www.engenharia-brasil.com
FPT Industrial

FPT INDUSTRIAL E SEALENCE: O FUTURO DA PROPULSÃO MARÍTIMA COMEÇA NA CES 2022

Marinas movimentadas e abarrotadas de iates e barcos motorizados que saem em longas, médias e curtas viagens carregadas de empolgação, mas nenhum ruído. Esse é apenas um cenário futurista? Na verdade, poderia ser iminente graças à visão da FPT Industrial e da Sealence que, juntas, estão apresentando seu inovador Conceito de Sistema de Propulsão Elétrico Marítimo Híbrido para embarcações de lazer e comerciais na CES 2022.



FPT INDUSTRIAL E SEALENCE: O FUTURO DA PROPULSÃO MARÍTIMA COMEÇA NA CES 2022

Depois da assinatura de uma Carta de Intenções, a FPT Industrial e a Sealence, uma startup sediada em Buccinasco (Milão, Itália) - cuja missão é direcionar a indústria marítima para uma abordagem mais consciente quanto ao meio ambiente - decidiram unir forças para explorar uma revolução real e sustentável dos sistemas de propulsão marítima. A essência do conceito, exposto na Área de Inovação Marinha do novo estande de 204 m² da FPT Industrial (estande nº 9643 saguão norte) na CES 2022, é o DeepSpeed Jet, uma solução pronta para uso que aborda o desafio da eletrificação na propulsão marítima.

Moldado para parecer externamente com um jato aeronáutico, por meio de um motor elétrico integrado, ele suga a água pela frente e a empurra do lado da proa para impulsionar o barco. A energia do motor elétrico é fornecida por baterias que podem ser recarregadas a bordo pelo motor N67 570 EVO da FPT Industrial, em conjunto com um gerador variável de última geração, ou pela estação de carregamento quando o barco está no modo porto.

Uma versão moderna inspirada em mais de 100 anos de experiência tecnológica, o ICE, dialoga com uma tecnologia de 30 anos, as baterias e, juntas, elas fazem interface com o futuro para criar um dos mais eficientes, eficazes, ecológicos e silenciosos - quando operam no modo totalmente elétrico - sistemas de propulsão marítima.
O novo sistema Elétrico Híbrido foi projetado para maximizar a eficiência, o silêncio, a modularidade de aplicação e a flexibilidade. Com a mesma quantidade de energia, o DeepSpeed Jet gera mais empuxo e velocidade comparado com um sistema de propulsão tradicional e consome menos ao mesmo tempo.
Um sistema externo posicionado diretamente embaixo do casco, o DeepSpeed Jet oferece aos construtores de embarcações de lazer e comerciais diversas vantagens significativas. Somente cabos passam pelo casco, pois a instalação do sistema não exige conexões mecânicas volumosas e interfaces que possam prejudicar a flexibilidade.
Como não há necessidade de transmissões e eixos, há mais espaço disponível a bordo, o que dá aos estaleiros a oportunidade de otimizar o layout da casa de máquinas, o projeto da embarcação e o layout interno.


FPT INDUSTRIAL E SEALENCE: O FUTURO DA PROPULSÃO MARÍTIMA COMEÇA NA CES 2022

Variando o número e o tamanho das baterias e geradores, as configurações de propulsão dos barcos podem ser personalizadas de acordo com o uso pretendido: uma instalação principalmente elétrica é preferível para viagens curtas, enquanto o uso em viagens longas exigirá mais geradores e menos baterias, já que durante esse tipo de navegação o motor elétrico é alimentado pelo ICE nos trechos de águas abertas.
A versatilidade e a maior eficiência do Conceito de Sistema de Propulsão Elétrico Marítimo Híbrido ficam evidentes quando consideramos seus vários modos de operação.
Modo cruzeiro
O barco liga no modo elétrico com suave mapeamento do acelerador e configuração do jato voltado para a máxima eficiência, o que permite manobras suaves e cruzeiros de baixa velocidade. Quando a velocidade de cruzeiro é alcançada, o gerador intervém, fornecendo energia para o jato e recarregando a bateria.
Modo esporte
Quando o barco liga, o gerador é acionado com o mapeamento acentuado do acelerador e a configuração do jato voltada para o máximo desempenho. O gerador e a bateria funcionam juntos e fornecem um jato com o máximo de energia.
Totalmente elétrico
O barco liga em modo elétrico com mapeamento suave do acelerador e configuração do jato voltada para a máxima eficiência, o que permite a navegação em áreas protegidas e portos próximos à cidade em modo totalmente silencioso. O gerador nunca entra em cena.
Longa distância
Quando o barco liga, o gerador é acionado, com um mapeamento suave do acelerador e configuração do jato voltada para a máxima eficiência. O gerador mantém as baterias 100% carregadas e fornece energia para manter a velocidade de cruzeiro. O barco pode ultrapassar a velocidade de cruzeiro por 2 minutos, mas em seguida o sistema retorna automaticamente à velocidade de cruzeiro.
Carregamento a bordo
A propulsão é desligada. Se a carga da bateria cair abaixo de 50%, o gerador inicia automaticamente a uma rotação mínima e restaura a carga.
Carregamento em doca
A propulsão é desligada. A bateria é recarregada pela estação de carregamento quando o barco está no modo porto.

Além disso, a FPT Industrial e a Sealence também estão desenvolvendo uma nova geração de baterias marítimas, que apresentam uma tecnologia interna de enchimento para torná-las totalmente à prova de fogo e seguras.

“Ao selecionar e potencializar as startups, a FPT Industrial está dando mais um passo adiante em seu caminho para a inovação e a proposta de valor sustentável”, comenta Davide De Silvio, Diretor de Vendas - ePowertrain. "Como com a Nikola e Potenza, a colaboração com a Sealence oferece uma nova abordagem para explorar soluções disruptivas, ao mesmo tempo em que aumenta nossa vantagem competitiva em um mercado que considera a sustentabilidade como um dos principais indicadores de desempenho".

“A colaboração assinada com a FPT Industrial para o desenvolvimento conjunto de baterias de nova geração e extensores de alcance é parte de nossa estratégia de aceleração industrial e nos permitirá alcançar o mercado com uma solução incomparável em termos de conteúdo tecnológico, eficiência, conforto de navegação e confiabilidade”, afirma William Gobbo, Presidente da Sealence. “Tenho certeza de que nossa participação conjunta na CES 2022 causará uma grande animação.”

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP