www.engenharia-brasil.com
MEDIAWORLD

COLABORAÇÃO NO ECOSSISTEMA: O QUE IMPORTA

O ecossistema de automação industrial de hoje é caracterizado por muitas interrupções de mídia durante o processamento e transferência de documentação. É essencial resolver esses problemas dentro do processo de desenvolvimento para máquinas e sistemas de fábrica - por meio da colaboração direcionada entre todas as partes interessadas e sistemas. Os dados criados no processo de engenharia devem ser compartilhados com todos os envolvidos no processo. O objetivo ideal: construtores de máquinas e integradores de sistemas, fabricantes de painéis de controle, fabricantes de componentes e também a máquina ou o operador do sistema da planta, todos trabalham em rede juntos.

COLABORAÇÃO NO ECOSSISTEMA: O QUE IMPORTA

Com o Eplan eManage Free, os projetos Eplan podem ser compartilhados com todas as partes interessadas a partir da nuvem - para mais colaboração em engenharia.

Operadores de instalações de produção, construtores de máquinas e integradores de sistemas, fabricantes de painéis de controle e fabricantes de componentes, todos têm uma coisa em comum: todos trabalham juntos ao longo da cadeia de valor, desde o planejamento até a operação de uma máquina acabada ou sistema de fábrica - e trocam informações continuamente no processo.



O ecossistema da automação industrial
Como é esse processo - a colaboração entre os vários participantes do processo - hoje? Na fase de planejamento, são descritas as características da máquina ou sistema da planta desejado. Se a empresa tiver especificações particulares do fornecedor, elas também são detalhadas e depois repassadas ao operador, que leva as especificações em consideração ao projetar a máquina ou sistema. A fase de planejamento é seguida pelo processo de pré-planejamento. Informações adicionais como dispositivos, listas de lançamento do Excel, especificações em Word ou ferramentas de pré-planejamento como o Eplan Preplanning são levadas em consideração e, por sua vez, são utilizadas pelos projetistas de engenharia básicos para preparar um orçamento, por exemplo. No caso de linhas de produção mais complexas, isso é tradicionalmente feito por um integrador de sistemas, que também é responsável pela engenharia de detalhamento e pela geração de esquemas elétricos e de fluidos.




COLABORAÇÃO NO ECOSSISTEMA: O QUE IMPORTA
A nova Eplan Platform 2022 com uma interface de usuário completamente redesenhada: as barras de fita práticas usando tecnologia moderna adaptam-se de forma flexível à aplicação.
 

Os dados são enriquecidos no Projeto Eplan

O projeto criado com sistemas da Plataforma Eplan - Eplan Electric P8 ou Eplan Fluid, por exemplo - agora é transferido para o fabricante do painel de controle. Este fabricante cria o protótipo virtual do sistema de distribuição na forma de uma montagem 3D do painel de controle usando o Eplan Pro Panel. O painel de controle é então construído, aprovado e comissionado pelo operador. Com a entrega do sistema de distribuição, os processos do fabricante do painel de controle estão completos. A empresa entrega o Projeto Eplan, que foi enriquecido com dados, de volta para o construtor da máquina ou integrador do sistema, que então comissiona a máquina ou sistema da planta com base nos dados finais do projeto. O projeto é então disponibilizado para o operador, que pode acessar a documentação atual, por exemplo, através do Eplan eView, caso seja necessária uma assistência ou manutenção, e que pode documentar digitalmente as alterações usando a função de marcação conforme necessário.

Este processo descreve o trabalho diário neste ecossistema de automação industrial. O desafio, no entanto, é que todos os dados para um projeto de automação são criados e adicionados em várias estações ao longo da cadeia de valor. Frequentemente, todos os participantes do projeto estão trabalhando com dados parcialmente inconsistentes, o que acaba tornando o processo ainda mais demorado e sujeito a erros. Por exemplo, a potência de acionamento de um motor é alterada em algum ponto posterior de um projeto, mas esta alteração não é levada em consideração quando a máquina ou sistema da planta é comissionado. Como resultado, a documentação não está atualizada.


COLABORAÇÃO NO ECOSSISTEMA: O QUE IMPORTA
Todas as alterações em um projeto estão centralmente disponíveis no Eplan eView. As vantagens são óbvias: a documentação do projeto está sempre atualizada - ao longo de todo o ciclo de vida do produto e em cenários de operação e serviço.
 

Um “contêiner de dados” como fonte central de informações
É aqui que entra a Eplan: os sistemas da próxima plataforma Eplan 2022, em combinação com o novo serviço de nuvem Eplan eManage, conectam construtores de máquinas e integradores de sistemas, fabricantes de painéis de controle, fabricantes de componentes e operadores de máquinas ou sistemas de fábrica. O CEO da Eplan, Sebastian Seitz, explica: “Conectamos empresas a seus clientes e fornecedores por meio da nuvem, para um compartilhamento de dados fácil e seguro. O Projeto Eplan como modelo digital central de uma solução de automação fornece todos os processos com os dados necessários. Estamos falando de uma espécie de "contêiner de dados" que é alimentado pelos sistemas da Plataforma Eplan. Isso gera valor agregado na colaboração digitalizada de todos os participantes - por meio de transferência segura de dados e acesso central ao Projeto Eplan”. Um novo recurso inclui a conexão com a nuvem via Eplan ePulse, que também facilita significativamente o trabalho móvel em design e engenharia.




COLABORAÇÃO NO ECOSSISTEMA: O QUE IMPORTA
Um bloco de construção importante são os dados do dispositivo, que são fornecidos no Eplan Data Portal. O que importa aqui é a qualidade e a profundidade dos dados, algo que está sendo intensamente avançado com o Data Standard.

Colaboração entre projetos por meio da nuvem

Usando o novo Eplan eManage, os projetos podem ser facilmente carregados para a nuvem e gerenciados e compartilhados a partir daí. Mais especificamente, isso reúne os mundos do software local e da nuvem. Os direitos de acesso claros por meio do gerenciamento de funções garantem a segurança dos dados e fornecem flexibilidade para acessar projetos. Os usuários do Eplan Electric P8 e Eplan Pro Panel podem convenientemente carregar seus projetos para a nuvem e transferi-los para a plataforma Eplan para processamento posterior. Isso é feito sem o demorado envio de dados do projeto por e-mail ou usando um servidor FTP. E a disponibilidade centralizada e clara na nuvem também permite que todos os participantes do projeto pesquisem rapidamente por conteúdo específico. Com o Eplan eView, todas as alterações em um projeto estão disponíveis de forma centralizada. As vantagens são óbvias: a documentação do projeto está sempre atualizada - ao longo de todo o ciclo de vida do produto e em cenários de operação e serviço. Um componente importante deste método de trabalho são os dados do dispositivo, que são fornecidos no Eplan Data Portal. Seitz afirma: “O que importa aqui é a qualidade e a profundidade dos dados, algo que estamos avançando intensamente com o Data Standard”. Dados digitais abrangentes, integrados e de ponta a ponta funcionam como um acelerador de projeto. E não se esqueça, os dados são consistentes e a transferência de dados é segura.



Caixa:



Dados de dispositivos digitais de alta qualidade são um fator chave em:

  • Processamento de pedidos na gestão de chão de fábrica e derivação de pedidos de produção.
  • 
Controle de frotas de máquinas automatizadas (Rittal Automation Systems).
  • 
Fornecimento de informações para estações de trabalho parcialmente automatizadas (por exemplo, simplificando os processos de fiação com Eplan Smart Wiring).



Seitz continua: “Com esses processos otimizados e maior eficiência, as empresas podem otimizar seus processos de design de máquinas e sistemas de fábrica e aumentar de forma sustentável a disponibilidade de suas máquinas e sistemas de fábrica. A colaboração entre todos os participantes, em última análise, aumenta a qualidade dos dados e, portanto, o valor agregado”.

https://www.eplan.com.br/

  Peça mais informações…

LinkedIn
Pinterest

Junte-se aos mais de 155 mil seguidores do IMP