico, como celular, tablete ou computador. As máquinas que precisam ter sua produção monitorada são cadastradas no sistema, assim como os produtos, que podem ser acessados via comunicação direta com o sistema de gestão ERP.

O MES permite acompanhar, de maneira online, o OEE de cada máquina, medindo sua produção e eficiência e identificando seus gargalos, como os porquês de determinado equipamento estar parado. Entre as vantagens do sistema também estão o acompanhamento por um número de usuários ilimitados, a geração de e-mail automático reportando alterações na produção, o suporte remoto e a disponibilização do sistema em nuvem. "Isso é um grande benefício, porque exime a empresa de ter uma infraestrutura de TI especial para essa aplicação", apontou Dal Fré.

Além disso, o MES da Dalca Digital possui conectividade universal, permitindo a leitura de dados de máquinas de diferentes nacionalidades. Todos os dados gerados são protegidos por criptografia. O sistema é flexível, sendo compatível com qualquer ERP e BI, e possui IoT (equipamento que faz a leitura das máquinas) compacto e inteligência artificial (algoritmo de interpretação de dados).

Mais competitividade
Toda essa produção de informações é uma importante ferramenta para aumentar a competitividade das empresas. O monitoramento da produção pode ser medido de forma geral ou filtrado por máquinas e períodos específicos. "Você pode ver tudo por seu celular, sem a necessidade de entrar em contato com alguém da fábrica", observou Dal Fré.

Os motivos de paradas de produção, assim como o tempo médio para a confecção de determinada peça, são fundamentais para correções de rumo. "Saber o tempo médio de fabricação de uma peça, seja num mês ou num ano, alimenta quem faz o custo comercial. Então isso dá uma grande proporção para as empresas", analisou o CEO da Dalca Brasil.

A geração de dados no chão de fábrica, portanto, oportuniza a tomada de decisão mais acertada, contribuindo para a redução de custos e a otimização da produção, essenciais para ampliar a competitividade no mercado. E o MES é o responsável por gerar essa conexão. "Sem o MES, não tem como saber a eficiência da fábrica", disse Dal Fré.

www.dalcabrasil.com.br
 

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP